Notícias / Educação

10/09/2021 - 12:05

Comunidade escolar forma comissão para tentar reverter municipalização do Gabriel Pinto de Arruda

Por ciadenotícia

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Comunidade escolar e servidores da escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda (localizada no bairro Jardim Padre Paulo), estão mobilizados contra a "municipalização", daquela unidade escolar, de acordo com decisão tomada pela SEDUC e aceita pela administração municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres.

A municipalização, de acordo com informações, já é para funcionar à partir de Janeiro de 2022.

Em busca de reverter esse quadro, por iniciativa dos próprios pais de alunos, foi criada uma comissão de aproximadamente 10 pessoas, que já começou a dialogar com vários segmentos da sociedade cacerense, principalmente com alguns vereadores da Câmara de Cáceres.

O primeiro foi dado na noite de quarta-feira (09), quando foi realizada uma grande reunião no barracão da escola Gabriel, que contou com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Liamara Rodrigues de Almeira; Clayr Terezinha de Almeida, Assessora Pedagógica; Leandro de Almeira, Assessor Pedagógico; Sueli Aparecida Rossi, Diretora Regional de Ensino,Vereadores: Valdeniria Dutra, Izaias Bezerra e Mazéh Silva; diretores de outras escolas da rede estadual e vários pais de alunos.

" Uma decisão dessa magnitude que vai impactar no dia a dia de várias famílias, não pode ser tomada as portas fechadas e em quatro paredes. Eles deveriam abrir conversa com a comunidade escolar da escola em questão", disse uma mãe de aluno que estuda na escola, Gabriel.

" Vim aqui participar dessa discussão, primeiramente prestar a minha solidariedade com a direção da escola e com os seus servidores, e em segundo,lugar colocar o nosso sindicato a disposição deles para que possamos juntos encontrar uma solução que não seja a municipalização já que percebemos que a comunidade não quer e nem o corpo docente, também", ressaltou o professor, Régis, presidente da Subsede do Sintep em Cáceres.
Após várias falas, ao término, tirando encaminhamento da reunião, ficou decidido que a vereadora, Mazéh Silva (PT), vai chamar uma Audiência Pública, já que a mesma é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. A audiência, deve ocorrer na próxima semana, na própria escola, Gabriel.

A Escola estadual, Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, completou em Março deste ano, 43 anos e atende atualmente 476 alunos dos bairros: Vista Alegre, Padre Paulo Cohab Nova, Jardim Solução, Massa barro, Olhos D'Água, Vila Nova, Jardim Aeroporto, Betel e Chácaras vizinhas.

Você sábia ?

Que a escola, Desembargador, Gabriel Pinto de Arruda, anteriormente tinha a denominação de escola Municipal "Ana Joana Borges" e já pertenceu a rede municipal de ensino, e que seu primeiro diretor, foi o professor, Miguel Senatore.

No ano de 1978, a mesma foi incorporada a rede estadual, criada através do decreto de nº 1781 de 25/03/1982, e reconhecida pela portaria de nº 3277/92 de 15/02/92, passando assim, definitivamente a se chamar Desembargador Gabriel Pinto de Arruda. A primeira diretora do Gabriel, foi a professora, Laurice Geraldes.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet