Notícias / Politica

05/03/2021 - 09:41 | Atualizado em 05/03/2021 - 09:50

Lúdio Cabral diz quer toque de recolher não resolve e que governo deve fechar tudo

Por Max Aguiar

Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto)
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) reforçou, mais uma vez, a necessidade de decretar quarentena obrigatória em todo o território de Mato Grosso, com restrição de funcionamento das atividades não essenciais, por pelo menos 14 dias, para reduzir as taxas de transmissão da covid-19. Lúdio argumentou que o toque de recolher decretado pelo governador nesta semana é insuficiente e inapropriado para conter a transmissão do coronavírus.
 

“O governador de Mato Grosso precisa, imediatamente, converter esse decreto de toque de recolher em um decreto de quarentena, por algumas razões. Primeiro: o vírus não circula só à noite, o vírus circula 24 horas por dia e é exatamente durante o dia que a população circula mais. Então o efeito do toque de recolher é muito pequeno. Segundo: toque de recolher tem um ranço autoritário, porque proíbe as pessoas de circularem em determinados horários. O direito de ir e vir tem que ser preservado. Além disso, o toque de recolher tem o efeito colateral de gerar aglomerações nos serviços essenciais, como aconteceu nesta semana em supermercados”, afirmou Lúdio.

Para frear a pandemia, Lúdio explicou que é necessário decretar uma quarentena que suspenda as atividades não essenciais e que permita que as atividades essenciais funcionem sem restrição de horário, para evitar aglomerações. Ele observou que a quarentena vai permitir que as pessoas que não trabalham nos serviços essenciais fiquem em casa, diferente do toque de recolher, que proíbe as pessoas de saírem às ruas em determinados horários. 

“Uma quarentena planejada e organizada vai reduzir a necessidade de as pessoas circularem. As atividades econômicas não essenciais precisam ser paralisadas, para que as pessoas tenham o direito de ficar em casa e se proteger do contágio. Para que elas não precisem entrar no ônibus, aglomerar, se expor, ficar em ambiente fechado, sem ventilação, expostas ao risco de adoecer. É o direito das pessoas não circularem que precisa ser assegurado por meio de uma quarentena”, explicou Lúdio.

A recomendação de quarentena foi feita por Lúdio ao governador em ofício no dia 21 de janeiro, quando Mato Grosso chegou a um platô elevado da segunda onda da pandemia, e reforçada no dia 26 de fevereiro. Lúdio vem monitorando a evolução da pandemia de covid-19 em Mato Grosso e fazendo projeções da tendência da curva epidêmica desde março de 2020, e alertou o governador por diversas sobre as medidas que deveriam ser tomadas. Em janeiro, Lúdio detectou a necessidade de quarentena, em função do alto número de casos novos e de óbitos, a possibilidades de variantes mais contagiosas do coronavírus circulando no estado e a lentidão na vacinação.

“Quarentena já, 24 horas por dia, com suspensão de atividades econômicas e serviços públicos não essenciais, para que as pessoas tenham o direito de ficar em casa e se proteger, preservado o direito de ir e vir. E os serviços essenciais têm que funcionar sem restrição de horário. O que não pode é ter aglomeração de forma alguma. É essa reivindicação que venho fazendo desde 21 de janeiro, quando os indicadores epidemiológicos da pandemia já desenhavam o quadro de colapso que estamos vivendo hoje”, afirmou Lúdio.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Servidor Público .Antonio Marcos Neves, em 06.03.2021 às 10:18

    Alguém sabe de um projeto desses oportunista em favor de Cáceres e regiões .Mas ano que vem tem vereadora e um monte de ONG trabalhando pra esses petista da capital. Sentar n cadeira e ligar o ar condicionado e esperar o final do mês e fácil.

  • por Vaca Rapps, em 05.03.2021 às 19:26

    Petista quando não está criando ONG pra desviar dinheiro público e defender bandidos ,estão defendendo a socialização da miséria com o povo que banca as suas regalias capitalista .

  • por Marionely, em 05.03.2021 às 19:23

    Pimenta no olho de outra pessoa é colírio!!!! Pergunte a esse demagogo se faz doação dos polpudos vencimentos para os desempregados?

  • por abel Donato Deluqui, em 05.03.2021 às 17:09

    Se tiver que aplicar o fechamento de tudo e não trabalharem nos moldes de antes tem que ser feito o seguinte: Todos os funcionários, incluindo servidores públicos em todos os Poderes, deverão ter seus vencimentos pagos pela metade e assim morrerão de fome juntamente com os trabalhadores da iniciativa privada. Assim seria feita uma justiça social e quase igualitária.

  • por Charles Rosa, em 05.03.2021 às 14:59

    FECHA TUDO MAS DA AUXILIO PRA TODOS PAIS DE FAMILHA PORQUE AS FAMILIAS PRECISAO DE ALIMENTOS SEM TRABALHO NAO HA ALIMENTO AI SIM EU CONCORDO

  • por Joaquim Pereira, em 05.03.2021 às 12:49

    Esquerdistas é tudo igual : torce para os brasileiro morrer de Covid ou de fome. O Raça infame esses oportunistas

  • por Maria Silva, em 05.03.2021 às 12:16

    Hipócritas! Fecham tudo mais o salário deles não abrem mão. Não podemos quebrar mais essa cidade, fiscalizem e punam quem descumprir as regras. Parem com essa moagem de Lockdown e vão correr atrás da vacina...

  • por Pantaneiro, em 05.03.2021 às 11:04

    É isso aí, e que todos os parlamentares incluindo o Santo Ludio abram mão dos seus vencimentos e outros penduricalhos e façam um fundo para bancar os pequenos comerciantes e autônomos durante o fechamento total. Vai Lúdio, prove que você não é hipócrita, porque pedir fechamento total com salário garantido é facil. Abra mão do seus vencimentos, incluindo os penduricalhos e eu passo a não desconfiar de você. Caso contrário não passa de mais um querendo tirar proveito político da pandemia.

  • por Jessé B. Luz, em 05.03.2021 às 10:59

    QUER QUE O POVO MORRA DE FOME seu emprego esta garantido por isto é que quer paralisar tudo por 14 dias. quanta hipocrisia!!!

  • por bn, em 05.03.2021 às 10:44

    OS SALÁRIOS DELES ESTARÁ LÁ NA CONTA FINAL DO MÊS, POR ELES PODERIA FICAR MAIS UM ANO.

Mais comentários
 
Sitevip Internet