Notícias / Educação

17/09/2021 - 09:09

Com caso isolado de Covid na rede municipal, secretaria de educação mantém aulas híbridas

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues Silva, informou que desde o último dia 08 de setembro as escolas da rede municipal de ensino retornaram suas aulas  na modalidade híbrida, com atividades presenciais e remotas.

Antes desse retorno, uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Vigilância Sanitária, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação e Comitê Educacional de Ações de Prevenção à Covid-19,  realizou inspeções nas escolas municipais, com o intuito de verificar as instalações e as medidas sanitárias de biossegurança para o retorno seguro à toda comunidade escolar - profissionais da educação, alunos e familiares.

Com o regresso presencial facultativo, dos 8748 alunos matriculados nas 38 Escolas Municipais, apenas 3105 aderiram às aulas presenciais, que são feitas em revezamento, respeitando a porcentagem permitida e o distanciamento social.

A secretária Liamara informou que mesmo com todas as medidas de segurança, uma professora da educação infantil, que estava atendendo apenas um aluno de forma presencial, testou positivo para a Covid-19, sendo imediatamente afastada de suas funções, assim como a criança.

Segundo a secretária, a professora e o estudante estão sendo monitorados e recebendo toda a assistência das secretarias de Saúde e  Educação.

Liamara disse ainda, que é muito provável que a contaminação da professora tenha sido  em outro espaço, que não o escolar, porque as aulas retornaram na quarta-feira e a educadora apresentou os sintomas na quinta-feira. 

“Apesar desse caso isolado vamos manter esta unidade em funcionamento. Ontem e hoje fizemos a sanitização dos ambientes. De acordo com o que determina o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde, não há necessidade para fechamento da escola neste momento", afirmou a secretaria.

Na manhã desta quinta-feira (16), a escola intensificou as medidas de higienização dos ambientes e reforçou  a importância da adoção rigorosa dos protocolos por todos os profissionais.

A enfermeira Vivian Matiello, responsável  pelo acompanhamento da biossegurança nas unidades de ensino, enfatizou que mesmo com o número grande de vacinados e a diminuição do número de casos de Covid-19 no município, as pessoas não podem se descuidar, e  devem cumprir as normas sanitárias e o distanciamento social.  “Devemos evitar aglomerações e locais públicos de grande circulação. Com relação às escolas estamos auxiliando às equipes gestoras na  comunicação e  esclarecimento de dúvidas sobre os protocolos. Todas as unidades receberam equipamentos de segurança,  e a limpeza dos ambientes está ocorrendo em um número de vezes maior que o comum diariamente”, citou Vivian.

Para a enfermeira é fundamental que todos mantenham as medidas de precaução, uso permanente de máscaras na escola por todos os profissionais e alunos, e também dos EPIs necessários, conforme orientações repassadas às escolas.

Vivian Matiello  informou ainda, que está acompanhando a criança, que não teve nenhum sintoma, e em contato com os pais, estes disseram que se sentem protegidos e cientes dos possíveis riscos ao terem autorizado a volta presencial do filho, o qual relatou à família que todas as medidas de prevenção foram adotadas na escola, inclusive o uso da máscara todo o tempo de aula. “Estamos fazendo o monitoramento tanto da professora quanto do aluno”, finalizou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet