Notícias / Direto da Fonte

07/06/2021 - 14:35 | Atualizado em 07/06/2021 - 17:25

Concordo

Por Da Redação

Um fato que veio a público na semana passada serviu para me convencer de argumentos de ao menos cinco interlocutores políticos consultados pela Coluna, que me disseram que o governo da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), tem a cara do governo do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Eles me sustentaram que ela precisa fazer com que a atual gestão tenha a sua cara sob pena de não criar identidade própria. A prova de que a situação é nociva ao mandato da Eliene e de que uma mudança se faz necessário com urgência, foi um indicação aprovada por unanimidade na semana passada pela Câmara de Vereadores pedindo que a prefeita abra uma sindicância para apurar a conduta da coordenadora de contratos e convênios, que tem status de secretaria, Suely Maria de Oliveira, que por ter se negado a fornecer informações aos parlamentares sobre obras e os atendendo de forma grosseria. A denúncia da Câmara sé trouxe à tona um fato que é de conhecimento de todos que trabalham na sede da prefeitura. A apadrinhada do ex-deputado federal Ezequiel Fonseca, é conhecida no Centro Operacional (COC), por ser grossa, mal educada, mal humorado e soberba. A Coluna apurou que ela permaneceu com Francis e seguiu com Eliene por dois fatores. Entende do que faz e é baba ovo. Se Eliene tiver pulso para tirar Suely ela não terá prejuízos. Na Sicmatur está tendo o seu potencial desperdiçado um servidor de carreira que dá de dez a zero em Suely em termos de acompanhamento e execução de projetos. Além de que, é educado respeitado por todos na prefeitura.
 
Mais
 
E não é só Suely, dos herdeiros de Francis, que estão sendo alvos de críticas. Outro dia o vereador Luiz Landim (PV), se queixou da forma como foi tratado pelo secretário de Finanças Arnaldo Traldi, ao pedir resposta a um requerimento. De acordo com o vereador, ele não foi tratado como deveria sendo um representante do povo.  Arnaldo foi Controlador e um dos mais ferrenhos Francistas.
 
Subprefeito
 
Nos bastidores o pau também come solto em outro herdeiro de Francis. No caso, não discutem a competência do secretário de Obras Wesley de Sousa Lopes. A maioria das queixas que chegam a Coluna afirmam que ele montou uma prefeitura paralela, atendendo a vereadores e lideranças de bairros sem passar pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). A maioria dos críticos do secretário desconfiam que ele tomou gosto pela política e estaria pavimentando uma candidatura futura à vereador.
 
Herdeiros
 
Além de Suely, Arnaldo e Wesley, são remanescentes da gestão Francis, Luana Piovesan (Previ Cáceres), Vitor Miguel (Fazenda), Wilson Kishi (Administração), Maikon Oliveira (Procuradoria) e Herbert Dias (Assessoria Especial). Eliene bancou pessoalmente a permanência de todos alegando competência.
 
Base
 
Sem alarde, os petistas James Cabral e Rafael Costa reuniram-se com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) acenando com uma aproximação. No legislativo, a vereadora Mazeh Silva (PT), sempre foi coerente e votou a favor do município. Mas, a aproximação do partido pode beneficiar a cidade com emendas do deputado estadual Lúdio Cabral e da deputada federal Rosa Neide, ambos do PT. Também abre portas para a participação do partido na gestão municipal, onde a legenda tem ligação ideológica com a Educação e a Agricultura.
 
Coronavírus
 
A terceira onda da Covid já é uma realidade, e apesar do aumento do número de casos, a Secretaria de Saúde se estruturou para fazer a contenção. Os ventiladores mecânicos que estavam parados por falta de válvulas já estão funcionando, duas ambulâncias do tipo UTI já foram compradas e a Central Covid está sendo ampliada para 20 leitos, que vão funcionar dentro do Hospital São Luiz, mas com equipe do Município. A única coisa que falta é comunicação. É preciso nomear um porta voz para falar diariamente e a toda hora sobre a situação da pandemia e dar números oficiais. A prefeita não pode fazer essa função.
 
Bobão
 
Gente toda vez que vejo uma notícia de Takao Nakamoto (PRTB), aumenta a minha certeza de que ele tem um problema sério de personalidade. Na semana passada plantaram uma nota na Coluna de Romilson Dourado no RDNEWS afirmando que ele está conversando com MDB para se filiar para ser candidato a deputado estadual no ano que vem. O cara passou a campanha toda descendo a lenha na velha política e vai conversar com o MDB. Há, vai soldar barra de ferro.
                                                                                                                          
2022
 
Vem ganhando corpo a formação de um trio anti-francis para eleição do ano que vem para deputado estadual e federal. Depois de colar no deputado federal doutor Leonardo (SD), que que vai a reeleição, agora a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), passou a levar em atos públicos o ex-prefeito Túlio Fontes (PV). Ontem, 6, ambos foram prestigiar a posse de Jair Jante Fante como pároco da Paroquia de São Luiz. Só para lembrar, Eliene vem dizendo desde que se elegeu que vai apoiar os candidatos com reais chances de eleição. Já dá para ver uma dobradinha entre Túlio e Leonardo, mas para isso acontecer o ex-prefeito terá que se filiar ao PSB como deseja o presidente do partido deputado estadual Maxi Russi.
 
Erro
 
O ex-deputado federal Pedro Henry, quase virou ministro do governo federal e não foi ao acaso. O anestesista cacerense se tornou um dos mais hábeis políticos do Brasil. Um das coisas que aprendi com ele foi ‘não contar com o ovo no fiofó da galinha’. Explico: Pedro não fazia promessas e não lançava obras. Ele inaugurava, por isso virou uma lenda na região. Relembro este fato para fazer uma alerta a ‘amiga veia’, que modestamente ajudamos a eleger. Pelo amor de Deus, pare de fazer promessas de obras. Isso é um tiro no pé. No ano que vem você vai ter um exemplo do efeito nefasto disso se tiver que pedir votos para a campanha à reeleição do governador Mauro Mendes (DEM) se ele não entregar a pavimentação da MT 343 e a Escola Técnica Estadual. Será obrigada a subir no palanque de um governador que não executou uma única obra em Cáceres em quatro anos. O povo não quer e não aceita promessas eleitorais. Acorde!!!!
 
Aja
 
Ela precisa abandonar essa estratégia e partir para um gestão de coisas factíveis, como por exemplo, ações que gerem receita para o município e resultem em satisfação ao cidadão que quer ajudar a cidade. Uma ação simples e eficiente que precisa ser feita com urgência é o chamado REFISÃO. Retirar juros e correções e parcelar todos os débitos que os munícipes tem com a prefeitura em sessenta meses. Rasgo meu diploma de jornalista se ela não arrecadar no mínimo 30% do que já está praticamente perdido. Outra sugestão que dou para melhorar receita  é criar uma lei de encontro de contas. Abater dívidas de contribuintes que tem créditos com o município. E para fechar, criar uma Lei congelando por todo e qualquer tipo de aumento de imposto já existente. Manter apenas a correção monetária e perdas inflacionárias.
 
Equivoco
 
Na semana passada o vereador Flávio Negação (DEM), usou um veículo de um colega para dizer que eu não gosto dele, não o respeito como parlamentar e etc... Pessoalmente, não tenho nada contra ele, como não tenho nada contra o Lacerda do Aki (PRTB) e o Marcos Ribeiros (PSDB). As minhas críticas são políticas. E neste quesito, eu tenho posição, como todos que me acompanham há anos sabem. Defendo a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Critico a prefeita quando é necessário, como estou fazendo hoje, mas sou leal a ela enquanto ela for comigo. No caso de Negação e Marquinhos, eu sai em defesa da prefeita porque aprendi que não existe política em cima do muro. Ou você é situação ou é oposição. ‘Rir na frente e bater pelas costas’ é coisa de mal caráter. E mau caráter aqui neste espaço entra no bambu verde.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gerson Fermino, em 10.06.2021 às 00:38

    Nakamoto é como a foz do sangradouro na baia do malheiros

  • por Joed Luiz, em 08.06.2021 às 20:24

    Gonzaga faça-me o favor, com todo o respeito, que até então tenho por seu trabalho, esse povo do pt não companheiro, pelo amor de DEUS. Esse povo já teve no poder, e deu no que deu, não precisar nem falar. Aparelharam toda a máquina pública, principalmente as instituições de ensino, nas universidades não transmitem conhecimentos, as universidades foram transformadas em formadoras de ativistas, com baixo índice de conhecimento cientifico etc.etc.etc... Você falou do Takao Nakamoto, criticando-o sobre o desejo de se filiar ao mdb, enfatizando a velha política, mas ai você me vem com a turma do pt, companheiro, o que de novo esse pessoal tem?

  • por Vaca Rapps, em 08.06.2021 às 11:14

    Associar Educação e Agricultura com essa turma é o mesmo que nomear as raposas para cuidar do galinheiros. Como que tem gente que não fica nem vermelho de cinismo com uma ideia esdrúxula dessa.

  • por Andréia, em 08.06.2021 às 10:13

    Se o Herbert é sobrinho dela porque não denunciam por nepotismo? O sobrinho do Francis foi obrigado a ser exonerado por nepostismo. E olha que ele era competente. Agora o Herbert, muito fraco.

  • por Cesar, em 08.06.2021 às 09:19

    Temos que parar com essa picuinhas e lembrar que está vindo as eleição e cacete de novo um curralzinho eleitoral. Vergonha se unam e vamos fazer um deputado estadual e com a região fazer mas um deputado federal.

  • por Luverdense, em 07.06.2021 às 21:20

    “onde a legenda tem ligação ideológica com a Educação e a Agricultura.” Seria o famoso marxismo cultural (paulo freire) e a galera da foice do MST? Essa vergonha é no débito ou no crédito? Ainda tem quem caia nesse conto da carochinha?

  • por pe de pano, em 07.06.2021 às 19:47

    Vitor Miguel (Fazenda),e Herbert Dias (Assessoria Especial) que é sobrinho da Eliene são baba ovos dela! Porque Não cita os roubos do Pedro henry? enche a boca para falar que ele fez isso e aquilo e esqueceu de Dizer que assaltou o povo! Um bandido que infelizmente tem um monde de Burro que fala bem dele como se fosse o salvador da pátria, depois reclama que cáceres é essa bosta!

  • por Contribuinte contragido, em 07.06.2021 às 18:18

    Kkkkk, além dos citados acima outra que é bem mau educada, arrogante, grossa é a tal da Patrícia gerente de trânsito, precisa ver a soberba da funcionária que desde o probatório só causa problema por onde passa, mais pelo que falam nos corredores da prefeitura é que a mesma tem costas quente, bem guardada pelo secretário.

  • por Assunção, em 07.06.2021 às 16:52

    Flávio Negação tomando porrada de novo. Sossega Negação, volta pra Cuiabá.

  • por Celio Gimenez, em 07.06.2021 às 16:19

    Uma verdadeira NEGAÇÃO literalmente. Vereador de um mandato só. O povo não é mais besta. As redes sociais estão ai.

Mais comentários
 
Sitevip Internet