Notícias / Politica

09/04/2021 - 10:01

Franco Valério quer que governo estenda auxílio emergencial à micro e pequenas empresas afetadas por medidas restritivas

Por Expressão Notícias

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Ampliação do Auxílio Emergencial a centenas de micros e pequenas empresas mato-grossenses, atingidas pelas medidas restritivas, impostas pelos governos estadual e municipal, como o toque de recolher e agora o mini-lockdown. A referida proposta do vereador, Franco Valério (Pros), será apresentada na sessão da próxima segunda-feira (12/04) na Câmara Municipal.

       A indicação, de acordo com o autor, será endereçada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi e ao governador Mauro Mendes, para que “na medida do possível” implantem a extensão do auxílio a micro e pequenas empresas que estão à beira da falência em razão das medidas restritivas, impostas em razão da pandemia do novo coronavirus.

      “Verificamos que muitos pequenos empresários de nosso município passam por uma crise econômica séria e sem precedentes, não tendo sequer como se manter, e, também manter os empregados neste período de pandemia e fechamento obrigatório do comércio” justifica.

      Franco Valério observa ainda que “ é público e notório que o Governo Federal ajudou financeiramente vários bancos e grandes empresas de nosso país, com cerca de 1,2 trilhão de reais, porém, não houve a mesma ajuda as pequenas e microempresas, que são a maioria, e, passam por um momento difícil neste primeiro semestre de 2021, o que poderá agravar ainda mais no segundo semestre”.

Veja a baixo a íntegra da indicação 

   Autor: Ver. Franco Valério –  Partido: PROS
        “Indicação endereçada ao Excelentíssimo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso Deputado Estadual Max Russi e ao Excelentíssimo Governador do Estado de Mato Grosso Mauro Mendes para que, na medida do possível, implementem um Auxílio Emergencial para as micro e pequenas empresas atingidas por medidas como o toque de recolher e o fechamento obrigatório do comércio não essencial, para o controle da disseminação do coronavírus – COVID19 em caráter de URGÊNCIA, URGENTÍSSIMA”.
 
Excelentíssimo Presidente,
        O Vereador FRANCO VALÉRIO CEBALHO DA CUNHA – PROS, nos termos regimentais, ouvido o Plenário, encaminha a presente Indicação endereçada ao Excelentíssimo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso Deputado Estadual Max Russi e ao Excelentíssimo Governador do Estado de Mato Grosso Mauro Mendes para que, na medida do possível, implementem um Auxílio Emergencial para as micro e pequenas empresas atingidas por medidas como o toque de recolher e o fechamento obrigatório do comércio não essencial, para o controle da disseminação do coronavírus – COVID19 em caráter de URGÊNCIA, URGENTÍSSIMA”.
JUSTIFICATIVA
Nobres colegas Vereadores,
       Verificamos que muitos pequenos empresários de nosso município passam por uma crise econômica séria e sem precedentes, não tendo sequer como se manter, e, também manter os empregados neste período de pandemia e fechamento obrigatório do comércio.
       O Governo Federal instituiu através da Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021, o Auxílio Emergencial 2021 para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19),
      Esse auxílio será pago em quatro parcelas mensais, a partir da data de publicação da Medida Provisória mencionada, no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) aos trabalhadores beneficiários do auxílio emergencial de que trata o art. 2º da Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020 e do auxílio emergencial residual de que trata a Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020, elegíveis no mês de dezembro de 2020.
 
      É público e notório que o Governo Federal ajudou financeiramente vários bancos e grandes empresas de nosso país, com cerca de 1,2 trilhão de reais, porém, não houve a mesma ajuda as pequenas e microempresas, que são a maioria, e, passam por um momento difícil neste primeiro semestre de 2021, o que poderá agravar ainda mais no segundo semestre. Vejamos a seguinte notícia:
      Esse auxílio emergencial às micro e pequenas empresas, é uma forma de criação de política direcionada para ajudar os pequenos empresários em dificuldades que já esperaram muito. Não queríamos estipular valores, porém, o Governador do Estado Mauro Mendes poderia estabelecer um piso mínimo para cada micro e pequena empresa, para o alívio econômico em 2021, que será pior que 2020.

      Embora esta Indicação esteja longe de ser perfeita, sabemos disso, mas com muita humildade temos que dar início a um diálogo com o Governador Mauro Mendes e também com a Assembleia Legislativa de nosso Estado, sabendo-se de antemão, que será uma forte ajuda para que as pequenas e micro empresas resistam à essa terrível tempestade pela qual estão passando.

     Certo em contar com o apoio de Vossas Excelências, para aprovação desta indicação, reiteramos protestos da mais elevada estima consideração e apreço.

Atenciosamente.
Sala das Sessões, 07 de abril de 2021.
FRANCO VALÉRIO CEBALHO DA CUNHA
Vereador

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Reginaldo Matias, em 10.04.2021 às 01:10

    Não importa o que seja. Falou a verdade. Se manda fechar tudo deveria bancar. Babaca mesmo é quem o hábito de chamar outro de Babaca apenas porque falou a verdade.

  • por pe de pano, em 09.04.2021 às 17:02

    Vai ajudar com qual valor? Varias empresas estão com dificuldades de pagar funcionário, luz, agua, internet, fornecedor etc...e tem uma conta alta mensal. O que o governo federal tinha que fazer é conseguir financiamento na caixa, banco do brasil com taxas de juros baixas e com prazo de 36/48 meses para pagar isso sim iria ajudar a ficar fechado 10/15/30 dias! Doar 1 salario mínimo por exemplo de auxilio não ajuda em nada!

  • por POR ALGUÉM, em 09.04.2021 às 15:43

    Se ele continuar sendo prestativo e solidário com os menos favorecido, ele vai ser sim futuramente deputado e senador. Nós precisamos politico assim que faz jus do salário que recebe. Parabens Franco valério continue trabalhando.

  • por SERGIO, em 09.04.2021 às 10:52

    Tem de avisar a esse babaca que ele é só vereador ele nao e deputado nem senado

 
Sitevip Internet