Notícias / Cultura

08/10/2021 - 07:33

Na semana de aniversário de Cáceres, Unemat promove 'Mostra Cidade e Patrimônio: Entre memórias e história'

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, através do curso de licenciatura em História, brinda a cidade de Cáceres, na semana que o município completa 243 anos de fundação com a Mostra Cidade e Patrimônio: Entre memórias e história.

Incluída na programação oficial dos festejos de aniversário da cidade, a exposição acontece de 06 a 12 de outubro no Centro de Eventos Maria Sophia Leite na Sematur, cedido pela prefeitura, e apresenta a riqueza e a diversidade do conjunto arquitetônico da cidade.

”As construções datam de diferentes períodos e são importantes vestígios para a compreensão da história da cidade. Mas para além da materialidade presente nas edificações com seus variados estilos, a cidade também é constituída por suas práticas sociais e culturais presentes nas relações humanas e, portanto, repleta de signos e sentidos, cujas marcas carregam também afetos, sociabilidades, confraternizações, conflitos, disputas”, explicam os organizadores do evento.

“A Mostra, apresenta ao público 21 (vinte e uma) réplicas de fachadas, selecionadas a partir do estado de preservação e representatividade de estilos, dispostas em vitrines devidamente acompanhadas de fotografias dos antigos proprietários com a intenção de valorizá-las. Estas foram recolhidas de diferentes acervos que vão se tornando de domínio público através das redes sociais, ou cedidas pelos seus familiares.

As réplicas em miniatura e as fotografias são acompanhadas por legendas que trazem pistas sobre períodos, tipologias, estilos e demais informações relacionadas aos diferentes contextos em que foram edificadas, ou ainda algumas das subjetividades inscritas nas mesmas. Os trabalhos foram custeados com recursos da Fapemat para o Projeto Cidade em Miniatura e tem apoio do Museu da Humanidade “Alaide Montecchi”.

Os visitantes ao caminharem entre as vitrines e painéis,  prestando atenção, vão ouvir um fundo musical, que para alguns é bastante familiar. Trata-se de uma pequena parcela de músicas compostas e interpretadas por artistas locais”,  anuncia o folder de apresentação da Mostra Cidade e Patrimônio: Entre memórias e história.

A professora  doutora Raquel Tegon de Pinho,  uma das organizadoras da mostra e autora do dossiê de tombamento  federal do conjunto arquitetônico e paisagístico de Cáceres, observou que a Unemat tem o compromisso de desenvolver projetos e ações nas cidades onde está inserida. “ Isso é educação patrimonial. Cáceres é uma das cidades mais belas em patrimônios históricos, com um conjunto arquitetônico singular dos mais ricos de Mato Grosso,  promover estas  ações em conjunto com a sociedade é nosso dever”, avaliou Raquel Pinho.

A prefeita Eliene  parabenizou os organizadores e os participantes do projeto pela beleza  e fidelidade dos trabalhos apresentados  e pelo resgate da rica história de Cáceres, registrada em imagens de fotos, além de músicas  de autores cacerenses.

Para Eliene esta exposição retrata a riqueza dos atrativos construídos  e remete  à necessidade no cuidado com a manutenção e a preservação de monumentos arquitetônicos históricos, que contribuem  para manter viva a identidade cultural de Cáceres, um município de 243 anos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet