Notícias / Politica

01/03/2021 - 10:02

Moretto reclama de tratamento dispensado a produtores

Por Rodrigo Costa

Marcos Lopes

 (Crédito: Marcos Lopes)
Após reunião realizada nesta sexta-feira (26) com o governador Mauro Mendes (DEM), o deputado estadual Valmir Moretto (PRB) anunciou que o governo pretende realizar um grande zoneamento ambiental abrangendo todo o Estado.
 
Na esteira da preservação das áreas ambientais, Valmir Moretto cita que a criação de novos zoneamentos por parte do executivo estadual visa pôr fim às indefinições acerca dos territórios que o Estado confisca dos produtores. Moretto também teceu críticas ao modo como os produtores são tratados pelo governo.  Para ele, o Estado, em hipótese alguma pode tomar a propriedade do produtor rural sem oferecer nenhuma contrapartida.
 
"Se o Estado quer ter entidades, se o Estado quer ter reservas, se o Estado quer ter parques, o Estado tem que comprar essas áreas, indenizar os produtores que criaram esses parques, zelar desses parques, pagar pra serem donos", diz o deputado.
 
Segundo o deputado, a proposta do governo é realizar um zoneamento que não traga mais prejuízos para os produtores rurais e que seja capaz de colaborar, conjuntamente, com a preservação do meio ambiente. "O produtor, hoje, ele é muito consciente da obrigação de fazer a permanência dessas situações [áreas de preservação]".
 
Questionado se a proposta de criação de áreas de zoneamentos contemplam as planícies alagadas do pantanal mato-grossense, o deputado estadual afirmou que já existem leis e restrições estabelecidas sobre a exploração do bioma e de áreas úmidas.
 
Contudo, Valmir Moretto afirma que as restrições que impedem utilização de áreas como o pantanal para plantação não significam, necessariamente, proibições e prossegue dizendo que é preciso de uma regulamentação de "como explorar as áreas restritas".

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet