Notícias / Direto da Fonte

12/07/2021 - 14:37

Descontentes

Por Da Redação

Duas nomeações na semana passada na gestão da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), aumentou ainda mais a insatisfação de alguns partidos aliados. A ida do candidato derrotado a vereador Paulo Narita para uma das coordenações da Secretaria de Assistência Social e a reativação da Secretaria Saneamento e Meio Ambiente para acomodar Júlio Parreira, ambos do partido da prefeita, rendeu críticas, inclusive públicas de lideranças, entre elas, do PROS. De acordo com as críticas, Eliene não está cumprindo acordo de pré-campanha que seria de governar junto com aliados e encheu a sua gestão de membros do seu partido e aliados de campanha que fizeram parte da gestão passada e até de pessoas que trabalharam para o candidato derrotado e adversário Paulo Donizete (PSDB). À Coluna, um dos críticos, que pediu para não ser identificado, afirmou que no ano que vem já será a vez de dar a resposta ao não cumprimento do acordo. Ele disse que Eliene vai ter que colocar o seu partido e todos o seu secretariado pessoal para sair na rua para pedir votos para seus candidatos na eleição do ano que vem. Analisei com muita calma as críticas e honestamente sou obrigado a concordar. Como diz o ditado, ‘ninguém é obrigado a prometer, mas se fizer, tem que cumprir’.
 
Cansou
 
O vereador Cézare Pastorello (SD) completou seis meses como líder da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) e entende que já deu a sua contribuição a ‘amiga véia’. Ele deve entregar a liderança nos próximos dias. Cézare disse que ainda não comunicou a decisão a prefeita, mas contou a Coluna que continuará apoiando a atual gestão. Com relação ao seu substituto, Cézare disse que dentro atual quadro da Câmara, o nome com melhor perfil é do veterano vereador Rubens Macedo (PTB). No começo da legislatura, o nome de Macedo também estava cotado para assumir a liderança.
 
Bravo
 
O contador da campanha da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), Enézio Mariano, que é filiado ao PROS, tem feito publicamente duras cobranças a gestora. Ele a acusa de calote financeiro e não cumprimento de acordo político. É o que digo sempre aqui: ‘dor de barriga não dá uma vez só. Ajoelhou, tem que rezar’.
 
Terceira via
 
Na sexta-feira, 9, participei do Encontro Estadual do PDT de Mato Grosso. La foi apresentada a estratégia para eleger deputados no ano que vem e colocadas as possibilidades de participação da legenda na disputa estadual. Na minha avaliação o PDT deverá estar na terceira via de centro esquerda que não apoiará a reeleição do governador Mauro Mendes (DEM) e o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em nível nacional, pelo que tenho visto, esta decisão também está sendo analisada. Creio que o PDT caminhará com os tradicionais partidos de esquerda. Cheguei a essa conclusão ao ouvir o discurso de um dos vice-presidentes nacionais do partido, Miguelina Vecchio que esteve no encontro. Em um discurso invejável, a socióloga não atacou o PT, mas disse que os erros do partido colocaram Bolsonaro no poder. Ela atestou que a vontade do presidente nacional do partido, Carlos Lupi formou maioria no partido ao não economizar críticas ao atual presidente da república. Miguelina contestou a pecha de que Bolsonaro é fascista. Para ela, o presidente é um ‘boco’, pois até para ser fascista precisa ter sanidade.
 
Desdém
 
Por falar no encontro estadual do PDT, no anterior, que também acompanhei, a maioria das grandes lideranças políticas de Mato Grosso estiveram presentes, inclusive o governador Mauro Mendes (DEM), que foi inclusive de muletas. Este ano, como o PDT colocou para fora o ‘bolsominio’, vice-governador Otaviano Pivetta, a maioria esmagadora sequer mandou representante. O único que apareceu foi o senador Wellington Fagundes (PL), desesperado porque perdeu sua base política e precisa pegar carona para continuar na vida pública.
 
SSPM
 
Após a divulgação de que a eleição para presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da prefeitura de Cáceres (SSPM), que acontece no ano que vem, seria polarizada entre Eliel da Rocha e Fábio Lourenço, ao menos mais dois nomes foram ventilados. Nilson Magalhães, que disputou a última eleição, e professora Geni do Vila Irene. O interesse deve ser pela ajuda de custo que é paga ao presidente porque do ponto de vista administrativo a entidade acumula dívidas e processos. Em média, nas últimas eleições do SSPM, cerca de 500 associados compareceram para votar. Na última disputa Fabio venceu Nilson com mais de cem votos de diferença.
 
Coco
 
Mesmo ele negando, nos bastidores políticos e nos corredores da Secretaria de Saúde da prefeitura de Cáceres, a maioria acredita que o vice-prefeito Odenilson José da Silva (Republicanos), realizou seu sonho de assumir indiretamente o comando da pasta com a saída do ex-secretário Sérgio Arruda (Podemos). Indicadores que confirmem essa tese não faltam. A atua secretária, Elis Fernanda, por exemplo, seria apadrinhada dele. Na semana, outra indicativo da influência do vice-prefeito teria sido a demissão do coordenador de regulação, Carlos Hamilton, último da equipe nomeada por Sérgio Arruda.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Renovação, em 24.07.2021 às 13:29

    Esses políticos que não se cuide, uma terceira via tá surgindo por aí, e tem pedigree, saudoso pai já foi prefeito, e por sinal, muito bom prefeito. Vai engolir todos politiqueiros.

  • por Indignada, em 17.07.2021 às 10:46

    Carlos Amilton exonerado do cargo de coordenador da Regulação? Absurdo. Essa exoneração tem cheiro vindo do Lions da Visão, não sei não em?? Tem caroço nesse angu aí. Desce a boca Carlos Amilton.

  • por Geni Oliveira Lemes, em 14.07.2021 às 18:59

    Só fazendo uma correção na matéria sobre a disputa do SSPM. Não coloquei meu nome para apreciação ou futura disputa à presidência do Sindicato, também não tenho nenhum interesse na verba de custo destinada ao presidente conforme pontuado, além de ser servidora pública, sou profissional liberal e não dependo desse recurso. Aliás, não sou favorável a ela, pois, no meu modo de ver, a referida verba deveria ser proporcional ao que o servidor ganha no serviço público municipal.

  • por Pablo Pizzatto Gameiro, em 13.07.2021 às 15:05

    Dr. Paulo Narita é, de longe, o melhor nome para a pasta. Boa pessoa, íntegro, preocupado e muito competente. Um colega que muito honra a advocacia! Eliene acertou na escolha, e tenho certeza de que ele muito contribuirá com o Município! Parabéns Paulo! Tem meu total apoio!

  • por lucas, em 13.07.2021 às 10:01

    Dr. Paulo Narita advogado sustentado pela mãe até hoje, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora coordenador de asistência social, parabéns prefeita Eliene vejo que sua gestão vai de vento em poupa, parabéns

  • por pe de pano, em 13.07.2021 às 07:26

    Como sempre Júlio Parreira não perde a teta! Paulo Narita na Secretaria de Assistência Social? o que ele entende? não é advogado sustentado pela mãe até hoje?? A filha do Velozo pediu votos e trabalhou na campanha do Paulo Donizete e agora esta na Prefeitura se achando pq o Pai trabalhou para Eliene e ela prometeu cargos! Cézare Pastorello ja viu no que vai dar a Prefeita e esta passando o Bastão para outro representar ela na câmara, o saudoso e ilustríssimo mamador de teta da Politica Rubens Macedo! Espero que o povo acorde e não vote no Mauro Mendes que só quer lascar com o povo MT!

  • por Ana Paula Gotardo, em 12.07.2021 às 23:25

    tenho diminuido a minha vinda a este site e consequentemente a esta coluna. Pelo nível, vejo que Cáceres continua pior do que antes. Enquanto ficarem dando importância a politica e não ao desenvolvimento privado, as migalhas são o que restam a todos os profissionais trabalhadores de Cáceres.

  • por Luverdense, em 12.07.2021 às 19:53

    Dia 21/06 no Tópico “Urgente”, o profeta articulista disse: “O vice-governador Otaviano Pivetta, brizolista, vai voltar para o nosso PDT e continuará como vice-governador e vai virar governador por dois anos.” Hoje 12/07 (21 dias após) diz que o “bolsominio” foi posto para fora do partido. Ele não saiu do partido ex officio, foi a pedido Gonzaga. E ele não pretende voltar porque não apoiará o cangaceiro para ficar em terceiro na casa dos 10% novamente (já pode pedir música no fantástico). Uma legenda que é órfã de um deputado estadual precisa muito mais que isso para sonhar com voos mais altos já que não terá proporcionais. Penso que o partido deve analisar se essa conjuntura nacional vai valer a pena, pois não terão capacidade de fazer nem estadual. O partido do encantador de jumentos também ficará com prefeituras daqui em diante. Anote aí.

  • por servidora, em 12.07.2021 às 16:44

    Alguém tem alguma dúvida? Quem comanda a Secretaria de Saúde é Odenilson, a secretaria Elis não passa de um carrinho de controle remoto. Exonerou toda a equipe que Sérgio Arruda montou. A saída da Carlos Amilton vai pegar mal para a prefeita. Escuta só.

 
Sitevip Internet