Notícias / Economia

04/07/2021 - 11:09

Alta do gado no Brasil provoca contrabando da Bolívia

Por Cáceres Notícias

A Associação do Criadores de Mato Grosso (Acrimat) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) uma apuração sobre suposta entrada irregular de gado da Bolívia em Mato Grosso.
 
Os criadores de MT solicitam ainda estabelecimento de uma força tarefa com integrantes dos três órgãos, bem como a expansão da fiscalização volante na fronteira.

O documento foi encaminhado à presidente do Indea Emanuele Gonçalina de Almeida ao superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui.

A Acrimat solicita ainda que seja implementado um disque denúncia via 0800, bem como a fixação de cartazes em revendas, postos do Indea e sedes dos Sindicatos Rurais, alertando sobre a risco da comercialização de animais sem origem comprovada.

O superintendente do Mapa em Mato Grosso respondeu que o INDEA/MT apresentou dados com elementos relativos ao trânsito de animais bovinos ocorrido no estado, como elemento de criação de uma estratégia específica para a região.

“No entanto, é de conhecimento de todos a complexidade do assunto. Vários são os fatores que influenciam, de modo negativo, para que as orientações técnicas e as regras que nos asseguram o status sanitário, sejam transgredidas, o que dificultam consideravelmente que somente as ações de controle do INDEA/MT, sejam suficientes para coibir tais transgressões”, destaca o órgão no documento enviado à Acrimat.

Como conclusão, o Mapa entende pela necessidade do envolvimento de outros segmentos e pede à Acrimat apoio para que “alerte, com rigor, os pecuaristas para que ajam como sentinelas, e não permitam que indivíduos, alheios ao sistema, prejudiquem o desenvolvimento da pecuária de Mato Grosso”.
 
Apreensão

O diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, diz que a associação recebeu demanda oriunda dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Cáceres sobre a preocupação com o descaminho de gado que está entrando da Bolívia para Mato Grosso, em função da grande diferença de preço.

“Fizemos uma solicitação ao Indea e ao Mapa para reforçar a vigilância e esta semana já apreenderam e abateram dois lotes de animais. Recebemos resposta do Mapa à nossa solicitação, o qual em ação conjunta com o Indea e Gefron está agindo para evitar demais ocorrências desta natureza”, explica Manzi.

Contudo, para auxiliar os trabalhos dos órgãos competentes, a Acrimat pede a todos os produtores, principalmente os da região de fronteira, que denunciem qualquer movimentação suspeita.

“Essa é uma tarefa conjunta entre a polícia, os órgãos de defesa federal e estadual e principalmente os produtores, sobretudo os das regiões próximas a fronteira pois precisamos garantir nosso status sanitário. O Mato Grosso tem uma fronteira seca de mais de 740 quilômetros, e garantir nossa soberania é dever de todos”, conclui o diretor técnico da Acrimat.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ademilson, em 04.07.2021 às 12:40

    Temos que ter uma melhor integração nos produtos de importação e exportação no país vizinho e brigar forte pela redução da carga tributária. Ninguém aguenta tanto imposto. Temos que arrecadar pela quantidade ou seja aumenta o consumo e baixar o preço. de todos os produtos de bem e consumo.

 
Sitevip Internet