Notícias / Cidade

04/05/2021 - 07:53

Balanço 4 meses: Eliene diz que ainda está ajustando a casa; que não teme CPI e que busca parcerias com governos para implementação de projetos

Por Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Em um balanço dos quatro primeiros meses de gestão, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), avalia que a pandemia do novo coronavirus tem impedido maiores ações. E, que ainda está ajustando a casa dentro um modelo de governança que vai ser eficiente nas tomadas de decisão. Afirma que não teme CPI por não estar fazendo nada que possa ser investigada. Diz que não irá iniciar ano letivo com aulas presenciais e que está buscando parcerias com governos federal e estadual para implementação de vários projetos.
 
E.N – Expressão Notícias. Sabe-se que a maioria dos novos prefeitos tem priorizado os trabalhos nas ações de prevenção e combate ao covid-19. Sabemos que em Cáceres a situação não é diferente. O que a senhora gostaria de destacar nessa luta?
 
Eliene – Devido a pandemia, as famílias do mundo todo estão sofrendo com as perdas de seus entes queridos. Essa é uma luta de todos nós. Pode ter uma certeza, vontade de vencer esse vírus nós temos e estamos fazendo de tudo para colocar as estruturas necessárias para atender a população. Diante de tudo isso, eu destaco a coragem e determinação dos médicos, dos enfermeiros, dos técnicos de enfermagem, enfim, de todos que estão na linha de frente para atender melhor os quem são atingidos pelo Covid-19. São verdadeiros heróis na luta para salvar vidas.
 
 E.N – A senhora tem sido questionada, inclusive, por alguns vereadores que defendem a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos da administração com esse trabalho. A senhora teme CPI, o que diz sobre isso?
 
Eliene – O momento é de unir forças e encontrar soluções para resolver questões de falta de leitos de enfermarias e Uti, equipamentos e profissionais na área da saúde para cobrir o atendimento pelo aumento de casos de pessoas positivadas. Eu não temo nada, até porque não fiz nada que pudesse ser investigada. Os recursos do Covid foram repassados na gestão passada. Este ano não recebemos recursos da covid. Não estou preocupada com CPI. Estou preocupada sim é de fazer de tudo para que o município possa oferecer uma saúde segura e de qualidade para a população. Desde que assumimos foram intensas reuniões para ampliamos os leitos de UTI. Infelizmente não depende somente da vontade da prefeita. O MP tem acompanhado todo processo. Neste período, colocamos a Central COVID para funcionar 24 horas, com semi leitos de enfermaria, adquirimos insumos, ampliamos a capacidade de oxigênio. Aderimos ao consórcio Conectar da federação nacional dos prefeitos para aquisição de vacinas.
 
  E.N – Um dos principais aliados de sua campanha, o médico Sérgio Arruda, deixou a administração. Existem comentários de que ele teria deixado a pasta descontente com os rumos da gestão. Isso procede?
 
Eliene – Desconheço os comentários. Como fiquei feliz quando o Sergio  disse-me que assumiria a pasta, fiquei triste quando entregou.  Aceitou o desafio de ser secretário neste momento de pandemia, foi corajoso e deu sua parcela de contribuição. Todos sabem o quanto a pasta da Saúde é complexa e difícil e essa pandemia acabou por dificultar o que pretendíamos fazer na saúde de Cáceres. Tenho certeza que o mesmo como médico será sempre parceiro do município.
 
 E.N – Em razão da administração priorizar as ações de combate a pandemia, outras acabam passando despercebidas. Por exemplo, a questão da Educação. A senhora pretende iniciar o ano letivo com aulas presenciais? Já tem uma programação sobre isso?
 
Eliene – Neste momento não temos como iniciar o ano letivo presencial, a situação ainda e muito crítica. Nossa cidade ainda está no grupo de risco considerado “Muito Alto”.  Precisamos estar em uma posição mais confortável de redução de casos e com o maior número de imunizados. Estamos preparando as Escolas para o retorno garantindo segurança para os nossos alunos e profissionais da Educação.
 
 E.N – Em uma entrevista coletiva, nos primeiros dias de seu mandato, a senhora falou sobre projeto de construção de novas casas populares; construção de novo espaço para feira livre, entre outros. Como estão esses projetos? 
 
Eliene- Desde que assumimos estamos em busca de parcerias com o Governo Federal e Estadual, através do programa casa verde amarela divulgado pelo Governo Federal, para tanto, pedimos apoio ao Deputado Leonardo. Tão importante como novas casas é dar continuidade ao programa de regularização fundiária. Sobre a Feira, dentro de alguns dias será realizado a licitação da reforma e construção de espaços adequados para nossa tradicional praça feira, graças ao deputado federal Dr. Leonardo que destinou emendas para esse fim, como também para construção de uma UBS tipo 4. Revitalização do cemitério; pavimentação da Av: Bandeirantes, reforma e revitalização do pórtico, reforma do Ginásio de Esporte Didi Profeta, do Geraldão, do espaço no entorno da rodoviária. Faremos na parte coberta do córrego do sangradouro uma Pista de caminhada sinalizada, iluminada. Em parceria com o Governo do Estado vamos construir uma Escola modelo no residencial universitário, reformar e construir 32 pontes de concreto nas estradas vicinais. Melhorar e ampliar a capacidade de rede de água para atender os bairros que sofrem com escassez de água. Implantar a coleta seletiva. Se Deus permitir, faremos uma gestão voltada para a necessidades da nossa gente.
 
E.N Ainda em relação a obras. Moradores de vários bairros reclamam das ruas esburacadas. Existe alguma previsão de operação tapa-buracos para sanear esse problema? 
 
Eliene – Essas reclamações são pontuais. Os trabalhos na Secretaria de Infraestrutura não pararam e estão sendo feitos com qualidade e dentro das possibilidades sazonais. O trabalho de limpeza nos bairros está acontecendo, não podemos esquecer que o nosso município possui uma extensa área rural, que precisa também de nossa atenção. Temos também um plano de recapeamento e manutenção das principais avenidas.  Os distritos do Caramujo e Nova Cáceres (antiga Sadia) estão com a passagem urbana iluminada, oferecendo mais segurança a todos. Poderia aqui citar várias outras obras realizadas, como recuperação de várias pontes de madeiras, patrolamento e encascalhamento das estradas vicinais, recapeamento de em trecho da Av. Getúlio Vargas.
 
  E.N – Um grupo de servidores lotados nas unidades de saúde reclama que, mesmo sendo um direito assegurado, a administração não paga à eles o adicional de insalubridade. O que a senhora diz sobre isso?
 
Eliene – Isso é uma situação que vem ocorrendo há várias administrações, desde 1997 quando entrou em vigor o Estatuto do Servidor. Estamos aprofundando nos estudos de impacto para implementar os adicionais de insalubridade a todos que tenham direito, e não somente aos que recorrem à justiça. Mas o objetivo é maior ainda. Está em construção uma grande Reforma Administrativa que vai tornar a máquina pública mais eficiente e uma equipe de servidores com auto estima elevados e imbuídos no mesmo propósito que é servir o cidadão com respeito e dignidade.
 
  E.N – Sabe-se que a relação harmoniosa entre os poderes, principalmente, entre Executivo e Legislativo geralmente facilita o desenvolvimento para o desenvolvimento do município. Isso está ocorrendo em Cáceres?
 
Eliene – A relação com os vereadores é e sempre será harmoniosa e de muito respeito. Cada poder cumprindo com suas obrigações e limitações. Princípios básicos para o funcionamento da democracia. A grande maioria tem buscado ajuda e parceria nas ações do município.
 
 E.N – Qual o balanço a senhora faz dos quatro primeiros meses de sua gestão. Temos mais que comemorar ou lamentar?
 
Eliene – Os quatro primeiros meses significa apenas 12% do mandato. Estamos ainda ajustando a casa dentro da nossa metodologia de gestão, com um modelo de governança que vai ser eficiente nas tomadas de decisão. A implementação disso tudo está sendo feita gradativamente e o resultado vai aparecer em breve. Tirando a questão da pandemia, que foge do controle de qualquer gestão, penso que a avaliação é positiva.
 
  E.N – Qual mensagem você deixa para a população Cacerense neste momento de incerteza frente a essa pandemia?
 
Eliene – Dizer que estamos vivendo uma guerra sem precedente na história atual da nossa saúde, frente a essa pandemia. Peço a todos que nos ajudem fazendo a sua parte. Meu reconhecimento aos profissionais de saúde que tem trabalhado arduamente no combate ao covid 19. As famílias enlutadas, deixo minha solidariedade e sentimento pelas perdas. Acredito e tenho esperança de dias melhores.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet