Notícias / Cidade

21/09/2021 - 08:47 | Atualizado em 21/09/2021 - 09:41

SSPM pede agilidade à prefeitura na implantação da Guarda Municipal

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Após reunião com a categoria, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), Fábio Lourenço, cobrou agilidade do municipio na elaboração da minuta do Projeto de Lei que altera funções dos Guardas Municipais, que podem desta forma auxiliar em ações de segurança e organização do trânsito.

Participaram da reunião, Juliano Ribeiro, Quintino Ramos, Marcelo Martos, Max Lima, Aparecido Santos e Rosalino Silva, que é Guarda Municipal e representa os colegas na diretoria do SSPM.

Cáceres possui 143 guardas patrimoniais e outros 200 servidores em desvio de função, que trabalham na guardas patrimoniais do equipamento público do municípo.
 
Sem impedimento legal para que o guardas patrimoniais possam atuar como Guardas Municipais, o projeto precisa apenas de adquação orçamentária. 

Isso porque, o sálario dos Guardas Municipais são maiores do que os dos guardas patrimoniais.

Também há um investimento em estrutura, veiculos, uniformes e armamentos.

A prefeitura também precisa abrir um procedimento para buscar uma autorirzação junto a Policia Federal.

Os Guardas Municipais tem poder de polícia, por isso é preciso desta autorização que exige um série de procedimentos, entre eles, o nada consta na justiça e treinamento para uso de arma de fogo.

Durante oito anos o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), tentou sem sucesso terceirizar o serviço de vigilância patrimonial do município.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Amanda Fillyages, em 22.09.2021 às 07:36

    Vale ressaltar que ninguém aqui neste sítio é contra a criação da guarda Municipal. Desde que obedecendo os princípios dá probidade administrativa. Com criação através de lei específica e concurso para os preenchimento das vagas. Simples assim , o resto é coisa de políticos e oportunista de plantão, Mas, se vigia quer ser guarda Municipal sem concurso para tal continue sonhando .Estudem senhores e seja de fato e de direito aquilo que tanto almeja. Boa sorte para os sensatos!

  • por Juciney, em 21.09.2021 às 15:09

    Sou a favor sim da Guarda Municipal tendo em vista o crescimento de nossa cidade,sabemos da carência financeira de nosso município mas a guarda municipal é benéfica em todos os sentidos para nosso município,porque vai nos proporciona mais segurança pública ,para todos os munícipes aos turistas e investidores que desejam se instalar em nosso município. Ou seja a guarda municipal vai gerar muitos benefícios à nossa cidade e todos direto ou indiretamente serão beneficiados

  • por Servidora Pública - Antonia, em 21.09.2021 às 13:30

    Ui ! Que lindo. Eu sou o guarda Municipal e sou a favor do guarda Municipal ... se é oque querem ser vamos trabalhar meu povo. Já cansaram de dormir nas escolas em horário de serviço é....cada um que aparece,

  • por Raphael, em 21.09.2021 às 13:14

    A questão não é a criação da Guarda Municipal em si. O que está sendo questionado é a forma como querem implantar esse projeto. Constitucionalmente, não é possível mudar do cargo para o qual foi aprovado em concurso e ocupar outro, sendo que as funções também serão alteradas. Se querem criar a Guarda Municipal, que se faça de maneira juridicamente correta, atendendo aos preceitos do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13.022/14. Que se crie uma Lei Municipal para regulamentar a instituição e realize concurso público. Contudo, o que os nossos digníssimos servidores querem é ocupar um cargo diferente, exercerem funções diferentes, sem prestar concurso público.

  • por Jully - Gay e Negra, em 21.09.2021 às 12:40

    Esses sindicalista em campanha é o máximo: Diz aos quatro quanto que já são guardas municipais e depois fica pregando que sem tem a ganhar,,,, Cada fantasia de doer! É só pegar um 38 tão e começar a dar tiro manos...,

  • por Ademilson, em 21.09.2021 às 12:21

    E A valorização do servidor já existe n município a segurança armada n ponto socorro Municipal e caceres só vem a ganhar com esse projeto Em vários setores como ex . N sematur praças enfrente as escolas etc e lembrando q vai ter a qualificação e treinamentos.

  • por José Elias gama, em 21.09.2021 às 11:51

    Bom dia sou o José Elias da Silva Gama sou servidor público municipal sou a guarda municipal eu sou a favor da guarda municipal para trabalhar juntas as forças do município de Cáceres trabalhando nas escolas fiscalizando no trânsito e ajudando as outras forças policiais a trabalhar

  • por Raphael, em 21.09.2021 às 10:39

    Até quando vão insistir nessa loucura jurídica que inventaram. Tem impedimento legal sim. Outra coisa, estudante de Direito, Poder de Polícia é algo inerente à Administração Pública, e não apenas a quem desempenha função de policial. Um agente de trânsito tem poder de polícia, um fiscal de obras tem poder de polícia etc, quando investido de autoridade administrativa em razão da função pública que ocupa. Poder de Polícia não é, necessariamente, poder de prender pessoas.

  • por o cacerense, em 21.09.2021 às 10:22

    Sera que a prefeitura vai ter condição de criar essa guarda vomos esperar que isso venha acontecer que o custo e muito alto

  • por Cacerense esperto, em 21.09.2021 às 09:55

    Armamentos? Estes senhores possuirão armas de fogo? Que perigo... Eu sou totalmente contra, a prefeita Eliene definitivamente não está pensando nas consequências, deixem a PM, e as outras forças policiais os quais são muito bem treinados ,cuidarem da segurança do nosso município... Prefeita Eliene, Nobres Vereadores voltem suas atenções para as outras categorias, auxiliares administrativos, o pessoal do apoio das escolas, senhor Presidente do Sindicato pare de ativismo político partidário, o senhor é conhecedor dos baixos salários dessas categorias.

 
Sitevip Internet