Notícias / Mato Grosso

23/03/2021 - 08:01

Com apoio de setores empresariais, governo manda fechar tudo a partir de sexta para conter transmissão de coronavírus

Por Jornal Oeste

Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres

 (Crédito: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres)
Mato Grosso terá um “superferiado” a partir desta sexta-feira (26) para tentar conter a proliferação do novo coronavírus.

Na noite de ontem, 22,  após reunião com os deputados estaduais, o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu que antecipará cinco feriados que, juntando com a 'Sexta-feira Santa' e dois finais de semana, darão 10 dias consecutivos de folgas, principalmente aos trabalhadores de serviços não essenciais. 

Ou seja, entre sexta-feira, dia 26, e domingo, dia 04 de abril, somente os serviços totalmente essenciais irão funcionar nas 141 cidades. As atividades normais voltarão somente no dia 05 de abril, uma segunda-feira.
 
De acordo com Mauro Mendes, serão antecipados os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios. "Estamos em uma situação muito delicada em todo o Brasil e em Mato Grosso. Triplicamos as UTIs em um ano, estamos fazendo todos os esforços para abrir mais, porém o sistema de saúde tem limite. Só com o reforço do distanciamento social poderemos frear a contaminação e as mortes", afirmou o governador.

OPERAÇÃO DE GUERRA
 
Em relação ao anúncio da última sexta-feira, Mauro decidiu não intercalar os feriados. Ainda deu um prazo para a população se preparar para o “superferiado”.

Porém, até o início do "feriadão", segue valendo o decreto que limita a atividade comercial e implanta o toque de recolher após às 21h00.

Com as definições na reunião, o Governo encaminhará o projeto de Lei antecipando os feriados para a Assembleia Legislativa.

A expectativa é de que ele seja votado hoje (23).

Na reunião, ficou decidido que, com a antecipação dos feriados, será reforçada as fiscalizações para evitar a circulação de pessoas.

Além de policiais nas ruas, devem ser instaladas barreiras nas entradas e saídas de cada cidade.

Patrulhamentos na zona rural também devem acontecer.

Prefeitos e deputados alertaram que a população pode se aglomerar em chácaras, rios e balneários. O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que o momento exige novas medidas diante do colapso da ocupação de UTIs e aumento do número de mortes. "Precisamos de medidas duras para impedir o contágio e desafogar o sistema. A situação está muito crítica", opinou.

Durante o final de semana, o governador se reuniu com os integrantes do Gabinete de Situação e expôs a necessidade de se adotar as medidas mais enérgicas. Para o procurador-geral de Justiça, promotor José Antônio Borges, o distanciamento social é a solução mais adequada, que tem sido adotada pela maioria dos países. 

"Desde o século XVIII, só existe uma solução para pandemia até chegar a vacina, que é o distanciamento social. É preciso reforçar o isolamento", mencionou. 

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior, pontuou a necessidade de toda a população colaborar com o isolamento. "É preciso maior consciência coletiva e fazer os feriados de forma corrida".

Também participaram das discussões a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho, além da Federação das Indústrias de Mato Grosso e da Famato.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Flávio Aurélio da Fonseca, em 24.03.2021 às 19:35

    Sentinela x9 caguetar no linguajar da bom dia pra cavalo ... marielle franco finada vereadora falou de mais deu bom dia pra cavalo.... cada um cuida da sua vida... com certeza q o vírus pode chegar até vc é questão d tempo .... quem joga praga paga com a mesma moeda ...

  • por Tibúrcio pantanal, em 23.03.2021 às 19:42

    Mandar fechar tudo é fácil para quem vive nas custas do dinheiro do governo...

  • por Sentinela, em 23.03.2021 às 17:15

    por Sentinela da fronteira, fechamento pode ate resolver, se tiver fiscalização rigorosa, com multas pesadas para quem insiste em não obedecer o decreto, pois vários mercadinhos de bairros estão vendendo bebidas o dia todo, fomentando assim as festas clandestinas, estou vendo a policia militar juntamente com fiscais da prefeitura passando só nos mercados grandes, enquanto que na periferia os mercados pequenos ate baixam suas portas mas, o proprietário fica sentado na frente do comércio e quando chega uma pessoa a venda é certa e na maioria das vezes sempre bebidas, que vão acabar nas aglomerações, vamos fiscalizar melhor prefeitura

  • por lucas sei d nada, em 23.03.2021 às 15:22

    Quando tem o famoso feriadao de carnaval nunca vi niguem reclamar ao contrario vão festeja e beber. Agora o pais chegando a triste marca de 300 mil mortes, com uti lotadas o numero de contaminados subindo cada vez mais ta na hora de seguir as medidas que outros pais fez o lockdown . em relacao a fome sabemos que infelizmente convivemos com ela Brasil nao e de hoje e o desemprego tb desde 2014 estamos com as taxa baixa cada vez mais com os numero de empregado. se a populacao continuar morrendo quem ira compra nos comercio ?

  • por Lel, em 23.03.2021 às 12:23

    Aos contras... não adianta "trabalhar", abrir leitos, utis, etc. Se não houver lockdow, ou mesmo lockdow disfarçado de feriadão, pois por mais que se abram mais leitos, mais pessias contaminadas estarão buscando atendimento, e, então acaba logo as vagas, com as restrições severas estaremos combatendo a proliferação do contagio e consequentemente, a busca de atendimentos hospitalares, senhores empresários, pelo amor de seus filhos e familiares, entendam, tenham um pouco de paciência, e ajudem, ninguém vai quebrar por 10 ou 15 dias fechados... dias melhores virão.

  • por EMANUEL SALVATORE, em 23.03.2021 às 11:09

    MUITA GENTE BRIGANDO E QUERENDO DEFENDER O SEU LADO, VCS AINDA NÃO ENTENDERÃO QUE CHEGAMOS EM UMA SITUAÇÃO QUE NINGUEM GANHA E NINGUEM PERDE, NENHUMA DECISÃO QUE FOR TOMADA AGRADARA OU RESOLVERA TODOS OS PROBLEMAS. OUTRA COISA, FARMACIA É COMERCIO! ELES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM A VIDA DE NINGUEM, SÓ QUEREM BATER METAS E EMPURRAR VITAMINAS NOS CLIENTES, SÓ PARA ALMENTAR AS VENDAS. PELO MENOS OS SERVIÇOS ESSENCIAIS TEM QUE REDUZIR SEU EFETIVO EM NO MININO 50%, EXCETO É CLARO HOSPITAIS, QUE IFELIZMENTE NÃO É POSSIVEL.

  • por Meme, em 23.03.2021 às 10:44

    As pessoas tem que ter consciência e ficar em casa não é para viajar, senão estaremos dando murro em ponto de faca, além disso outras providências devem ser tomadas, como mais respirador, mais UTI... Além disso muitas pessoas precisam de UTI porque quando descobre o acometimento nos pulmões já está com mais de 50% antes de fazer os testes o primordial seria um TC, vamos rever mudar nossas táticas gente

  • por penssa povo, em 23.03.2021 às 10:15

    tem que fechar tudo, tudo mesmo, permanecer somente farmácia e hospital so,.... Seria mais ou menos assim abastece a sua ks, que vai parar td. n adianta ficar ak ou ali aberto, pq mesmo sem necessidade o povo sai. fechando td n tem aonde o povo inventar de ir. será somente farmácia e hospital. mais os grandes empresários esta pensando na economia, sem saber que se n tiver a saúde ou ate mesmo morrer ai q n vai ter economia mesmo.

  • por joao, em 23.03.2021 às 10:00

    Se continuar nesse ritmo, pode abrir 1000 utis que não dará conta! Precisa de lockdown mesmo, 10 dias, sendo 4 uteis, não matará ninguém de fome e não fará nenhuma empresa quebrar.

  • por Luci, em 23.03.2021 às 09:24

    Uma pequena amostra do que é uma ditadura senhores! O Estado mostrando sua verdadeira face.

Mais comentários
 
Sitevip Internet