Notícias / Direto da Fonte

09/08/2021 - 12:02

Indefinido

Por Da Redação

O quadro eleitoral de Cáceres e região para deputado federal e estadual, ao menos em Cáceres, segue indefinido. O motivo é o fim das coligações que tornarão a disputa, especialmente para federal, mais difícil. O ex-prefeito Francis Maris (PSDB) e até o deputado federal doutor Leonardo (SD), podem recuar para uma disputa à estadual. Se a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), assumir como deputada estadual, vai transformar a corrida para Assembleia Legislativa super competitiva, e com a provável enxurrada de candidatos ‘escadinhas’, Cáceres poderá ficar sem nenhum representante, inclusive na Câmara Federal. Em uma nota na Coluna Curtinhas deste final de semana o jornalista Romilsom Dourado, do site RDNEWS descreveu o interesse de Francis e confirmou tudo que escrevo sobre ele aqui neste espaço, inclusive sobre sua soberba.
 
Coco
 
Uma fonte próxima ao vice-prefeito de Cáceres, Odenilson Silva (Republicanos), revelou que ele pode acompanhar o deputado Walmir Moretto (Republicanos), que está com um pé no DEM. O problema é que isso vai acabar com o sonho do vereador Flávio Negação de ser candidato a deputado estadual no ano que vem. Neste caso, Coquinho ou Moretto vão concorrer por Cáceres.
 
Replay
 
E isso pode acontecer também com Takao Nakamoto (PRTB) caso o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), resolva disputa a Assembleia. É que Francis assumiu ser bolsonarista e deve ser candidato do presidente da república em Cáceres. Uma fonte próxima ao ‘paixão em administrar’, revelou que ele quer ir para onde Bolsonaro for. Provavelmente para o PP. Com dinheiro, ele quer ser o cara do presidente na cidade e na região. Nessa, o Takao jaz.
 
 
Prefeita
 
A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), confirmou a Coluna o que disse desde que se dispôs a ser candidata. Na eleição do ano que vem vai apoiar no máximo dois nomes para deputado estadual por Cáceres. Acrescentou que fará a escolha com base em uma pesquisa que ela mesmo encomendará. Eliene diz que vai acompanhar o desejo da maioria da população.
 
Implodiu
 
Por falar nos bolsonaristas, o vereador Lacerda do AKI (PRTB), recuou de fazer rodizio com os suplentes diplomados. Resultado; o grupo que já era pequeno e inexperiente, praticamente vai acabar. Assim como a carreira do filho de Niei Nakamoto (Takao). É a velha história: ‘o cavalou passou selado e ele não montou’.
 
Invejosos
 
Rapaz, há dias tenho observado na Câmara e na prefeitura de Cáceres uma ciumeira do líder da prefeita, vereador Cezare Pastorello (SD). Até líderes partidários da cidade e o grupo de puxa sacos do deputado federal doutor Leonardo (SD) se racham de inveja dele. Parei para refletir sobre a questão e cheguei a seguinte conclusão: O cara é estudado, focado é fera em se relacionar com seu eleitor em todos os ambientes, inclusive nas mídias sociais.
 
SSPM
 
O grupo que pretende peitar Fabio Lourenço na disputa pela presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), no ano que vem começou a se unir. Fonte da Coluna revelou que Nilson Magalhães e Eliel da Rocha estão querendo inclusive tirar Elizeu Pereira do grupo de Fábião. Vamos ver se vai rolar a famosa ‘facada nas costas’.
 
Furou fila da UTI
 
Enquanto tem vereador fazendo trabalho de deputado federal, discutindo pautas nacionais, tem Deputado Estadual fazendo coisa que nem candidato a vereador tem coragem de fazer. Semana passada foi divulgado, com pompa e honra, que o deputado estadual de São Jose dos Quatro Marcos Dr. Gimenez (PV) conseguiu uma vaga de UTI para a jovem Suelen Fernandes. Isso demonstra o total despreparo da nossa classe política com as funções que lhe cabem, com políticas públicas e impessoais. Com certeza Suelen e sua família já tem em quem votar no ano que vem, enquanto dezenas de outras gestantes com covid virão a óbito no Mato Grosso por incompetência política.
 
Aceita que dói menos
 
Os cupinchas do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), estão se rasgando com o desempenho da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Estão em uma campanha nas redes sociais dizendo que ela está apenas dando continuidade ao que ele deixou. Mentira deslavada: Os projetos que ela está realizando nenhum foi deixado por Francis. Todos tiveram início na atual gestão. As provas são visíveis: Asfaltamento da Avenida Bandeirantes (antigo sonho dos moradores da região), revitalização das ruas de bloquetes, revitalização da rodoviária, construção do muro do cemitério São João Batista, volta ao consórcio de saúde da região e construção mercado do peixe, entre outras.
 
Mais
 
Ela mudou a forma governar. Não cobra dos pequenos produtores cota para arrumar estradas e foi eleita vice-presidente do Consórcio da Nascente do Pantanal, coisa que o Francis sonhou oito anos e não conseguiu. Por isso, que quando ela me mostrou o slogan da sua campanha eu a assumi na hora: ‘Manter o que está bom, mudar o que está ruim e fazer o que não foi feito.’ Está fazendo uma gestão humana, coisa que bilionário não fez. Aceitem que dói menos, a ‘amiga veia é competente e tem luz própria’.
 
Unemat
 
Os professores Leandro dos Santos, que é vereador pelo DEM em Cáceres, e Celso Fanaia, que já foi vereador, estão trabalhando intensamente nos bastidores para disputarem a reitoria da Unemat no ano que vem. A Coluna apurou que Celso trabalha o apoio de uma ala que sempre atuou na oposição na Unemat. Leandro corre do lado oposto. Quem for eleito vai ter um problema para administrar. A ida da sede para Cuiabá é praticamente irreversível.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sintesmat, em 11.08.2021 às 17:11

    NOTA DE ESCLARECIMENTO O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO – SINTESMAT vem à público ESCLARECER que são inverídicas todas e quaisquer alegações ou notícias que afirmam que este Sindicato teria “fechado” acordo com qualquer pretenso candidato à Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. O Sindicato é espaço de representação, luta e defesa coletiva e um dos seus pilares é a defesa da democracia e dos direitos de seus representados, não sendo admissível que permaneça vigente a tacanha imagem de que o sindicato trate seus representados como curral eleitoral, quem assim o enxerga, apenas demonstra sua mediocridade de conhecimento a respeito da história e atuação deste sindicato. Historicamente o Sintesmat sempre se posicionou com a insigne imparcialidade exigida e continuará agindo desta maneira. Defenderemos sempre o direito dos nossos representados de serem livres para escolher aqueles que quiserem e combateremos toda e qualquer ação em contrário. É o que nos cumpre esclarecer. Cáceres/MT, 10 de agosto de 2021. Carlos Roberto dos Santos Júnior Presidente do Sintesmat

  • por Antônio Conceição Sodré, em 11.08.2021 às 06:03

    A Seduc, com apoio das gestão local, está preparando a extinção de pelo menos mais três escolas estaduais em Cáceres. Uma delas é a rural 12 de Outubro, já q o estados está abandonando a política de escola do campo. Outras duas estão lá pro lado do DNER e da COHAB nova. Com essa nova política de destruição de escola, retira-se os alunos dos bairros onde moram e ao mesmo tempo as escolas centrais serão elitizadas a partir do momento que começar a seleção (vestibulinho) da escola militar. Na escola da maçonaria ninguém entra, pois não tem vaga, apesar da estrutura ser horrível e o estado gastar com aluguel do prédio. Querem implantar mais escolas militar no centro da cidade que já tem certa estrutura e deixam as escolas dos bairros caindo aos pedaços para justificar o fechamento. A educação do filho do pobre já esteve melhor.

  • por Jonatan Vasconcellos (Acadêmico do Campus de Sinop), em 10.08.2021 às 16:31

    Ninguém fala dos candidatos que estão na gestão da Unemat, pq esta gestão é sem sombra de dúvidas a pior que a Unemat já teve. Foi nesta gestão que a Unemat perdeu a vinculação de receita de 2,5% É nesta gestão que a Sede da Unemat será transferida para Cuiabá. E para encerrar, ninguém fala da vice Reitora pq ela se revelou uma pessoa arrogante, indelicada e desprovida de competência Administrativa e sem qualquer articulação política. E vc, Anderson, deveria ter tido a decência de não se esconder no anonimato como fazem os covardes.

  • por Andreia, em 10.08.2021 às 15:33

    Cáceres vive uma nova época. Eliene está no caminho de ser a melhor prefeita da nossa região. Parabéns a ela. O Pastorello quando usa o seu conhecimento para ajudar é imbatível.

  • por Ivoneide lima, em 09.08.2021 às 15:07

    Eliene está de parabéns pelo trabalho está acertando e calando a boca de muitos aí. Seu Pastorello também ajudando a prefeita está de parabéns. É uma pena que vamos ficar sem deputado de novo nao precisa fazer pesquisa, tem que sair a Valdeníria e o Túlio pronto.

  • por Servidora consciente, em 09.08.2021 às 14:29

    Odenilson???? Quem viver verá ele afundar em processos e se tornar inelegível. Suas ações como secretário de saúde paralelo vai render processos gravíssimo em pouco tempo. Ha quem diga que um ex aliado da prefeita que foi demitido da SMS tem um verdadeiro arsenal e está so esperando a hora certa pra soltar tudo na justiça. Por outro lado vereadores também tem uma coleção de coisas pra levar pra justiça contra ele.

  • por A UNEMAT não é só Cáceres, em 09.08.2021 às 14:23

    Sou de Cáceres, trabalho na UNEMAT e conheço o docentes Lenadro dos Santos e Celso Fanaia. Os dois representam o que mais se abomina na UNEMAT, servidores que usam a Instituição para proveito político próprio e de um grupo. Esses são dois nomes, mais aqui em Cáceres tem uma dúzia de servidores que são assim. O Sindicato dos Técnicos da UNEMAT (SINTESMAT), através da sua diretoria, já fechou um acordo com o Leandro Silva em troca de cargos na "futura" gestão. Será essa a nova forma de fazer gestão que tanto pregam? Tanto Leandro quanto Celso querem se eleger para alavancar os seus nomes para candidaturas futuras na esfera municipal e estadual. Pela política do toma lá dá cá, os dois são capazes de "vender" a reitoria para o governo estadual e transferir a Sede para Cuiabá. Não vejo hoje, um nome forte de Cáceres para ser o gestor máximo da Universidade. Não vi essa coluna falar dos possíveis candidatos da gestão, os que fazem parte do staff de pró reitores e da vice-reitora, nomes esses sim, muito comentados no corredor da Sede, do Campus e das outras unidades da UNEMAT. Enquanto os dois citados constantemente por essa coluna, quase ninguém sabe quem é. A UNEMAT é um patrimônio do povo de Mato Grosso e não um curral eleitoral de Cáceres.

 
Sitevip Internet