Notícias / Cidade

21/09/2021 - 18:18

Estudo diz que Praia da Carne Seca em Cáceres está imprópria para banho

Por Clarice Helena Navarro/Diário de Cáceres

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Sema/Unidade de Cáceres divulgou hoje (21), um boletim de resultados de balneabilidade feita nas principais praias do rio Paraguai em Cáceres, assim como no Córrego da Peraputanga, a fim de constatar as condições da água nos locais mais procurados por banhistas, especialmente nesses dias de calor intenso.

Balneabilidade  é a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água, na qual é elevada a possibilidade de o banhista ingerir quantidades significativas da mesma.

A avaliação das condições de balneabilidade é realizada conforme a Resolução nº 274/2000 do CONAMA, que classifica as praias em Própria e Imprópria. A constatação da presença de coliformes fecais, em um determinado corpo d’água destinado a balneabilidade, acima dos limites estabelecidos pela legislação, implica na possibilidade de estar associado a lançamentos de esgoto sanitário ou fezes de animais; presença de microrganismos patogênicos; possibilidade do banhista contrair alguma doença de veiculação hídrica, como poliomielite, cólera, hepatite, febre tifoide, gastroenterite, doenças da pele e outras.

 A utilização da água para fins recreativos é muito comum no Estado de Mato Grosso, principalmente nos rios próximos às cidades e onde ocorre a formação de praias na época da seca. Por esse motivo, torna-se relevante conhecer a qualidade da água para garantir a conservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população.

A campanha de balneabilidade foi realizada no período de 06 de julho a 03 de agosto de 2021, abrangendo um total de 01 cachoeira e 04 praias, no município de Cáceres, com o objetivo constatar os efeitos decorrentes das descargas de poluição; estabelecer a qualidade atual das águas e classificá-las conforme os padrões e critérios de balneabilidade determinados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. 

Resultado:
Córrego Peraputanga (Cachoeira), ponto com classificação própria e muito boa para banho.
Praia da Carne Seca, na Baía do Malheiros, classificado como impróprio.

Praia do Daveron, no Rio Paraguai, considerado próprio e excelente, assim como a Praia do Iate Clube, na  Baía do Malheiros, e aPraia do Julião, noRio Paraguai (como mostra a imagem abaixo).
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por luciana, em 23.09.2021 às 05:10

    imagina a água né que bebemos por isso que tem muita virose na cidada e um horror jogá esgoto no Rio aí vem jogá culpa em outras pessoas trata a água como outras cidade vizinha daqui dos municípios mas vai gastar dinheiro né?zz

  • por cacerense em busca de progresso, em 21.09.2021 às 19:05

    Tudo que esta abaixo da saída do sangradouro é só esgoto, devido que Cáceres não trata o esgoto.

 
Sitevip Internet