Notícias / Cidade

10/06/2021 - 18:13 | Atualizado em 10/06/2021 - 18:25

Alunos saem em defesa de professora de Cáceres que protestou contra Bolsonaro

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Estudantes do terceiro ano do ensino médio do tradicional Colégio Imaculada Conceição em Cáceres divulgaram hoje, 10, um nota de repúdio aos ataques que a professora da turma, Loiane Curvo, vem sofrendo nas redes sociais após postar uma foto tomando vacina contra covid e protestando contra o presidente Jair Bolsonaro.

Leia a nota abaixo:
 
A turma da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição, vem a público manifestar o seu repúdio e indignação em relação as acusações, os linchamentos e xingamentos direcionados à docente da disciplina de Ciências dessa instituição, Loianne Curvo G. Belote e ao próprio Colégio supracitado.
 
Em primeiro lugar, gostaríamos de lembrar à toda sociedade de alguns conceitos extremamente importantes, mas que, hodiernamente, foram esquecidos ou não se tem dado o devido valor.

Segundo o dicionário o conceito de “Liberdade de Expressão” é: “apanágio da natureza racional do indivíduo e o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.”

Nesse segmento, a professora em questão está no seu direito de expressar a sua indignação perante a atual conjuntura vivida no Brasil. Nós reconhecemos as palavras por ela colocadas, porém temos o pleno conhecimento de que a postura assumida em um momento de extrema empolgação, não diz respeito à seu nível profissional e muito menos ao da escola, como proposto pelas injúrias apresentadas.
 
Em segundo plano, é válido destacar também o significado da palavra “Tolerância”, uma vez que esta é tão importante no contexto atual para o pleno desenvolvimento do país.

Dessa forma, a palavra tolerância tem como significado a “ação de tolerar, de aceitar ou suportar, com indulgência e clemência”, em outras palavras, a disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos. Nessa lógica, a falta de tolerância e empatia com a profissional e com a escola são inadmissíveis, estarrecedoras e inaceitáveis, o respeito é antes de tudo primordial e junto dele a tolerância deve prevalecer nas relações sociais.
 
Nesse sentido, os alunos da 3ª Série do EM do CIC repudiam veementemente todos os apontamentos desrespeitosos, antiéticos e imorais dirigidos à instituição educacional Colégio Imaculada Conceição e a sua docente Loianne Curvo G. Belote, posto que em uma sociedade democrática, como a que vivemos, qualquer forma de manifestação é cabível e é garantida fundamentalmente pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º inciso IV que diz respectivamente: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Portanto, conclui-se que todos os cidadãos podem e devem expressar suas opiniões e pensamentos sem que o Estado e qualquer outra pessoa os impeça disso.
 
Outrossim, é importante salientar que jamais o colégio incentivou qualquer tipo de discussão ideológica e político partidária dentro de seus aposentos, assim como nunca nenhum professor, funcionário ou colaborador levantou pautas e discussões de qualquer assunto relacionado à temática em questão.

Ademais, é indispensável destacar que todos os profissionais que trabalham no colégio são excepcionais e em nenhum momento usam ou usaram palavras de baixo calão para se referir à alguém dentro desse ambiente, mas pelo contrário, são invejavelmente respeitosos e compromissados com os seus afazeres, sempre prezando pelo respeito e amor ao próximo.
 
Da mesma forma, não somente as acusações feitas à escola são incabíveis à situação apresentada pelos acusadores, como também, é classificado como falta de interpretação, uma vez que em nenhum dado momento a professora fez o uso de uniforme de qualquer escola em que ela trabalha (haja vista que a docente não pertence somente a equipe do CIC). Similarmente, os ataques destinados à professora Loianne desrespeitam a sua integridade física, moral e afeta a sua imagem enquanto profissional e pessoa civil, sendo apropriado questões jurídicas.
 
Por fim, queremos prestar a nossa solidariedade e apoio à professora Loianne Curvo G. Belote, que por anos exerceu e exerce a sua profissão na instituição com extrema dedicação e compromisso com a educação, defendendo única e exclusivamente o seu maior amor, a Ciência e o que tudo dela deriva.

Queremos também prestar o nosso apoio ao Colégio Imaculada Conceição (CIC), que por 114 anos educa gerações e forma, cada vez mais, cidadãos críticos e que nunca se calam perante injustiças como a que está acontecendo agora, visto que um colégio de valores éticos e morais educa os seus alunos para a vida, para que estes respeitem e, de maneira digna, possam viver em comunidade.
 
Atenciosamente, 3° Série EM

Comentários

inserir comentário
46 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Welton Klauco Medeiro, em 16.06.2021 às 10:04

    Sinto - me honrado por o nobre jornalista vetar o meu comentário anterior: Também achei um absurdo certas palavras e ofensas feito por comentários anteriores, copiei os mesmos e inseri propositalmente.Dito isso : refaço o último parágrafo e ficarei grato se ele passar por sua moderação. Ofereça chá de erva cidreira ou capim santo ( muito comum nos lares das famílias cacerense) para acalmar essas alucinações coletivas que está afetando até à mente das pessoas que são profissionais da educação.

  • por Tamaris Florença, em 15.06.2021 às 08:31

    Parafraseando um escriba caviar: Livre-se das amarras nobre alunos.....Aula básica sobre o recorde histórico das administração petista no Brasil:Entre 2002 até a era Dilma. Penúltimo na qualidade da educação.Faltou pouco para ser o país líder mundial em piores índices do IDEB mundial. Campeão mundial em consumo de crack ,o lixo da cocaina. 60.000 assassinatos por ano. Uma verdadeira guerra civil urbana. Líder mundial em corrupção... sem comentários sobre o partido com toda sua cúpula presa. Treze milhões 13.000.000 de desempregados. Aí fica a dúvida: se há amarras ou o cara é um doente mental ou é canalha. Só mais pela teoria da doença mental.Visto que, esquerdiopatia não tem cura.

  • por Antonielli, em 14.06.2021 às 19:18

    Vamos ver qual vai ser a próxima nota de Repúdio desses esquerdistas caviar de Cáceres. A primeira foi de uma que inventou sequestro e mentiu para a delegacia de mulher. Ágora foi em favor de uma professora que usou palavras pouco recomendável para menores de oitenta anos..,,,Qual será a próxima ?

  • por Venâncio Ortiz Lara, em 14.06.2021 às 10:02

    Direito do aluno em ambiente escolar: O aluno tem direito de não sofrer intimidação sistemática .Lei número 13.185 de 06 de novembro de 2015 é lei 13.663 ,de 14 de maio de 2018. Também faz parte do direito do aluno as regência do artigo 29 do decreto número 9.579 de 22 de novembro de 2018 ,alicerçado também na Lei número 9.394 ,de 1996 e no artigo 53 e 58 do ECA. Senhores alunos, busquem sempre seus direitos baseado na Lei e nunca no Direito achado no alarido da rua em favor do nada que sempre leva ao fracasso sistematicamente da educação.

  • por Márcia Luiza, em 14.06.2021 às 09:21

    Bem que um pai poderia abrir um processo contra a escola por uso indevido do seu filho - Aluno. Ou todos são de maior idade. Não é turma que vivem pregando que aluno não pode nem rezar ou cantar o hino nacional antes de começar à aula. Mas pode ser usado por eles .

  • por pe de pano, em 13.06.2021 às 10:43

    Esse é o nível de professor que pessoas de alta classe pagam para ensinar os seus filhos! Todos devem ter direito de opinião , mais falar palavrão e faltar com respeito é algo que só acontece no brasil! E só acontece na internet pois duvido alguém ter essa coragem pessoalmente! Professores chegando a esse nível de baixaria e ofensas e ainda tem "Alunos" que defendem esse tipo. O futuro do brasil esta ai e já sabemos como irá ser.

  • por Marcos Arante Junior - professor aposentado, em 12.06.2021 às 08:34

    Que lindo o nível da educação! A professora manda a maior autoridade do país pra aquele lugar entre outros adjetivos pouco recomendável até em lugares de baixo meretrício e recebe parabéns desses malucos esquerdistas. Como é lindo a atitudes desses ignóbil com títulos superior .

  • por Kelly Cristiane, em 11.06.2021 às 20:50

    Nobre jornalista deste conceituado jornal. O meu comentário é estritamente aos fatos ,sem querer entrar no mérito ideológico de quem é contra ou a favor. Isso é opinião pessoal de cada um e mesmo discordando eu respeito mas o fato é quê : A professora usou termo inapropriados para expressar suas angustia ,também é evidente que o uso de alunos e da instituição para defender suas falta de decoro com a liturgia do cargo o fez cair cada vez mais no abismo das suas fraquezas emocionais .De nada adianta vir mil a favor usando os mesmos vocabulário agressivo e ofensivo que em nada ira mudar o quadro. Professor é ser humano e como tal erra e nesse caso o maior erro foi não reconhecer que errou. Protestar contra ou a favor é direito de todos mas usar certo tipo de palavra ou vocabulário para expressar isso é falta de educação mesmo. Simples assim .

  • por Francisco do Prado e Silva Junior, em 11.06.2021 às 17:04

    Parabéns CIC, por ter em seus quadros professores com a coragem de contestar e mostrar a "cara", parabéns aos alunos pela postura em defeaa de uma posição livre, sem amarras, parabéns professora Maritza pelo comentário, é dessa forma que podemos fortalecer um estado soberano, livre e compromissado com as futuras gerações.

  • por William, em 11.06.2021 às 15:49

    Escandalizam qdo uma Prof manda um presidente de merda tomar no c....? Vai tomar no c... mesmo! É um irresponsável, delinquente, genocida, assassino, q usa palavra de baixo calão todo dia. Só assim p q ele e quem o apoia entenda.

Mais comentários
 
Sitevip Internet