Notícias / Educação

09/09/2021 - 08:18

Vereadora diz que retorno as aulas presenciais em Cáceres é tragédia anunciada

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
É muito comum vermos nas campanhas políticas discursos inflados de preocupações com a educação, com as crianças, que sempre são alçadas ao papel de futuro da nação. E neste momento impar dentro do contexto pandêmico não é muito diferente, nas últimas semanas muitos foram os embates travados no campo do debate político acerca da volta às aulas, defendido pelo Poder Público, principalmente o Executivo e partes do Legislativo que somados ao Judiciário, apresentaram um Plano Sanitário de Volta às Aulas, no entanto, é preciso refletirmos sob o que ficou declarado nos discursos destes setores.

Após o intransigente acionamento dos profissionais da educação para que retornassem presencialmente às escolas, a Vereadora Profa. Mazéh Silva convocou Audiência Pública que possibilitasse que os profissionais fossem ouvidos, numa tentativa de que os gestores públicos fossem chamados a razão. Vivemos um triste cenário em decorrência da pandemia, mas também de uma nefasta política da morte adotada pelo Governo de Jair Bolsonaro, que apegado ao negacionismo e com interesse espúrios, já amplamente divulgados e denunciados na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Covid-19, não disponibilizou vacinas suficientes para vacinar a população.

À guisa destes fatos, os profissionais da educação, setor que sofreu percas lastimáveis nos últimos meses, fazem coro em dizer que o retorno ás aulas presenciais precisam ser feitas com responsabilidade e isso significa que as escolas primeiro sofram readequações e reformas que garantam, sobretudo, uma estrutura capaz de suportar as medidas de biossegurança, e evidentemente a vacinação completa dos profissionais da educação.

Nas audiências públicas, os discursos que insistem que os profissionais voltem às salas de aula, sem o mínimo de segurança, giram em torno de que não há lugares 100% seguros, é evidente nesse sentido, que o poder público reconhece que estão encaminhando seus servidores para uma tragédia anunciada, e reconhecem também que a maioria das escolas não dispõe de estrutura para isso, mas preferem arriscar a vida de centenas de trabalhadores a reavaliar a situação e a medida. Talvez por isso, é que os professores além de retornarem às aulas presenciais, têm que assinar um termo de responsabilidade, transfere-se o papel de quem deveria usar das estruturas disponíveis para assegurar seus trabalhadores, para a individualidade.

Por fim, se a Prefeitura junto ao seu Staff e vereadores assumem que muitas Escolas Municipais não são ambientes seguros, como observado nos discursos proferidos nas Audiências, e nosso professores tem cumprido com sua responsabilidade de garantir, mesmo sem o devido apoio do poder público, o acesso à educação para os estudantes das escolas municipais de Caceres, por que enviaremos nossos alunos e professores, para essa tragédia?

A quem interessa esse retorno irresponsável? As estatísticas apontam que o Brasil é um dos países onde mais se morreu crianças vítimas da covid-19 e estamos assumindo a responsabilidade de enviá-los para um ambiente que pode aumentar essa estatística.

Infelizmente, o poder público e aqueles que não se colocarem a favor do bom senso, serão coniventes com os resultados possíveis dessa tragédia. E a história é implacável com aqueles que negam ao seu povo o direito de se protegerem e de vida em momento como estes.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Valeria Munhoz, em 09.09.2021 às 19:09

    Viver num país democrático não impede que certos ignóbil ofenda outro de forma gratuita é deselegante não é ilustríssima Adna. Essa história de que come algo e arrota outro é mais velha que....certas formas de defender suas fanfarrices.

  • por Adna, em 09.09.2021 às 16:55

    Meu Deus pensar diferente agora e ser petista quanta ignorância.comparar escolas com bares e festas e muito não conhecer a educação da nossa região deve ser daqueles pais que falam até dos professores mais nas aulas online não dava conta das quatro operações por que deve ser daqueles que estão cego pelo poder falam dos professores mais os colarins continua o online reuniões remotas parem de falar de esquerda e direita vivemos em um país democrático bando que comem rabada e arrotam caviar

  • por Aguibera Sinara, em 09.09.2021 às 14:53

    Vamos aos fracasso retumbante das esquerdas caviar brasileiro: Mariele não morreu ou morreu? Ninguém mais toca do assunto, Resistência! Alguém ainda lembra dessa piada, fica em casa a economia a gente vê depois, fora bozo mantendo cada vez mais em evidência o Bolsonaro,vidas negras importa e a dos brancos como fica seus adeptos do racismos reversos,..tudo o quê vcs sequestra acaba em nada que leva a lugar nenhum. Suas pautas são movida pelo vitimismo e vontade de agradar os seus sem se preocuparem em fazer algo pela sociedade que mantém o seus polpudos vencimentos.

  • por pe de pano, em 09.09.2021 às 14:27

    Escola não pode? mais bares , restaurantes, festas nas chácaras, casamentos pode? A tragédia foi o povo eleger a senhora como vereadora! esta ai para os Cacerenses apreender a votar e não faz nada a não ser receber o salário gordo! Só pensa no umbigo proprio e leva o PT ( Partido que assaltou o pais! ) Quem sabe ate em 2099 o povo daqui apreende a votar em alguém que quer o bem da cidade!

  • por Maria Rutte Aguiar, em 09.09.2021 às 14:09

    Reitero os comentários feito pelo Secretário Escolar. É vergonhoso esse mimi dessa turma avesso a cumprir com suas obrigações para qual fez concurso ou foi eleito. As secretárias escolares, direção e as pessoas que efetua a limpeza sempre estiveram na escola recebendo a comunidade escolar, pessoas em desvio de função igualmente também sempre esteve na escola . Por quê essa casta de privilegiados nunca mais querem pegar no batente! Esse tipo de comportamento avesso ao trabalho deixa constrangido até uma maioria absoluta de bons professores. Ninguém mais aceita ser usado como massa de manobra desses esquerdistas oportunista.

  • por Chico Bento, em 09.09.2021 às 10:45

    Tragédia é a senhora como vereadora, vi na transmissão da última sessão ordinária a senhora ser contra moção de aplauso ao antigo ministro da saúde que está viabilizando 7 novas UBS para Cáceres.... Isso sim é uma vergonha ! A onda vermelha está te deixando um tanto confusa !

  • por Simara Antonia do Amaral, em 09.09.2021 às 10:35

    Com todo respeito por pensamento divergente sobre o retorno às aulas híbrida na rede Municipal. Mas vamos ser sensatos! Essa nobre vereadora está legislando em causa própria o que é um escárnio: Primeiro vamos ao que interessa: é muito complicado está na rede Municipal , na rede Estadual , na Unemat,nas ONGs e na Câmara. Depois de dezoito meses conciliando tudo isso on line é uma tragédia mesmo. E os alunos sem aulas presencial a mais de um ano e meio não é tragédia ? Ou só os filhos dos nobres professores merecem ter aulas na rede Particular e os filhos dos mais vulnerável economicamente somente pelo Watts e apostilado. É isso que a nobre vereadora quer para a educação dos filhos dos trabalhadores?

  • por Jlcacerense, em 09.09.2021 às 10:22

    Conversa fiada dessa vereadora, o comitê da covid já liberou até dançar nos bares e casas noturnas da cidade, e nenhum vereador veio dizer que é tragédia anunciada. Esses professores, é esses mesmos que não querem retornos das aulas não saem desses referidos estabelecimentos curtindo as nigths...Eta povinho hipócrita...

  • por Gabriella Santos, em 09.09.2021 às 10:08

    Engraçado que não vejo nenhum deles se manifestarem pelos bares, praças estarem super lotadas. O Covid só circula nas escolas. Bando de hipócritas mesmo.

  • por MOSSUETO, em 09.09.2021 às 10:06

    Qual o interesse intransigente de nossos governantes pelo reinicio das aulas? É uma necessidade? Sim, mas a vida e a saúde de nossas crianças em primeiro lugar, prefiro um filho analfabeto vivo, do que um ex-estudante morto ou sequelado, já perdemos quase dois anos de estudos, e onde estavam esses intransigentes administradores que não correram atras da cura, e quando esta chegou está sendo distribuída a conta gotas, acham mais fácil mandar os nossos pequerruchos para o sacrifício do que cumprirem com o que foi prometido em palanque.

Mais comentários
 
Sitevip Internet