Notícias / Direto da Fonte

02/08/2021 - 12:05 | Atualizado em 03/08/2021 - 06:29

Artista

Por Da Redação

O bilionário ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), tomou gosto pela política. Ao que tudo indica, deve disputar a eleição do ano que vem para deputado federal ou estadual, conforme articulações em função do fim das coligações. Francis inclusive já tem uma equipe de marketing político atuando para manter e projetar o seu nome em nível estadual. Foram criados perfis nas redes sociais que mostram ‘o melhor prefeito da história de Cáceres’. Na semana passada, um dos seus consultores deu uma escorregada e demonstrou que Francis, apesar dos oito anos na gestão de Cáceres, sabe muito pouco de política. Postaram e distribuíram um artigo refinado sobre a movimentação política na Câmara Federal. Eu e os que entendem um pouquinho de política e conhece o ‘paixão em administrar’, não hora sacamos que pela qualidade do texto, não foi da lavra do ex-prefeito que já confidenciou a uma fonte que não domina o português.
 
Não vai
 
Semana passada o jornalista Romilson Dourado do RDNEWS publicou uma nota sobre um concurso na Câmara de vereadores de Cáceres. Ele cometeu um equívoco e como sou seu parceiro embarquei na furada. Retifiquei, mas continuo com o meu posicionamento de que meu amigo de infância que carinhosamente apelidamos de ‘Domingos tristeza’, não tem perfil para ser gestor. Em plena crise econômica gerada pela pandemia, insiste em construir uma sede nova para Câmara. Além disso, vai terminar mais um mandato como presidente e não vai dar conta de ajustar a mídia  legal do poder legislativo. O contrato feito este ano foi suspenso sob suspeita de irregularidade.
 
Deputados
 
Cáceres poderá ganhar dois deputados estaduais nos próximos dias. O PV, com medo de não ter legenda para eleger deputados estaduais no ano que vem quer fazer um rodizio para turbinar a candidatura do ex-prefeito Túlio Fontes. O outro assento na Assembleia Legislativo pode ser definitivo. É que o deputado Carlos Avalone(PSDB), cassado por compra de voto, entrou com um último recurso no TSE. Como a corte não tem tradição de mudar decisão colegiada, é uma questão tempo. Para mim, a vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSC), que é a primeira suplente já pode começar a procurar apartamento para lugar em Cuiabá. Com a renúncia dela, o policial civil e ex-vereador Rosinei Neves (PSC), voltará à Câmara.
 
Futuro
 
Se Túlio e Valdeniria virarem deputados e Francis Maris (PSDB) e doutor Leonardo SD), forem concorre a estadual para não correrem o risco de ficar sem mandato, quero ver qual vereador e ex-candidatos a prefeito que terão coragem de gastar dinheiro para tomar uma taca no ano que vem em Cáceres. Mal e porcamente vão servir para serem candidatos a deputado federal para servirem de escada em seus partidos. E ainda vão ganhar a antipatia do eleitor cacerense que odeia candidatos que entram na disputa só para atrapalhar a eleição de quem tem mais chance.
 
Rua
 
Fonte próxima a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), revelou a Coluna que a ‘amiga veia’ já colocou três secretários ‘na alça de mira’. Jerônimo Gonçalves (Planejamento), Wilson Kishi (Administração) e Vilson Sato (Agricultura). Segundo a fonte, os três fazem política para eles e não para a gestão. Os três têm que pegar umas aulas com o secretário de Obras, Wesley Souza, que chama a prefeita para ver todas as ações da sua pasta.
 
Eficiente
 
Algumas pessoas tem dito que a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), está apenas dando continuidade no trabalho do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Parcialmente, têm razão. Isso foi slogan da campanha, manter o que estava bom e melhorar. Por exemplo, enquanto Francis discursava a informatização da prefeitura, sem efeitos práticos para os cidadãos, a Eliene deu acesso ao ITBI Digital e está levando para o celular das pessoas vários serviços. Ou seja, quem quer fazer, faz.
 
Hospital São Luiz
 
Hoje, na entrevista que deu ao jornais Luizmar Faquini, na Rádio Difusora, o vereador Cézare Pastorello (SD) falou uma verdade que poucos queria ouvir. O Hospital São Luiz não é um Hospital Público, é de iniciativa privada e que, dentre outros serviços que prestam a convênios e particulares, atende o SUS. Não há possibilidade do Estado assumir o Hospital São Luiz, tanto é que nem o MP requereu isso. Ou seja, para dar atendimento à população, os serviços que o HSL presta precisam ser absorvidos pelo Estado e Prefeitura.
 
Liderança
 
Por falar em Pastorello, a pressão sobre a retirada dele como líder de governo continua grande. Rubens Macedo (PTB) tem batido duro nos secretários, dizendo que na hora que o líder tiver que escolher entre os servidores e a prefeita, vai escolher os servidores. Inclusive, três secretários concordam com o decano parlamentar. São três secretários que estão fazendo mais política do que trabalhando na administração e não estão se sentindo obrigados a acompanhar o projeto político da prefeita. A ideia deles é rifar o apoio no ano que vem.
 
Baía de Cáceres
 
Alguns vereadores estão disputando a tapa, quase literalmente, a atuação sobre a desobstrução da Baía Comprida para dar vazão de água nas baias que passam pelo perímetro urbano de Cáceres. Desde quando esta última passou a receber às águas pluviais do residencial Dom Máximo o mal cheiro ali só se agravou. Com a possibilidade da desobstrução ser feita, vários vereadores querem ser pais da criança. Como se não tivesse outras coisas na cidade para fazer.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 04.08.2021 às 16:31

    Esse tal bambambã, vereador Pastorello, e os seus demais seguidores, só poderão estarem sofrendo da síndrome do sulipsismo do disbusulamento.

  • por Marta, em 04.08.2021 às 09:28

    Como tem nego puxa saco de homens em Cáceres Ne pastor Hélio rs......poderia substituir o papagaio de pirata..fala bonito e não faz absolutamente nada mas tem um monte de baba ovo

  • por William Joh, em 03.08.2021 às 15:23

    O ciúme dos incompetentes com o Cezare é o melhor. Ashuashaashuas. O mano é bom, não tem jeito. A prefeita tem que grudar é nele, tá ligado? Dai ela vai longe. Esses daí que reclamam tem recalque, só.

  • por Servidora Pública Municipal, em 03.08.2021 às 12:39

    Nunca mais em vida voto no Túlio ,além de transformar a prefeitura em puxadinhos do PT ainda arrumou uma canja até para a mulher do Dasilva.

  • por Andreia, em 03.08.2021 às 09:57

    A prefeita está sendo complacente com a incompetência do Jerônimo. Não faz nada. Só enrola e aguarda o último dia do mês para pingar o gordo salário em sua conta. Prefeita que compromisso que é esse com esse homem? É dinheiro público jogado fora. Saudade do Francis que mandava incompetente embora.

  • por Cristiana Santos, em 02.08.2021 às 22:41

    ESSE VEREADOR CÉZARE NÃO AJUDA EM NADA A ELIENE, FALA BONITO E NÃO RESOLVE NADA, FOI ASSIM CONTRA O FRANCIS, NUNCA EMPLACOU UMA DENUNCIA E AGORA NÃO ACERTA UMA PRA AJUDAR A PREFEITA

  • por Paulo Gois da Fronteira, em 02.08.2021 às 22:38

    vejo uma Câmara de Vereadores sendo a pior da história, e infelizmente, 2024 tá longe, será anos improdutivos. Em relação aos nomes Francis e do Tulio, dois ex prefeitos que não fizeram nada para que a cidade tivesse um desenvolvimento que projetasse para o futuro, creio que Eliene vai ser pior do que eles. A economia padece. Cáceres tá perdendo já muitas pessoas para outras cidades.

  • por Paula Lima, em 02.08.2021 às 17:17

    Valdeniria como vereadora não tem um projeto de lei que virou lei que ajudou a sociedade de Cáceres! Já votei na Val, não voto mais, estou mais criteriosa. O povo esta esperto agora! E o Tulio Fontes, foi prefeito 2x e olha a cidade como esta, resultados de todos os ex, a cidade vive só em situações difíceis e a população sofrendo.

  • por Pe de pano, em 02.08.2021 às 15:17

    Ninguém pode negar que dos últimos 20 anos o Francis foi o melhor prefeito que teve! Jerônimo Gonçalves (Planejamento), Wilson Kishi (Administração) so vive na teta da prefeitura! ja passou da hora de sorta esse povo ruim de serviço! O secretário de Obras, Wesley Souza não podemos negar que está sendo o melhor secretario de obras que Cáceres ja teve. Povo ainda insiste nesse Tulio Fontes, pelo amor de Deus abra o olho povo.

  • por Enfermeiro instruído, em 02.08.2021 às 14:19

    Essa é a verdade que pouca gente quer ouvir mesmo. Hospital São Luiz é pura politicagem com os funcionários. Lá não é caso de vereador ou prefeitura, é caso de Ministério Público do Trabalho, ação coletiva e alcançar a Congregação Santa Catarina também, porque, pelo que eu sei, o Hospital não ficou nem um dia parado antes da pró-saúde começar a funcionar e manteve os funcionários. Ou seja, é sucessão mesmo.

Mais comentários
 
Sitevip Internet