Notícias / Educação

03/06/2021 - 07:34

Escola Senador Mário Motta pode se tornar a primeira do interior do Estado de Mato Grosso a aderir o modelo Cívico-Militar em parceria com o Exército Brasileiro

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Pré selecionada pelo Governo do Estado para o Programa Federal Cívico-Militar (PECIM), uma parceria entre o Ministério da Educação, Ministério da Defesa e SEDUC/MT, a Escola Senador Mário Motta passará por uma Consulta Pública para aprovação da comunidade escolar.

Instituída  pelo Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, a  Escola  Cívico -Militar (ECIM) é um escola pública regular que se utiliza de um modelo de gestão de excelência compartilhada  nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, baseado nos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos  de  Bombeiros  Militares. A  gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares.

De acordo com a Portaria nº 1.071/MEC, de 24 de dezembro de 2020, o modelo de pactuação com o Governo de Mato Grosso é na modalidade de disponibilização de pessoal das Forças Armadas (Exército Brasileiro), em contrapartida, o Estado fará os investimentos necessários nas instalações e na infraestrutura para a adaptação das escolas regulares selecionadas para a implementação do modelo de ECIM, inclusive os uniformes escolares.

Ainda conforme a Portaria  1.071 do MEC, para ser selecionada a escola necessita atender  a requisitos como alunos em situação de vulnerabilidade social; desempenho abaixo da média estadual no IDEB; acima do número de 500 matrículas escolares; e,  possuir ensino fundamental (6º ao 9º ano) e/ou  ensino médio nos  turnos matutino e vespertino.

O PECIM segue a legislação como o Art. 205 da Constituição Federal;  a Lei nº 13.005/2014 – PNE; a   Base Nacional Comum Curricular; o  Estatuto da Criança e do Adolescente – Edição 2020 – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990; e, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9.393/96.
Destaque nas ECIM, as atividades extracurriculares são   estimuladas como forma de contribuir para o desenvolvimento da educação integral dos alunos. No currículo diversificado serão  desenvolvidos alguns projetos como o Valores, que estimula práticas desportivas  como o judô;  técnicas de redação; Educação Ambiental; Tecnologias (Espaço Maker); banda/fanfarra, danças, siriri e cururu e Educação Moral e Cívica.

Também  clubes de leitura, de matemática, de física, de química, robótica, oficina de artes e de teatro, banda e coral.

De acordo com o Edital de Convocação divulgado pela Gestão Escolar, a  votação será realizada de forma presencial no dia 09/06/2021 (quarta-feira), das 8:00 às 18:00 horas, na quadra poliesportiva da Escola Mário Motta, sem intervalo para almoço, e obedecerá todas as medidas de biossegurança.

Em Mato Grosso, na capital Cuiabá, a Escola Municipal  Cívico-Militar “Professora Maria Dimpina Lobo Duarte” apresentou melhoras na última avaliação do IDEB, e, na rede estadual,  a escolhida foi a Escola Estadual “Salim Felício”. Caso seja aprovada na Consulta Pública, a Escola Mário Motta será a terceira do Estado e a primeira do interior.

A proposta é implantar 216 ECIM em todo o país até 2023.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ronilce de Sá, em 05.06.2021 às 16:09

    Cáceres necessita não de 1 escola Cívico-militar, mas de 2 ou 3. O município se encontra entre os 100 mais pobres do Brasil, está em área de fronteira, alto índice de desemprego, famílias desestruturadas, crescente consumo de drogas, elevado casos de violência contra menores, entre outros problemas. Temos escolas com necessidade de boa estrutura, de segurança, de disciplina dos alunos, de maior participação dos pais, de investimento na formação dos professores e do pessoal de apoio, etc. A implementação do programa Cívico-militar com certeza trará muitos benefícios aos alunos, aos professores, aos pais e à toda sociedade. Falo por experiência de 10 anos em sala de aula.

  • por Maria Stefani Rocha, em 05.06.2021 às 08:18

    Escolas Estaduais sempre tivemos em Cáceres, , em alguns momentos elas atenderam bem a espectativa de qualidade , nós últimos anos seus coeficientes de aprendizagem , estão muito aquém do desejado. Que que surgiu a oportunidade de temos a Escola Cívico Militar, porque não implanta-la como escola piloto, pois sabemos que o índice de aprendizagem destas escolas sempre foram muito bons. Eu apoio e espero que os pais e alunos desta comunidade também abracem está opção. Vamos acompanhar e fazer avaliação do que vai estar sendo oferecido aos nossos jovens e adolescentes avaliando a qualidade do ensino ofertada.

  • por Marino, em 04.06.2021 às 13:16

    Porque não melhoras as escolas que tem pra que criar escola militar se já tem o exercito em Cáceres

  • por Zezão, em 03.06.2021 às 20:22

    Uai....O estado tem que investir para se tornar militar? Por que não investe na escola sem precisar se militarizar?

  • por Magaly, em 03.06.2021 às 13:47

    Será que os vereadores sabem/conhecem/ desconhecem ou se fazem de desentendidos sobre essa causa ...

 
Sitevip Internet