Notícias / Politica

08/04/2021 - 08:24

Para o SUS não perder 2,9 mil profissionais, Dr. Leonardo propõe prorrogação de contrato do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil

Por Jardel Arruda

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) apresentou projeto de lei que propõe a prorrogação dos contratos de profissionais que atuam nos programas Mais Médicos e Médios Pelo Brasil e estão diretamente envolvidos no combate à pandemia de Covid-19. A medida visa evitar que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofra um desabastecimento de 2.900 profissionais cujo contratos já foram aumentados emergencialmente por um ano e serão encerrados no final de abril.

"Propomos a prorrogação por mais três anos a vigência dos contratos de profissionais de saúde, desde que estejam com contrato vigente e comprovem a atuação no combate à pandemia. Essa é uma forma de garantir a atuação plena desses profissionais por um prazo razoável, até que a situação do sistema de saúde do país se normalize" afirmou o deputado.

O Ministério da Saúde publicou o Edital nº 6, que prorrogou excepcionalmente a permanência de médicos do 19º ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), contratados pelo Edital nº 5, de 11 de março de 2020. Isso estendeu o vínculo desses 2.900 profissionais até o final de abril de 2021.

Contudo, para evitar a necessidade desses editais e impedir um problema de falta de médicos no momento que o Brasil vive um estado de colapso da saúde pública e depende desses profissionais para garantir atendimento à população, o parlamentar propôs essa prorrogação por um período de três anos.

Conforme trecho do PL 1250/2021, os profissionais de saúde que atuam no Programa Mais Médicos da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, e no Programa Médicos pelo Brasil, da Lei nº 13.958, de 18 de dezembro de 2019, desde que com contrato vigente e comprovadamente atuando no combate à pandemia da Covid-19, terão seus contratos prorrogados por mais 3 (três) anos
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomtv

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maciel Gomes. Ex eleitor, em 09.04.2021 às 09:07

    Senhor Dito ! Como diz o ditado ,devemos agradecer as orações sempre. ...então fico extremamente grato. Não é rancor não amigo ,é uma realidade nua e crua. Esse senhor é o maior fiasco da história política de Cáceres e conseguiu superar o lendário senador Canelas. Que ao ser eleito tomou posse e mudou para o RJ e nunca mais colocou os pés aqui. .

  • por Jon, em 08.04.2021 às 16:56

    Leonardo !para com esse miguézinho fuleiro seu, aqui em Cáceres precisa de infraestrutura e saneamento básico , principalmente o asfaltamento nós bairros! Você tá na mira do povo cacerense.Sabe porque? Nós cacerenses temos conhecimento de Verbas Federais e o dinheiro não e pouco hein!Para com conversinha de saúde ,ano que vem tem eleição e já vá se preparando , porque carinha de simpático e médico bonzinho já não cola mais aqui em Cáceres.

  • por Dito, em 08.04.2021 às 15:29

    Maciel, quanto rancor é esse meu amigo. Passa numa igreja e faz uma oração para que todo esse ódio saia de dentro desse coração. Deus vai te ajudar a superar essa sua maldade.

  • por Maciel Gomes. Ex eleitor, em 08.04.2021 às 08:32

    Até parece que esse tonto é o ministro da saúde. Dá náusea ver esse fiasco de politico gastar com publicidade para auto promoção.

 
Sitevip Internet