Notícias / Politica

22/09/2021 - 05:18

Pastorello cobra pagamento do RGA dos servidores em 2022

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 20, foi aprovado requerimento do Vereador Cézare Pastorello (SD) que cobra o impacto orçamentário e financeiro do valor devido aos servidores municipais de Cáceres, a título de RGA, dos anos de 2020 e 2021.

O RGA - Revisão Geral Anual corresponde à devolução do poder de compra aos servidores, conforme esse poder vai sendo corroído durante o ano, por conta da inflação. Porém, a Lei Complementar 173, que enviou recursos financeiros a Estados e Municípios para o combate à COVID19, proibiu que fosse feito o pagamento do RGA aos servidores até 31.12.2021.

Para Pastorello, fazer a correção dos salários dos servidores é mais do que um direito deles, é uma medida de justiça. 

"Nenhum imposto foi aumentado, nenhuma isenção foi retirada, nem repasse aos Municípios, pelo contrário. Os únicos que tiveram os salários congelados foram os servidores públicos. Por isso precisamos nos programar para que seja feita a correção logo no início de 2022. Dizem que eu defendo os servidores. O que eu defendo, e é minha função, a prestação dos serviços públicos, e não se faz serviço público sem servidores públicos reconhecidos e valorizados." Explica Pastorello.

Diversos entendimentos e decisões pelo país reconheceram que a LC173 não proibiria o pagamento do RGA. Porém, também há entendimentos contrários.

Pastorello defende que, para evitar discussões judiciais desnecessárias, que os pagamentos sejam feitos em 2022, já depois da vigência da Lei Federal, de forma a recompor o poder de compra também perdido em 2020 e 2021.

Outro fator também cobrado pelo vereador é o comprometimento do limite de despesas de pessoal, que, atualmente, está com folga.

"Eu fui eleito com princípios e valores. Exerço um papel institucional na Câmara, como Líder de Governo. Mas isso não está acima dos meus princípios e valores. Por isso me sinto muito à vontade para, além de ajudar em tudo o que posso o Executivo, também cobrar exercendo meu papel de vereador." Finaliza Pastorello.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rosemeire, em 23.09.2021 às 12:45

    Adicional por Tempo de Serviço é direito e não pode ser comprometido por um caos na qual não tivemos culpa. Não a violação de direitos.

  • por Juca, em 22.09.2021 às 14:17

    Queremos tambem saber do ATS pois ele Tb é nosso direito e não vejo ninguém falar nada sobre isso vamos perder 2 anos do nosso tempo de serviço por uma coisa que não temos culpa ....pagar nossos direitos não é uma questão é uma obrigação ....então senhor vereador veja vc como estamos ...até sindicato pegando carona pra fazer nome em cima de uma coisa que nos é devido....será que é pra angariar novos dos menos informadoskkkkkkk

  • por Elismar, em 22.09.2021 às 10:31

    Parabéns Pastorello! Papel do vereador é cobrar o que é justo.

  • por Claudio, em 22.09.2021 às 07:33

    Pois é, como se o funcionário fosse o pivô da crise, o Bolsonaro congelou o RGA, disparou a inflação e ainda tem gente que vota nesse estrume.

 
Sitevip Internet