Notícias / Mato Grosso

07/07/2021 - 08:34

Tragédia à vista: Pantanal começa a registrar incêndios

Por Caroline Rodrigues

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os produtores rurais do Pantanal Mato-grossense estão preocupados com um foco de incêndio registrado ontem na área dos indígenas Guatós.

O fogo começou por volta das 11h desta segunda-feira (5) e, às 17h, já havia consumido uma área de 2 km, conforme mostram as imagens de satélite.


O presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro do Guardiões do Pantanal, Raul Santos, explica que o combate ao fogo na região é complicado porque, como se trata de terra indígena, é necessária uma autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai) para os bombeiros entrarem no local. Até o final da tarde de ontem, eles não haviam conseguido o contato.

Segundo Júnior Íris, que é proprietário de uma área no entorno da reserva, a situação gera pânico na região devido ao cenário vivido no ano passado, quando os incêndios atingiram 2,1 milhões de hectares.

O medo é que as chamas se espalhem rapidamente, dificultando o combate por parte dos bombeiros, brigadistas e pantaneiros, que foram qualificados para o combate ao fogo.

Tanto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como o Corpo de Bombeiros, foram acionados e tentam fazer a intervenção na área, que todos anos tem registro de incêndio neste período.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet