Notícias / Cultura

23/10/2021 - 09:09

Vernissage e exposição em homenagem a Sebastião Mendes será aberta neste domingo

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Dando continuidade nas atividades alusivas aos 243 de fundação de Cáceres, a prefeitura municipal, através da secretaria de Turismo e Cultura e parceiros promovem de 24 a 31 de outubro, a exposição “SEBASTIAO MENDES - o lugar e a gente do artista cacerense”. 

A vernissage de abertura está marcada para este domingo, 24, às 20 horas, no centro de eventos Maria Sophia Leite (Sematur). 

A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas e no sábado e domingo, das 14 às 18 horas. 

O evento tem como curador o artista plástico Salvio Júnior, projeto expo gráfico de Edson Flávio, com organização de amigos e amigas do Sebastião Mendes e apoio da pró reitoria de extensão e cultura da Unemat. 

Sebastião Mendes, morreu aos 54 anos, no dia 08 de outubro de 2020, ao sofrer um infarto e deixou como legado obras marcantes e evidentes, através da sua principal característica, um estilo com traçados inconfundíveis nas telas. 

O artista cacerense era membro titular da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) com a cadeira número três. 

Autodidata, Sebastião ficou mundialmente conhecido com seu estilo expressionista, e fazia questão de divulgar Cáceres e Mato Grosso, retratando seu cotidiano nas muitas exposições realizadas no Brasil e no exterior. Mendes expôs em diversos países, entre eles Finlândia, Noruega, Suíça, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba. 

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, essa é uma homenagem justa, a um cacerense que amava sua terra e a divulgou através da sua arte, onde ganhou o mundo. “As obras de Sebastião Mendes têm a cor, o tempero e a poesia de Mato Grosso, essa exposição é alma eternizada deste grande artista”, enalteceu Eliene. 

A secretária de Turismo e Cultura Alessandra Castilho finaliza dizendo que todo homem é eterno quando seu trabalho permanece. "A obra de Sebastião Mendes está viva e eterniza seu nome nas artes plásticas. Venham prestigiar este evento", concluiu Alessandra. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet