Notícias / Cultura

12/06/2021 - 09:23

Em Live, escritor cacerense lança livro neste domingo

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
O livro As utopias e resistências de Pedro Casaldáliga: escritos escolhidos, que será lançado no próximo dia 13 de junho, é fruto do Edital Nascentes – SECEL/MT e traz elementos importantes para análise literária das obras de Pedro Casaldáliga e entrega ao leitor parte da produção do escritor que registrou a voz dos posseiros, indígenas, negros e todos àqueles que são explorados pela máquina do lucro e do poder.

Para o autor do livro, Edson Flávio Santos, doutor em estudos literários e pesquisador das obras de Dom Pedro Casaldáliga a obra tem um valor singular para o conhecimento acerca do bispo, pois apresenta registros históricos e poéticos da resistência e da utopia, não só do missionário catalão, mas de um povo do interior do estado de Mato Grosso, especificamente, da Região do Araguaia.

         A obra origina-se dos estudos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso, onde o autor cursou seu mestrado e doutorado. Além de um importante aporte teórico, a obra reúne poemas e textos sobre o bispo espanhol que nos deixou em 2020. Torna-se um trabalho de referência para professores, alunos e pesquisadores que desejam conhecer a poesia de Pedro Casaldáliga.

O livro, que já está sendo distribuído em diversas escolas, chega até professores, alunos e pesquisadores interessados em conhecer o bispo, seus poemas e um pouco da história da Prelazia de São Félix do Araguaia.
            Ao organizar o trabalho, o autor selecionou textos emblemáticos escritos pelo poeta-profeta como os versos
Malditas sejam
todas as cercas!
Malditas todas as
propriedades privadas
que nos privam
de viver e de amar!
Malditas sejam todas as leis,
amanhadas por umas poucas mãos
para ampararem cercas e bois
e fazer a Terra, escrava
e escravos os humanos! (CASALDÁLIGA, 1978, p. 193)

             A produção literária de Pedro Casaldáliga aliada a sua atuação na defesa dos valores e direitos dos seres humanos, operada, muitas vezes, na denúncia do desmatamento ilegal, expropriações de terra, bem como das situações de privação de uma parcela da população, funciona, até hoje, como chave para entender a realidade.

            As utopias e resistências de Pedro Casaldáliga: escritos escolhidos, é publicado pela Carlini & Caniato Editorial e o lançamento-virtual será dia 13/06/21, às 19h30, com transmissão pelo youtube e facebook nos links abaixo.

Canal do PPGEL- YouTube: https://youtu.be/yeEbboeVwXw
Página do livro no Facebook: https://fb.me/e/1hN2rVJB5

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet