Notícias / Mato Grosso

30/03/2021 - 07:35

Desembargadora atende o MPE e decreta quarentena em Caceres e mais 49 cidades

Por Diário de Cuiabá

Secom/TJ

 (Crédito: Secom/TJ)
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, determinou, na noite desta segunda-feira (29), a quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande, além de outras 48 cidades de Mato Grosso.

O lockdown é pelo prazo de dez dias, conforme decreto estadual que determina a adoção dessa medida em 50 cidades mato-grossense que têm risco muito alto de contaminação pelo coronavírus.

Maria Helena Póvoas aceitou pedido do Ministério Público Estadual de que as medidas fossem adotadas, considerando que o decreto asssinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) é impositivo, e não orientativo.
Dessa maneira, as cidades que têm nível de classificação “muito alto” são obrigadas a adotar as normas mais rígidas de isolamento, numa ação para tentar conter o avanço da pandemia.

Conforme o decreto, o comércio não essencial deve ser fechado em todas essas cidades por dez dias.
Já as atividades consideradas essenciais vão funcionar com restrições de público.

Entre os estabelecimentos considerados essenciais estão supermercados, postos de combustíveis (exceto conveniência) e farmácia.

Os prefeitos que não respeitarem a decisão judicial serão responsabilizados.

Em sua decisão, Maria Helena Póvoas observou que o decreto estadual do dia 25 passado, busca frear o avanço da Covid-19 no Estado.

No dia em que a ação foi proposta, na última sexta (26), taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas atingia os 97,24%.

“No enfrentamento de uma pandemia, não podem ser considerados isoladamente os interesses particulares deste ou daquele município, visto que o objetivo da imposição de medidas restritivas transcende os interesses locais, de forma que compete à municipalidade, se o caso, endurecer as medidas impostas pelo Governo Estadual, mas jamais afrouxá-las”, disse a desembargadora.

Confira a medidas adotadas em relação às cidades com nível de risco muito alto, em cuja classificação se insere Cuiabá:

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO, MODERADO e ALTO;
b) quarentena coletiva obrigatória no território do Município, por períodos de 10 (dez) dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente, podendo, inclusive, haver antecipação de feriados para referido período;
c) suspensão de aulas presenciais em creches, escolas e universidades.
d) controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais;
e) manutenção do funcionamento apenas dos serviços públicos e atividades essenciais;
§1º Atingida determinada classificação de risco, as medidas de restrição correspondentes devem ser aplicadas por, no mínimo, 10 (dez) dias, ainda que, neste período, ocorra o rebaixamento da classificação do Município.
§2º Os municípios contíguos devem adotar as medidas restritivas idênticas, correspondentes às aplicáveis aquele que tiver classificação de risco mais grave.
§3º Os Municípios poderão adotar medidas mais restritivas do que as contidas neste Decreto, desde que justificadas em dados concretos locais que demonstrem a necessidade de maior rigor para o controle da disseminação do novo coronavírus.
Art. 6º O funcionamento de parques públicos estaduais seguirá as restrições estabelecidas pelos Municípios em que se encontrem e, na ausência de normas a este respeito, poderão ser utilizados, desde que observado o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, ficando vedado o acesso sem o uso de máscara de proteção facial.

CIDADES - Além de Cuiabá, têm nível muito alto de contágio as seguintes cidades: Araguainha, Barão de Melgaço, Canabrava do Norte, Itanhangá, Jangada, Juscimeira, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu, São Pedro da Cipa, Torixoréu, União do Sul, Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Carlinda, Cláudia, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tapurah, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Oiramozodrac, em 30.03.2021 às 20:02

    Antonielli , que resposta nota 1000! Vc expressou a verdade verdadeira.

  • por Iran, em 30.03.2021 às 18:26

    Esse Antonielle só pode ser eleitoral do bozo, mais um arrependido e frustrado.

  • por Raphael Fanaia, em 30.03.2021 às 15:35

    Jlcacerense, para com essa conversinha fiada de que é fácil falar fecha tudo quando ao final do mês se tem dinheiro na conta. Em todas as situações da vida, sempre alguns serão prejudicados, outros nem tanto e outros não serão. E sobre a PEC proposta pelo governo federal prevendo o congelamento do salário dos servidores por 15 anos, acaso os comerciantes estão preocupados com isso? Creio que não. Agora pergunta se servidor público vai parar de trabalhar se isso for aprovado, é claro que não. À senhora Antoniele, que comentou sobre o PT. Por favor, seja mais inteligente. O fato de alguém criticar Bolsonaro não significa que a pessoa é a favor do Lula, se criticam o Lula, também não significa defesa ao Bolsonaro. Será que existem apenas essas duas figuras políticas no país? Realmente o país está na merda, mas é porque as pessoas não têm mais senso crítico, não têm respeito pelas opiniões contrárias às suas, não existe mais diálogo.

  • por Jlcacerense, em 30.03.2021 às 13:13

    Luciano vai esperando indenização mas, espera sentado se não você cansa. Esses 3 poderes legislativo, executivo e judiciário que temos, e diga-se de passagem haja imposto pra cobrir a folha do salário deles, não estão nem aí pra nós, se nós vamos ter dinheiro pra comer, beber e pagar nossas contas, falar fecha tudo é fácil o deles tá na conta no final do mês essa merreca de auxílio emergêncial que são poucos que irão receber.

  • por Antoniele fernandez Ferraz, em 30.03.2021 às 12:25

    Senhor Iran ,sabe porque o país chamado Brasil está nessa merda ! Porquê o seu ladrão preferido roubou o dinheiro dos brasileiros para dar para seus amiguinhos de esquerdas. Ao senhor apenas um conselho : comprem mais óleo de peroba para lustrar sua cara de pau vermelha.

  • por Iran, em 30.03.2021 às 08:36

    Sabe por que o seu comércio está fechado? Porque o seu presidente não comprou as vacinas necessárias! Reclame com ele, negacionista!

  • por Jota, em 30.03.2021 às 08:35

    Parabéns, medida correta. Os que estão achando ruim, vão a Brasília brigar com o presidente que não comprou as vacinas necessárias, inclusive rejeitou 70 milhões de doses em agosto, e continua a negar a letalidade do vírus. Parabéns TJ, é preciso preservar vidas, todos tem direito do atendimento hospitalar, e do jeito que está não temos!!! Aos negacionistas e apoiadores do presidente, continuem gritando mito, bando de irresponsáveis!

  • por Luciano, em 30.03.2021 às 07:48

    Título IV - DO CONTRATO INDIVIDUAL DO TRABALHO Capítulo V - DA RESCISÃO Fato do príncipe. Factum principis Art. 486 - No caso de paralisação, temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do Governo responsável.

 
Sitevip Internet