Notícias / Saúde

03/09/2021 - 15:52

SES auxilia Ministério da Saúde em campanha antirrábica na região de fronteira com a Bolívia

Por Fernanda Nazário | SES-MT

Marcos Vergueiro

 (Crédito: Marcos Vergueiro)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Cáceres, auxilia o Ministério da Saúde na campanha antirrábica realizada na região de fronteira do Brasil com a Bolívia. A ação integrada visa aplicar 2 mil doses de vacina para prevenção da raiva de cães e gatos.

Conforme o diretor do Escritório Regional, Sandro Luiz Netto, os imunizantes foram doados pelo Governo Federal. As doses chegaram no Escritório na última terça-feira (31.08) e foram encaminhadas pela equipe técnica da SES para armazenamento e aplicação em San Matias, na Bolívia. A ação integra o Acordo Interinstitucional entre Brasil e Bolívia, que trata da cooperação em Saúde da Fronteira.

“Essa campanha é importante para o fortalecimento da parceria com o município do país vizinho e, assim, criar uma barreira imunológica afim de evitar casos de raiva em cães e gatos e consequentemente em humanos.

Mato Grosso recebe por Cáceres vários pacientes oriundos da Bolívia, residentes na província de San Matias, que fica a 103 km de distância da cidade brasileira. Através dessa ação, vamos alcançar melhor cobertura vacinal e monitorar possíveis ocorrências de casos de raiva”, explica Sandro.
Além do diretor do Escritório, participaram da entrega dos imunizantes na Bolívia a consulesa boliviana, Maria Patrícia Chavez Escobar e a Sub-Governadora de San Matias, Dania Clavijo de Salazar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet