Notícias / Mato Grosso

20/03/2021 - 07:58

Mato Grosso antecipa feriados e terá nove dias de 'fecha tudo' em combate ao novo vírus

Por Welington Sabino

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Em reunião virtual realizada nesta tarde, o Governo do Estado descartou aplicar lockdown no Estado, mas antecipou três feriados para a próxima semana com início na quarta-feira (24) resultando em 5 dias de “fecha tudo”. A estratégia é evitar o avanço do contágio da Covid-19 e fazer com que haja um recuo na taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais públicos e privados.

A medida vale para os 141 municípios de Mato Grosso. Foram antecipados os feriados do Dia do Trabalhador (comemorado 1º de maio), dia do Servidor Público (28 de outubro) e os aniversários dos municípios para incluir como “feriados” os dias 24, 25 e 26 que serão somados ao sábado e domingo (27 e 28).

Na semana seguinte, quando terá a sexta-feira santa (2 de abril), também haverá antecipação de outro feriado que ainda não foi definido, para contabilizar mais 4 dias de fecha tudo, iniciando na quinta-feira e terminando no domingo.

A reunião foi conduzida pelo governador Mauro Mendes (DEM), que estava acompanhado do chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) com a participação do secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Luis Cláudio (PP), representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O deputado federal Emanuelzinho (PTB) também participou da reunião virtual bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE).

Mauro disse que espera que, ao final do período, espera que os números de infectados pela Covid-19 reduzam em todo Estado. "Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio", explicou o governador, que agradeceu o apoio de todas as entidades que participaram da reunião.

A medida ainda contou com apoio do setor produtivo. "O setor vai trabalhar para conscientizar os trabalhadores do setor, para que também cumpram o distanciamento social em família". "Estamos agradecidos por nos ouvir", disse o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Junior.

Veja como será funcionamento das atividades não essenciais a partir da próxima semana

• 22 e 23 (segunda e terça) - funcionamento de acordo com o decreto estadual
• 24, 25 e 26 (quarta, quinta e sexta) - feriados antecipados
• 27 e 28 (sábado e domingo) - funcionamento de acordo com decreto estadual

Semana seguinte

• 29, 30 e 31 (segunda, terça e quarta) - funcionamento de acordo com o decreto estadual
• 1º de abril (quinta) - feriado antecipado
• 2 de abril (sexta) - feriado da Sexta-Feira Santa

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mae de alunos, em 21.03.2021 às 22:26

    Antes era indignada e agora é anonimato. Tudo cometendo crimes virtuais com inalaçoes ou omissão. Visto que ,se sabem de tal inflação sanitária e não faz a denuncia na vigilância está prevaricando. .com mais crime. Só vai sossegar na hora que receberem uma intimação da delegacia contra crime virtuais. Diante dos agente da polícia Federal todo mundo passa a pensar no que fala ou escreve.

  • por Tibúrcio pantanal, em 20.03.2021 às 20:06

    A vacina está chegando em Mato Grosso de tartaruga ou de jegue...

  • por Anonimato, em 20.03.2021 às 19:24

    Tem que fechar as escolas particulares, gente!! Escola escondendo sobre contaminações, quando o protocolo diz que se há contaminação, as pessoas que tiveram contato precisam ser avisadas para fazerem o isolamento social. Falta de respeito e de amor pela vida dos próprios alunos e de seus familiares. Lucro acima de tudo e acima da vida dos próprios clientes.

 
Sitevip Internet