Notícias / Cultura

09/06/2021 - 09:39

Coletivo ensina a transformar lixo em arte durante workshop em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Você já se perguntou, por exemplo, o que é possível criar com o que descarta todos os dias? No final de um dia comum, cada habitante de Mato Grosso produz – em média – 1,024 quilos de lixo. Ao todo, o Estado gera cerca de três toneladas de resíduos nesse período.  
 
Muito além de mero refugo, o lixo que descartamos pode ser reaproveitado e virar matéria-prima para a arte: as sacolas de plástico podem virar figurino; garrafas pet, jornais, caixas de papelão ou revistas dão corpo a novas possibilidades. 
 
Proporcionar um diálogo sobre a realidade do descarte incorreto desses materiais é o objetivo do workshop 'Corpos Residuais', realizado pelo coletivo Spectrolab. A proposta é reunir artistas locais, recicladores e catadores de lixo em oficinas de criação artística. 

Depois de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Primavera do Leste é a vez de Cáceres sediar as oficinas. Os encontros serão realizados no sábado (12) e domingo (13). 

A matéria-prima utilizada será coletada nos municípios, incentivando uma campanha de arrecadação. Caso haja excedente, os resíduos serão encaminhados para a reciclagem. 
 
"Essa campanha de coleta pode ser um pontapé para que outras iniciativas sejam realizadas e também haja incentivo para o trabalho artístico envolvendo a reciclagem", propõe o coletivo. 

O projeto é realizado com recurso do edital MT Nascentes, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), através da Lei Aldir Blanc. 
 
Spectrolab 

O Coletivo Spectrolab é um laboratório de artes híbridas, que permeia estudos relacionados à performance, teatro, formas animadas, happenings, intervenções urbanas e artes visuais. 

O grupo é formado pelos artistas Douglas Peron, Elizabeth Othon, Millena Machado e Raquel Mützenberg. 
 
Entre outros trabalhos, o coletivo tem no currículo, "Maiêutica" – circulação nacional pelo Sesc Palco Giratório, 2018; "Resí(duo)" – Mostra Sesc de Cultura no Cariri, 2019 e o projeto "Reciclar Brincando",  no Programa Siminina, 2020 em Cuiabá. 

Maiores informações:

Site - https://www.spectrolab.art.br/
Instagram - https://www.instagram.com/spectrolabcena/
Facebook - https://www.facebook.com/spectrolabcena
E-mail - spectrolabcena@gmail.com 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ademilson, em 09.06.2021 às 13:53

    Ótimo projeto boas idéias .

 
Sitevip Internet