Notícias / Educação

21/08/2021 - 10:15

Comunidade do Mário Motta aprova e escola será a segunda em Cáceres a ter o ensino cívico-militar

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
 
 Com 68% dos votos a favor, a Comunidade da Escola Mário Motta aprovou a instalação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O resultado saiu no começo da noite desta sexta-feira(20).
 
A unidade de ensino deverá ser a segunda escola que vai instalar o ensino cívico-militar na cidade, a primeira foi o Natalino Ferreira Mendes.

Em 2022, caso o projeto que começou a ser discutida também passe na Escola Onze de Março, a maior de Cáceres, juntas, as três escolas vão receber cerca de 2.453 alunos na cidade segundo informações coletadas pelo .
 
A vinda do Projeto começou em julho de 2019 quando o falecido deputado estadual, Silvio Fávero, que é Padrinho das Escolas Militares em Mato Grosso apresentou o Projeto de Lei 10.922/2019 que criava no âmbito de Mato Grosso as escolas militares.

Em janeiro de 2020, o "Padrinho das Escolas Militares no Estado" inseriu Cáceres entre as cidades no programa.

O projeto convocava para que todas as cidades do Estado manifestassem interesse pelo projeto.
 
Com a Lei aprovada, um movimento com um abaixo-assinado liderado por Engenheiro Nakamoto reuniu 1.184 assinaturas e provocou uma audiência pública em abril do ano passado na Câmara para debater o assunto. O deputado estadual, Silvio Fávero esteve presente na discussão. 
 
nakamoto

Após longas discussões em 2020, o colégio Natalino Ferreira Mendes foi uma das três escolas de Mato Grosso que foram transformadas em Escola Estadual Tiradentes neste ano. A direção está sob o comando da Polícia Militar de Mato Grosso.

No segundo semestre do ano passado, o deputado federal Nelson Barbudo acompanhado de Silvio Fávero e Nakamoto se reuniram com o vice presidente da República, Hamilton Mourão e a pedido da Comunidade do Exército da Fronteira foi levada a proposta de que devido Cáceres ser fronteira com a Bolívia e possuir um Comando do Exército seria um forte apelo para trazer uma Escola do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2021. A direção deve ser comandada pelo Exército Brasileiro.
 
 
Em março deste ano, o Ministério da Educação escolheu Cáceres e Cuiabá, únicas cidades de Mato Grosso em meio a 54 em todo o país para receberem o PECIM que é um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais.

O programa tem objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares desempenham tarefas de apoio enquanto que os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

A perspectiva é que o projeto escolar cívico-militar da Escola Onze de Março deverá ficar à cargo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. 
 
 
Há um projeto de lei dentro da Câmara de vereadores de Cáceres que discute a implantação do modelo de gestão de escola militar dentro do ensino municipal da cidade. O projeto foi aprovado pelos vereadores e está nas mãos da prefeita Eliene Liberato(PSB).

O projeto foi apresentado pelo vereador Lacerda do Aki(PRTB) que seguiu os passos das leis federal e estadual.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tuí Dalbém, em 06.01.2022 às 12:28

    Infelizmente os que são contra, até mesmo alguns "mestres"sabe lá Deus em que, com certeza ainda pensam em manter a indisciplina dos jovens estudantes que são forjados ao aprendizado de que os militares são os nossos inimigos, que a nossa Bandeira tem que ser vermelha e que esse tipo de educação disciplinar é coisa do passado. Felizmente o Brasil está acordando, pedindo ajuda as Forças Armadas e tentando salvar o povo desse maremoto de culturas indesejáveis que não pertence a nós. Fora baderneiros e que seja bem vinda de volta a nossa verdadeira cultura que é DEUS, FAMÍLIA, ESCOLA E PROFISSIONALISMO. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

  • por Tuí Dalbem, em 06.01.2022 às 12:19

    Parabéns a comunidade patriota cacerense. Precisamos com urgência resgatar a nossa boa cultura cívica e juntos construirmos uma juventude forte, de uma didática construtiva, para que no futuro tenhamos uma liderança que se preocupa com a sua pátria e o seu passado, presente e futuro. Um povo sem história é um povo esquecido. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

  • por Professor Douglas, em 23.08.2021 às 15:22

    A escola cívico-militar é um projeto criado por quem não entende de educação na pratica, na teoria pode até ser mas na prática não. O discurso de que "o ensino vai ser melhorado" esta longe de ser concretizado. O problema não é a disciplina, e sim a estrutura do ensino que não se adapta a um anova geração de estudantes, e o problema dessa adaptação não é o professor e sim o Estado que ainda insiste em manter este sistema de ensino. Em relação a segurança é dever do Estado fornecer a segurança para toda a sociedade. Colocar profissionais que não entender uma realidade especifica, só serve para gerar conflitos e assim o projeto não evolui.

  • por Arci rezende, em 22.08.2021 às 10:51

    FAÇO MINHAS, SUAS PALAVRAS MOSSUETO.

  • por Dalila, em 22.08.2021 às 08:22

    Cadê o povo baderneiro do contra kkkk algumas andorinhas não fazem verão meu bem kkk enrolam o rabinho e ficam de bocas fechadas. O Lema é Ordem e Progresso por uma Educação para o Sucesso...nossos jovens requer princípios.

  • por Mossueto, em 21.08.2021 às 23:23

    Parabéns a comunidade estudantil do Mário Mota pela escolha, em tudo que fazemos, só alcançamos sucesso se tivermos disciplina naquilo que realizamos e isto as escolas militares tem, vai ser um pouco difícil no começo, mas depois de conhecerem o sistema, vão ver que é ótimo, o quadro de professores será o mesmo, só o quadro administrativo que irá mudar e aqueles mestres que por ventura não gostem de trabalhar, mas com certeza o Mário Mota será outra escola, muito melhor.

  • por Alberto, em 21.08.2021 às 14:38

    Péssima decisão, terão uma escola sem o senso crítico, e aprenderão que ditadura é boa coisa. Pobre Brasil que caminha para o atraso absoluto.

  • por Cabo Ivan, em 21.08.2021 às 13:39

    TOP, TEMOS DUAS AGORA! DEUS ABENÇOE A NOSSA CIDADE!

  • por Galdencio, em 21.08.2021 às 13:34

    Maravilha! Chega desse faz de conta. Que essas instituição se mantenha a quilômetros de distancia do famigerado SINTEP

  • por Ricardo, em 21.08.2021 às 12:02

    Maravilha!!

Mais comentários
 
Sitevip Internet