Notícias / Cidade

23/09/2021 - 17:47

Dia da Árvore: Prefeitura de Cáceres realiza palestras para alunos de escolas municipais

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou diversas atividades em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, entre elas o plantio de mudas de árvores.

Nesta quinta-feira (23), dando continuidade nessas ações, alunos de escolas municipais, obedecendo um cronograma prévio,  puderam participar de palestras educativas sobre árvores nativas do cerrado e de uma trilha ao ar livre na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

As palestras foram coordenadas pelo professor Mahal Massavi  e sua equipe, que integram o Projeto Florestar, que tem como parceiros a prefeitura de Cáceres, Instituto Cometa e Empaer.

Com o objetivo reforçar a preservação do meio ambiente, os alunos puderam conhecer a importância das árvores nativas do cerrado e interagir com os palestrantes, tendo contato com flores, frutos e toda a fisiologia das plantas. Os alunos também visitaram o viveiro da Sematur.

“Nesta atividade o Projeto Florestar quer sensibilizar as crianças a conhecerem as espécies, a flora regional, os frutos do cerrado, a importância da conservação e estimular os estudantes ao cuidado com as árvores e as plantas. Com isso, queremos construir uma conduta de sensibilização e empatia, para que a partir daí,  cada árvore destas tenha um espaço garantido no futuro destas crianças e com isso construam uma postura de responsabilidade frente ao meio ambiente”, destacou Mahal.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Parreira Duarte, envolver crianças e adolescentes é promover a importância da preservação das árvores e florestas, conscientizando e incentivando a proteção ao meio ambiente. “Precisamos cuidar dos nossos recursos naturais com atitudes, e a educação tem a abrangência e o poder de envolver pessoas para militarem a favor das questões ambientais”, avaliou Júlio Parreira.

Já o coordenador de meio ambiente da prefeitura, Dário Diego Senn, observou que um dia de campo como este, sempre será lembrado pelos alunos. “São atividades que extrapolam o conteúdo da escrita, eles puderam vivenciar e interagir em diversas situações que explicitam a importância da árvore para a vida do planeta”, ajuizou Diego.

Técnicas da coordenadoria pedagógica da SME, gestores e professores acompanharam os alunos. “ O meio ambiente está sempre em pauta nas atividades desenvolvidas nas escolas da rede municipal. A educação ajuda na formação de cidadãos mais conscientes com a necessidade de promovermos  um futuro melhor para o mundo”, avaliaram as técnicas.

Participaram do acontecimento as escolas municipais Vila Irene, Raquel Ramão, Santos Dumont, Eduardo Benevides Lindote, União, Novo Oriente e Tancredo Neves.

Nesta sexta-feira (24), o projeto continua na Praça Barão, nos períodos matutino e vespertino, com outras escolas envolvidas, Dom Máximo, Vitória Régia e Erenice Alvarenga, e será aberto à comunidade.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet