Notícias / Cultura

25/10/2021 - 17:29

Prefeitura promove projeto curta Cáceres e apresenta sessões de cinema ao ar livre

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em uma ação cultural que integra as comemorações dos 243 anos do aniversário de Cáceres, a secretaria municipal de Turismo e Cultura com a parceria do SESC, realiza nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a partir das 17h30, sessões de exibições audiovisuais nas modalidades curta-metragem e documentários de cunho cultural, artístico e histórico, no gramado defronte à praia do Daveron.

O evento, ao ar livre, atende as orientações dos órgãos de saúde e possui um dos mais belos cenários da cidade,  o pantanal.

Segundo o coordenador de eventos  do município,  Edson Flávio, a realização foi pensada  para ser uma atividade que integre a comunidade com as artes e a natureza. “Nossa expectativa é que o evento seja mensal e comece com a chegada das pessoas ao entardecer, proporcionando um visual e experiências únicas com um pôr do sol deslumbrante”, observou Edson Flávio. 

A secretária de Turismo e Cultura Alessandra Castilho , acredita na consolidação do projeto e reforça  o convite aos amantes da natureza e das artes visuais para prestigiarem as exibições. Ela divulgou que as sessões, dependendo da duração dos audiovisuais, podem durar de uma a duas horas, sempre das 17h30 às 20 horas.
“A atração apresenta  filmes do acervo do SESC e  o “CURTA CÁCERES – audiovisual”, que  exibirá filmes produzidos por cacerenses”, ressaltou Alessandra.

O SESC participa com a estrutura para exibição dos audiovisuais e produção dos materiais para divulgação nas redes sociais, e a prefeitura de Cáceres, através da secretaria de Turismo e Cultura vai fornecer o espaço para realização das atividades além de logística para sua realização.

A entrada é franca para todas as projeções, onde todos os protocolos de biossegurança devem ser mantidos, como distanciamento social e uso de máscaras.

Veja a programação de apresentações produzidas por cacerenses:

27/10:- 17h30 - SOB MÚLTIPLOS OLHARES (2019), de Leandro Peska -  faz um panorama das diferentes visões e experiências que estudantes, professoras(es) e gestores educacionais da rede pública de educação básica de Cáceres, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade no estado de Mato Grosso tiveram com os processos de implementação da mencionada Lei 10.639/03,

27/10:- 18h10 - QUINTAIS QUILOMBOLAS: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DO QUILOMBO PITA CANUDOS CÁCERES/MT (2021) - O documentário Quintais Quilombolas: Memória e identidade Cultural do Quilombo Pita Canudos Cáceres/MT, é um projeto apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura e Esporte e Lazer de Mato Grosso, com o incentivo da lei de apoio a cultura Aldir Blanc, o projeto foi aprovado e financiado para catalogação e produção de um documentário em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso e com o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres

28/10:- 17h30 - MEMÓRIAS DO SIRIRI E CURURU EM CÁCERES-MT (2021), Agencia 27, documentário que retrata uma parte das lembranças dessa modalidade cultural que ocorre em Cáceres, a ideia é registrar as nossas manifestações para que fortalecemos a nossa Cultura, sabendo que o tempo ajuda a modificar os comportamentos dos povos e de seus costumes.

29/10:-17h30 - VIDA EM CORES (2013), de Leandro Peska -  O filme registra o processo criativo do artista plástico mato-grossense Sebastião Mendes. Um olhar íntimo sobre suas influências e reflexões em suas obras para alcançar a "alegria das cores".

29/10:- 19h00 - FESTA DE SÃO BENEDITO - HISTÓRIA DO CURURU (2021), de Agencia 27, Homenageamos os 243 anos de Cáceres MT com esse documentário que foi feito em 2018, e que após 3 anos está sendo apresentado ao público pela primeira vez. Toadas, amizade, festas de Santo, lembranças, danças, bebidas, comidas típicas e o amor à "Viola de Cocho" instrumento musical que é a "Liga" entre os seres que fazem perpetuar a nossa Cultura.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Douglas Lacerda, em 26.10.2021 às 09:59

    Excelente iniciativa da prefeitura em promover o acesso cultural. Parabéns, Edson Flávio, pela organização.

  • por Galdêncio, em 26.10.2021 às 06:19

    Queremos é a vota as aulas presenciais. O Estado já voltou e a atitude do município é uma vergonha. Essa esquerdalha tem que ser banida do País, não é jornaloeste?

 
Sitevip Internet