Notícias / Politica

05/05/2021 - 17:06

Vereadora Iva apresenta indicações destinadas aos povos indígenas de Conquista

Por Luiz Oliveira

Assessoria

Vereadora Iva Okenaxokairo e professores da Missão Cristã Brasileira (Crédito: Assessoria)

Vereadora Iva Okenaxokairo e professores da Missão Cristã Brasileira

Com o objetivo de melhorar as condições de vida dos povos indígenas que vivem em aldeias do município de Conquista D´Oeste, em Mato Grosso, a Vereadora Iva Okenaxokairo, apresentou nesta terça-feira, 04, pedidos de ampliação e instalação de redes de energia elétrica e construção de poço artesiano.
 
Os pedidos beneficiam as aldeias Serra da Borda, Corgão, Figueira e kanachuê, onde vive o povo Nambikwara. Segundo a vereadora, houve um aumento de grupos familiares na Aldeia Indígena Serra da Borda, surgindo assim a demanda pela ampliação de estrutura de energia elétrica. Ainda segundo a vereadora, os pedidos de instalação de rede elétrica nas aldeias Kanachuê e Figueira e construção de poço artesiano na Aldeia Corgão tem o objetivo de prover melhor qualidade de vida aos habitantes locais.
 
As demandas surgiram a partir de reuniões realizadas pela vereadora e sua equipe com lideranças indígenas do município. "Fui eleita para representar principalmente os povos indígenas e sendo assim, apresentei hoje vários pedidos feitos pelos nossos parentes Nambikwara. Quero continuar em constante diálogo com todas as etnias do nosso município", justificou a vereadora.
 
Além dos pedidos da vereadora Iva Okenaxokairo aprovados por unanimidade, a Câmara Municipal apreciou e aprovou Projeto de Lei que "reconhece as atividades religiosas realizadas nos seus respectivos templos e fora deles, como atividade esencial em período de calamidade pública ou pandemia". O Projeto já tinha sido apresentado em sessão anterior, mas um pedido de vista adiou a votação da matéria.
 
A primeira sessão presencial do ano contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Ação Social, Noel de Souza, que ocupou a mesa de trabalhos da Câmara Municipal e anunciou a chegada de cartões do Programa Estadual Ser Família Emergencial, que deve contemplar 120 famílias do município de Conquista D´Oeste. Segundo o secretário, as famílias beneficiadas poderão adquirir gêneros alimentícios e de higiene pessoal no comércio local, a partir do próximo dia 08 de maio. Todos os beneficiados estão registrados no Cadastro Único (CadÚnico) e receberão R$ 150 durante o período de três meses.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet