Notícias / Mato Grosso

01/07/2021 - 07:57

Indea encontra animais contrabandeados da Bolívia e bovinos são sacrificados na fronteira

Por Assessoria/Sedec/MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) informa que nessa terça-feira (29-06), durante fiscalização na região de Porto Esperidião, fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, foi abordado um veículo que entrou em território brasileiro transportando bovinos provenientes de uma fazenda boliviana, sem a documentação legal dos animais.

Durante a abordagem técnica foi constatado o contrabando de 17 bovinos, que foram submetidos ao sacrifício sanitário por falta de certificação em saúde animal e protocolo de comércio internacional. 
 
A medida tomada, de sacrifício sanitário, tem amparo legal que permite ao Indea, como órgão oficial, agir com celeridade, no sentido de proteger o patrimônio pecuário estadual, que ocupa o primeiro lugar no “ranking” nacional de bovinos de corte, com uma população bovina de 31 milhões de cabeças.
 
 
O Indea lembra ainda que movimentações dessa natureza colocam em risco à saúde animal praticada no território mato-grossense e, ignoram a legislação brasileira que respalda o “status sanitário” do país. Protocolos multidisciplinares esses que somam quatro décadas de esforço empreendido para tornar Mato Grosso referência internacional na saúde bovina.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por maria jose, em 01.07.2021 às 13:42

    Não vai muito longe e a região corre o risco que ressuscitar doenças que já estavam controladas....isso que foi pego e oque passa, principalmente a noite que não tem fiscais volantes.

  • por cacerense em busca de progresso, em 01.07.2021 às 09:57

    Porque o governo desativou as barreiras fixas do Indea, quantos já passaram

 
Sitevip Internet