Notícias / Educação

08/09/2021 - 07:32

Escolas Municipais de Cáceres voltam às aulas presenciais hoje

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
As Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Cáceres estão se preparando para o retorno das aulas presenciais, previstas para hoje, 8, de  forma gradual e híbrida (presencial e remota), com organização escalonada e revezamento semanal de turmas de alunos, com até 50% da capacidade física da escola, assegurando as medidas de distanciamento social e protocolos de biossegurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

Desde o último dia 30/08, segundo a secretária de educação Liamara Rodrigues, as escolas municipais estão sendo vistoriadas por uma Comissão de Inspeção, constituída por representantes da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação, Comitê Estratégico das Ações Educacionais durante Pandemia da Covid-19/SME, Secretarias de Educação e Saúde, e da Vigilância Sanitária, atendendo recomendação do Ministério Público.

No cronograma de trabalho da Comissão, cerca de seis escolas estão sendo visitadas por dia, e em cada uma a Comissão faz a aplicação de um roteiro de inspeção, para o levantamento de informações referentes aos protocolos sanitários e condições necessárias para subsidiar as ações da Secretaria Municipal de Educação quanto a retomada do atendimento presencial pela  Escola.

Sendo observado pela Comissão que a escola ainda não contempla as exigências sanitárias, previstas no Plano de Retorno de Aulas Presenciais,  a Instituição permanecerá com oferta do ensino remoto, através de material pedagógico impresso, informa a secretária de Educação. 

Liamara ressalta ainda, que a retomada das aulas presenciais ocorrerá de modo gradativo para a segurança de toda a comunidade escolar, contemplando não só as adequações de infraestrutura das unidades, com instalação de lavatórios para a lavagem de mãos nas entradas de cada unidade, dispenser de álcool e gel, bem como, aspectos pedagógicos e  orientações de acolhimento socioemocional, e com todos os profissionais já completamente imunizados.

A secretária enaltece o empenho de todas as equipes gestoras, profissionais da educação e órgãos envolvidos nesse processo de volta às aulas presenciais com segurança. E pede à todas as unidades que sigam rigorosamente todos os protocolos de segurança, principalmente medidas de uso de máscara, higienização das mãos e dos espaços e distanciamento social.

Para a Prefeita Eliene Liberato Dias, estas vistorias que avaliam  a implementação de medidas sanitárias, são fundamentais para um retorno seguro, e tornam mais acessíveis as informações de cada unidade escolar e as medidas adotadas por elas para a volta às aulas na modalidade presencial. “ Para que a saúde física de todos da comunidade escolar não seja comprometida, é preciso tomar medidas de segurança para todas as pessoas que passarem a utilizar os espaços da escola, e esta comissão tem sido rigorosa nas suas avaliações, para que realmente tenhamos um retorno seguro”, finalizou Eliene.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Aline, em 08.09.2021 às 20:32

    Que Deus abençoe a volta de vcs sou de Campos de Júlio e aqui já estamos assim graças a Deus tudo indo bem educação é essencial na vida é vamos continuando nós cuidando fazendo cada um sua parte.

 
Sitevip Internet