Notícias / Saúde

27/08/2021 - 12:11

​Autoexame bucal é importantíssimo, alerta dentista sobre câncer de boca

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Somente no último ano, a estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que mais de 15 mil novos casos fossem diagnosticados em todo país. Destes, cerca de 200 eram estimados apenas para Mato Grosso.

Mais comum em homens acima dos 40 anos, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A situação, porém, poderia ser diferente se o autoexame bucal entrasse na rotina diária na hora da higienização.

“O câncer de boca é o terceiro mais frequente em nosso estado. As altas temperaturas e o tabagismo colaboram para o alto índice de câncer de boca em Mato Grosso. O autoexame bucal é importantíssimo para diagnóstico precoce. É importante que, durante a higiene oral diária, quando estivermos escovando os dentes, façamos uma busca minuciosa em toda a boca e lábios em busca de alterações”, orienta o coordenador do curso de Odontologia da Estácio Fapan, Eduardo Garcia.

Garcia explica que é preciso estar atento a qualquer lesão ou “machucadinho” que possa aparecer na boca. “Toda lesão persistente por mais de 15 dias deve ser analisada pelo cirurgião dentista”, alerta.

De acordo com o professor, no diagnóstico precoce, os tratamentos são mais simples e com mais chances de sucesso. Geralmente, o tratamento envolve a remoção cirúrgica da lesão. “É importante que façamos a visita periódica ao dentista, pois esse profissional irá nos auxiliar nessas buscas e realizar o tratamento precocemente”, indica Eduardo Garcia.

Alguns dos fatores de risco são o tabagismo - quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer -, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de gordura corporal.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet