Notícias / Mato Grosso

12/07/2021 - 08:45

Conselho Estadual de Direitos Humanos tem nova composição e diversidade de representação

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
O Conselho Estadual de Direitos Humanos de Mato Grosso (CEDH-MT) realizou na última terça-feira (06/07), sua primeira reunião ordinária após a eleição.

Na reunião foi definida a composição da presidência do CEDH, que neste primeiro biênio se dará pela representação da sociedade civil.

A mesa é composta por presidente, vice-presidente e secretaria executiva.

A eleição para a composição do Conselho ocorreu no último dia 30 de junho com a presença de diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público estadual e federal.

Com essa representação garantimos a diversidade de pautas para a inclusão de múltiplos olhares.

A mesa diretora ficou assim definida: Inácio José Werner, Presidente; Renan Sotto Mayor, Vice-Presidente e Loyuá Ribeiro F. M. da Costa, Secretária Executiva.

Ao longo das últimas décadas diversas violações de direitos vêm desafiando a sociedade civil organizada no estado, sobretudo pela permanência de ações violentas no campo, em muitos casos, envolvendo agentes do Estado.

O CEDH terá entre as estratégias de trabalho a formação de comissões temáticas; estas comissões podem ser permanentes ou temporárias.

Preocupados com a permanência da violência institucionalizada no campo e sua recorrente impunidade, a primeira comissão temática criada terá justamente como foco de atuação estas violações.

Outras situações de violações, contra os direitos de migrantes, no sistema prisional, da liberdade de expressão, de povos indígenas, entre outros, serão acompanhadas por outras comissões e farão parte dos debates e ações do Conselho.


Composição atual do CEDH

Para a nova composição do Conselho, que é constituído por oito representações do poder público e oito da sociedade civil, foram eleitas as seguintes organizações: Associação Antonio Vieira (ASAV), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennes, Centro Pastoral para Migrantes, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquina, em 12.07.2021 às 15:41

    Sempre os mesmos lunaticos fanáticos por verbas públicas para apoiar os manos e defender os dimenor infrator.

  • por Pantaneiro Gado, em 12.07.2021 às 12:14

    Tudo figurinha carimbada: CUT, CNBB, UNE, PT, PISOL, CV, PCC. Já sabemos de cor como isto funciona (lavagem cerebral) e o que querem (dinheiro público).

  • por Antonio - Professor Aposentado, em 12.07.2021 às 09:17

    Isso é mais um braço direito das esquerdas caviar. Vai continuar sendo um falácia do nada que leva a lugar nenhum apenas para ganhar os votos dos incautos.

 
Sitevip Internet