Notícias / Politica

18/05/2021 - 12:14

Pastorello propõe atestado de farmacêutico e fisioterapeutas para vacinação de obesos

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com o avanço da vacinação entre as pessoas com comorbidades, uma das grandes demandas é a de laudos e atestados médicos para comprovação dos fatores de risco. Um desses fatores é a Obesidade Severa, caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 40.

“O cálculo do IMC pode perfeitamente ser feito por vários profissionais da saúde, a partir da altura e peso do cidadão, que pode ser aferido na hora. É comum que pacientes de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes fiquem muito tempo sem ir ao médico, tomando a medicação de controle. Então, com esses atestados emitidos por farmacêuticos, por exemplo, fica desnecessária uma consulta médica apenas para isso.” Explica Pastorello.

Pastorello ainda informa que a intenção é facilitar e aumentar o acesso de pessoas à vacina.

“A intenção da vacinação é sempre atingir o maior número de pessoas possível, dentro de cada faixa. Ou seja, temos que fazer de tudo para facilitar. Quanto mais rápido imunizarmos nossa gente, mais seguro ficamos contra novas cepas e menos vamos gastar com tratamentos. Por isso a ideia de facilitar a vacinação”.

Em Cáceres já estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades com mais de 55 anos, e ainda nesta semana devem ser vacinadas as pessoas com mais 40 anos, com comorbidades.

Em relação ao cadastro, ele deve ser feito no site https://sistemacovid.com.br 

Veja a lista das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para a vacinação nesta fase:

Doenças Cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida
Cirrose hepática

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 19.05.2021 às 09:51

    A ideia é otima, só gostaria de saber como vão conseguir vacinas para tanta gente se a cada dia surgem novos grupos que são prioritários, nada disso seria necessário se tivessem elegido um politico comprometido com o eleitor.

  • por pe de pano, em 19.05.2021 às 07:22

    O que vai ter de pessoas usando má fé! Ja estão tentando pegar atestado com médicos e pedindo para por que a pessoa tem mil coisas apenas para vacinar. Isso teria que ser muito organizado e com médicos sérios.

  • por Vanessa Lima, em 18.05.2021 às 14:43

    Eu concordo com a ideia do vereador, eu penso que nós devamos procurar postos de saúde em medidas necessárias e urgentes. Imagina, várias pessoas indo a postos de saúde se pra essa finalidade? Em tempo de pandemia não podemos nos dar o luxo.

  • por Aline Laura, em 18.05.2021 às 14:30

    Muito bom, Cézare. Esperamos que a ideia seja aprovada, afinal, muitas pessoas não têm condições de pagar consulta médica e a procura no postos de saúde pode vir a ficar grande. Nesse momento de pandemia, tudo que pudermos fazer pra dinamizar o acesso rápido às pessoas será bem vindo.

  • por Marcos Silva, em 18.05.2021 às 14:12

    Excelente. Em algumas capitais já é assim. Há uma grande parcela da população que está em sobrepeso e a obesidade é um dos principais fatores de risco. Nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros também são outros profissionais que podem atestar isso.

  • por Josué Deluque, em 18.05.2021 às 13:19

    Pastorello queria saber o que ia ser dessa administração se não fosse você agora. Se não fosse você a gente ainda estava no escuro sempre saber de nada. Muito obrigado mesmo já tomei minha vacina e logo tudo vai voltar ao normal.

 
Sitevip Internet