Notícias / Politica

26/02/2021 - 08:53

Dr. Leonardo pede para Governo Federal reduzir importação de leite

Por Jardel Arruda

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT)  levou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a crise da cadeia leiteira, em especial para o produtor familiar de Mato Grosso, causada pela alta dos insumos básicos e queda do preço do litro do produto devido o aumento da importação, e cobrou do Governo Federal uma ação prática para diminuir a entrada de produto estrangeiro no Brasil. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), com o Secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes.

"Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde demais. E não vamos descansar enquanto os produtores de leite não forem atendidos, porque o que está em jogo é a viabilidade de toda produção leiteira por pequenos produtores no Brasil. Caso o preço do leite continue a cair, a economia das bacias leiteiras vai entrar em uma crise sem precedentes. O Governo Federal já ouviu outras vezes o clamor da população do campo e acredito que fará isso de novo", afirmou Dr. Leonardo.

De acordo com o parlamentar, que é Coordenador do Grupo de Trabalho de Alimentação e Saúde para o Centro Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o dólar alto tem aumentado o custo dos insumos básicos para produção de leite, como a ração que tem base na soja e o milho, e a importação vem aumentando desde 2020, pressionando para baixo o preço do litro do leite.

"Uma possível redução do preço pago por litro de leite pode inviabilizar a atividade do produtor de leite, que via de regra é um produtor familiar, com uma pequena propriedade, e parte fundamental na engrenagem econômica de pequenos municípios do interior do Brasil", explicou o deputado federal.

A demanda chegou ao parlamentar através do diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste/Lacbom), Mizael Barreto, e do diretor-vice-presidente Silvio Henrique, no início de fevereiro, em Araputanga, durante entrega de equipamentos do Governo Federal, com origem em emenda do ex-deputado Ezequiel Fonseca e destravados pelo deputado Dr. Leonardo.

Na ocasião, os representantes da Coopnoroeste/Lacbom explicaram o quanto a alta do dólar e o aumento das importações têm causado problemas para o setor e podem inviabilizar toda produção. O deputado Dr. Leonardo lembrou que já trabalhou, em 2020, para bloquear a importação de leite em pó da Austrália e garantiu empenho na pauta. "Os produtores da bacia leiteira podem saber que aqui tem um parlamentar que olha por você e que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida no campo", concluiu.

 
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio pantanal, em 26.02.2021 às 20:50

    Pede para o governo federal parar de exportar a carne bovina que só assim o preço da carne abaixa e o pobre volta a comer carne que daqui uns dias só vai dar pobre com anemia, pede para o governo federal parar de exportar a gasolina, o diesel e o etanol para que assim o preço dos combustíveis abaixam na bomba, o estrangeiro estão comprando os combustíveis baratos e nós patriotas brasileiros estamos pagando carooooooooooooooooo!!!!! Pronto falei... bolivianos compram gasolina nossa à 1.15$ e nós patriotas pagamos 5,10$...

 
Sitevip Internet