Notícias / Direto da Fonte

28/06/2021 - 13:10

Unemat

Por Da Redação

A eleição para reitoria da Unemat é em 2022, e nos bastidores já há algumas movimentações, inclusive de candidaturas vindas de polos como Sinop e Tangará da Serra. Em Cáceres, dois nomes se colocaram para a disputa. O Vereador Leandro dos Santos (DEM) e o professor do Departamento de Matemática, Celso Fanaia.
 
PH
 
Ele voltou. O ex-deputado federal Pedro Henry, já está sendo sondado por articuladores do ex-presidente Lula (PT), para ser o principal coordenador da candidatura de Lula no ano que vem em Mato Grosso e na região de Cáceres. Para quem não se lembra, PH, quase virou ministro de Lula quando era cacique nacional do PP.
 
PSDB
 
O mundo é redondo e gira mais rápido que muita gente imagina. O colega Romilson Dourado fez neste final semana uma leitura perfeita do potencial político do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). Rico, mas sem grupo político e sem voto. Tem chance no máximo de se eleger a estadual. Romilson só não destacou o oportunismo de Francis. Exemplo disso é que ele quer concorrer junto com atual governador Mauro Mendes (DEM) porque sabe que o cara é imbatível. O problema é que se ficar no PSDB vai arrumar uma confusão com o vereador Marcos Ribeiro, sobrinho de Mané Português do Grupo Juba, que já foi convidado pelo diretório regional para ser o candidato da sigla em Cáceres. Marquinhos disse a Coluna que vai peitar Francis nessa parada.
 
Mais
 
Os caciques em Cuiabá descobriram uma coisa do ex-prefeito de Cáceres que os fizeram perderem o desejo inclusive de tê-lo como candidato a governador. Ele não coloca um real do bolso em campanha. Usa sua influência empresarial e política para pedir doações para suas campanhas e de seus apadrinhados. Vários me questionaram sobre isso. Eu disse que a prestação de contas dos oito anos de vida de vida púbica de Francis são públicas.
 
SSPM
 
A campanha para presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Cáceres (SSPM), a princípio será polarizada pelo guarda Eliel da Rocha e pelo motorista da Secretaria de Saúde, Fabio Lourenço, atual presidente da entidade. O confronto já acontece publicamente na mídia e nas redes sociais. O que os associados desconhecem é que por traz desta disputa há uma briga relacionada ao cancelamento de um plano de saúde de Eliel. O SSPM tem hoje 750 associados. A prefeitura de Cáceres tem mais de 2 mil servidores entre efetivos e contratados.
 
PV
 
Muita gente me pergunta porque eu me identifiquei politicamente com o ex-prefeito Tulio Fontes (PV), e não com as demais lideranças políticas de Cáceres. Simples: De Aloisio de Barros para frente só gente querendo se aproveitar da prefeitura. Quando retornei em 2004, descobri que a prefeitura de Cáceres estava sendo saqueada sem dó por paus rodados. Me identifiquei com um homem honesto de pai mãe e parteira e de palavra. No mês que vem haverá mais uma prova disso. O PV de Túlio Fontes será o primeiro partido a cumprir um acordo de pré-campanha e promoverá um rodizio entre os vereadores diplomados, eleitos suplentes. Palavra dada, palavra honrada. O cabelereiro José Carlos Pacheco de família tradicional tomara posse para defender as propostas de campanha. Desejo que ele tenho êxito e não se deixe ‘picar pela mosca azul’. Poder revela faces. Sucessos ao Pacheco. Que Fabiana Torquato e os demais também realizem o mesmo desejo.
 
Bomba relógio
 
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), que se prepare. Na semana passada fui na Secretaria de Saúde, conversei com efetivos e contratados e com políticos. O ‘pomo da discórdia’ da sua gestão será a Saúde. Sei quem é o pivô, suas intenções e já previa que seria. Quer saber quem é? Faz como os amigos que vão lá em casa cedinho tomar café com pão e manteiga. Eles sabem. Detalhe: Eu faço o café e dou a manteiga mas o visitante tem que levar o pão.
 
Alerta
 
Como já ocorreu na eleição passada, fica aqui o alerta aos assanhados, especialmente aos atuais vereadores, que querem ser candidatos a deputado estadual como escadinha para candidatos mais fortes de outras regiões. Celso Silva (Republicanos), Valter Zacarquim (PTB), Xinxarra (PPS), Eduardo Marques (PSD), Pastorello (SD) e Claudio Henrique (PSDB), acabaram comprometendo a eleição de Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB) e Tulio Fontes (PV). Zarcarquim, Xinxarra, Eduardo, Pastorello (SD) e Celso Silva (Republicanos) entenderam que foram induzidos a erro e contribuíram para Cáceres não eleger um deputado estadual. Vamos ver quais os ‘lombriguentos da atual legislatura da Câmara de Cáceres vão ser os usados desta vez.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por A UNEMAT não é só Cáceres, em 27.07.2021 às 18:13

    Sobre as Eleições da UNEMAT, qualquer nome que for lançado nessse momento é mera especulação e vem para conturbar o período de pandemia que a Instituição e todos nós estamos passando. Várias vezes o nome do professor Leandro dos Santos vem sendo apresentado nessa coluna. Qual a experiência de gestão universitária que o docente tem? Ele já foi coordenador de curso ou de Faculdade? Foi Coordenador de Campus ou trabalhou em algum cargo de gestão? Ele coloca-se como oposição, mais qual trabalho ele já realizou administrativo? A sua jornada na gestão da UNEMAT nem de perto passa pela do seu mentor político, o falecedo Prof. Adriano. Colocar o seu nome para uma eleição, nesse período, é um processo desagregante e de cunho pessoal. A UNEMAT já teve gestores desse perfil e até hoje estamos pagando pelo amadorismo deles. Quanto aos candidatos de outros campus, publique os nomes. Achar que o Reitor deve ser de Cáceres, em uma Universidade como a UNEMAT é um umbiguismo enorme e não porporciona o desenvolvimento que as outras 12 regiões precisam. A UNEMAT é uma só e juntos somos mais fortes

  • por Gh, em 29.06.2021 às 08:54

    UNEMAT precisa de administração Cacerense.

  • por Olho Vivo, em 29.06.2021 às 08:19

    Tenho observado esse “movimento” em torno do SSPM e algumas questões são intrigantes: 1 - Se há um colapso financeiro na instituição, provocado por uma gestão descuidada (ou incompetente intencional), que não conseguiu controlar o endividamento do servidor, e por consequência, produziu os alardeados ESTORNOS, pergunto: QUAL É VALOR DE ESTORNOS REMANESCENTES A SER PAGO PELO SERVIDOR? 2- Ou, para o caso de já ter recebido TODOS (ou a maioria) OS ESTORNOS, quais foram as providências adotas para garantir o pagamento dos credores (Unimed e Crosscard), considerando que já se passaram 2/3 da gestão Fabio Lourenço? 3- Esse desejo avassalador estar na diretoria do SSPM, seja por quem está PRESIDENTE, seja por quem está a cada três anos tentando entrar, demonstra só desejo de ajudar um próximo, ou seria uma espécie de RAPOSA cuidando da GALINHA DOS OVOS DE OURO? Há outras perguntas, más, por enquanto, estas são suficientes para o momento.

  • por pe de pano, em 29.06.2021 às 08:08

    Agora Pedro Henry vai se juntar ao Maior Ladrão de novo! Que dupla imbatível, o Maior ladrão do Pais com o Maior Ladrão da Região de Cáceres! e tem gente que ainda idolatra Pedrão Henry. Então Marcos Ribeiro que tem chance de ser eleito , Francis não? esse marquinho sera candidato de um mandato so e de vereador. Porque Os caciques em Cuiabá injetam tanto dinheiro nas campanhas no estado inteiro? será que esse dinheiro sai do bolso deles? bem suspeito rsrs.

  • por Juliano, em 29.06.2021 às 07:28

    A saúde está uma continuidade da gestão Francis, a prática impregnou em alguns funcionários e manteve, se não romper o elo não mudará em nada. Lá tem muito cacique pra pouco índio, pode ter mudado prefeito mas a forma dos “chefes” trabalharem não. Quem entrou pede direcionamento de quem estava. Onde está a caracteristica administrativa dessa gestão??

  • por Luverdense, em 28.06.2021 às 18:57

    E quem melhor pra coordenar uma campanha se não outro corrupto não é?? Quase ministro?? Um deputado que foi condenado pelo Supremo no processo do mensalão (leia-se dinheiro em troca de apoio político) a 7 anos e 2 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sem citar ainda a famosa Máfia das Sanguessugas, esquema de licitações irregulares para compra de ambulâncias. Quem seriam os articuladores?? Seriam as mesmas “fontes da coluna”? Arial ou Times New Roman?? Seria James incansável Cabral? Acir chequinho Montecchi? Não adianta só trazer um encantador de serpentes… Se for da turma da foice ou cutelo vai ser no primeiro turno Gonzaguinha.

  • por Ze pretinho, em 28.06.2021 às 18:35

    Gonzaga não sei o porque vc tem tanto ódio do Francis vc sempre tentando deruba ele políticamente ms pode ter certeza que ele é um forte candidato a deputado estadual ou federal . E vc já começou fazer campanha pra Tulio fontes é um cara bom ms pode ter certeza que não ganha . E quantos a quantidade de candidatos isso não importa se o candidato for bom as pessoas com certeza ira vota . Pode ter dez ou um candidato seu ñ agradar a população ñ ganha. Vc fala do Bolsonaro ms agi da mesma forma pensa o que fala é o correto.

  • por Gilberto, em 28.06.2021 às 17:32

    É aquele velho lance: os votos da maioria absoluta dos cacerenses o Francis tem. Tá eleito. Não! Cáceres não tem esses potencial sozinha....mas se alguém depender dos votos do cacerense pra completar o da cuiabania tá fudi...e esse o desespero.

  • por Cacerense em busca de progresso, em 28.06.2021 às 16:27

    Tenho certeza se o ex prefeito sair candidato será eleito, mesmo que os jornalistas não queiram

 
Sitevip Internet