Notícias / Saúde

07/09/2021 - 09:55

Secretária de Saúde demonstra preocupação com a queda da procura de vacinação infantil em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Secretária Municipal de Saúde , Elis Fernanda de Melo Silva, vem demonstrando grande preocupação com a falta de procura de pais ou responsáveis para vacinarem seus filhos, principalmente nas imunizações necessárias e obrigatórias estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Segundo Elis Fernanda, a vacinação salva  milhões de vidas anualmente.

Elis salientou que o Brasil tem no seu Programa de Imunização, uma referência para o mundo, por ofertar, de maneira universal, uma grande variedade de imunológicos. Porém, a secretária afirmou que mesmo com toda oferta e campanhas realizadas em Cáceres, assim como em todo Brasil, a  taxa vacinal, vem caindo nos últimos anos.  “Dados da Sociedade Brasileira de Imunizações revelam de desde 2015 esses números começaram a cair e pioraram muito durante a pandemia do Coronavírus, e em Cáceres não foi diferente”, confidenciou Elis.

Ela ainda observou que a queda na cobertura vacinal pode trazer de volta doenças graves como a coqueluche e o sarampo. “Uma grande maioria de pais adiaram compromissos de saúde dos filhos  durante a pandemia pensando que eles estariam mais protegidos em casa, isso não é  verdade, ao invés de protegê-los estão colocando sua saúde em risco”, avaliou Elis Fernanda.  

A gestora informou que  a meta estabelecida pelo Ministério da  Saúde nas principais vacinas são índices entre 90 a 95% de cobertura e que apenas quatro delas em 2020, superaram os 77%.

Elis disse que sua preocupação maior, é referente às crianças, por serem mais vulneráveis a diversos tipos de doenças, e faz um alerta  aos pais para prestarem atenção no calendário das vacinas de seus filhos.

A secretária anunciou que as principais vacinas para crianças são a BCG, Hepatite AB, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite,  Meningocócica, Tríplice Viral, Tetra Viral e Febre Amarela. “Nós temos essas vacinas, procurem os postos de vacinação, unidades básicas de saúde ou ambulatório da criança, pois elas protegem e salvam vidas, e uma criança não imunizada está mais vulnerável  às doenças”, observou Elis.

Outra constatação que preocupou a prefeitura de Cáceres foi o baixo interesse pela Influenza, a vacina contra a gripe, onde crianças a partir de seis meses de idade, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar, e o município atingiu apenas  47.87% da meta estipulada.

A prefeita Eliene Liberato Dias, disse que as campanhas foram muito bem divulgadas e imputou a baixa procura pelo medo da pandemia.   

Eliene atribuiu à baixa vacinação da Influenza porque ela coincidiu com a administração da imunização da Covid-19. Com relação às outras vacinas, que também não foram atingidos os intentos, a secretaria de Saúde está traçando estratégias para incentivar e conscientizar os responsáveis a levarem seus filhos. “As crianças dependem dos outros, esperamos que todos tenham a consciência e procurem nossos pontos de vacinação”, finalizou Eliene.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet