Notícias / Politica

24/02/2021 - 07:53

Sindacs consegue carta sindical após trabalho de Dr. Leonardo

Por Jardel Arruda

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Governo Federal emitiu Carta Sindical do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS-MT) do Estado de Mato Grosso, após trabalho de gestão do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e ACE, deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), a pedido da presidente sindical Dinorá Magalhães. O documento foi emitido Diário Oficial da União, na segunda-feira (22).

A Carta Sindical é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical, que permite ao sindicato a representação jurídica da categoria e a negociação coletiva. Para obter esse documento, é preciso cumprir formalidades exigidas pela lei e passar pelo crivo do Governo Federal.

A demanda foi levada pela presidente do Sindacs, Dinorá Magalhães, ao presidente da Frente em Defesa dos ACS e dos ACE desde o início de 2020 e desde então Dr. Leonardo vem estreitando diálogo com o Ministério da Economia sobre essa pauta. Foram várias reuniões, presenciais e virtuais, que culminaram, recentemente, na publicação do registro.

"O Sindacs é uma entidade histórica na defesa dos ACS em Mato Grosso e eu não poderia ficar sem a carta sindical, por isso me empenhei pessoalmente e dediquei minha equipe a este assunto. A carta sindical garante um novo nível para a representação da categoria, mas nosso trabalho não para por aí", afirmou Dr. Leonardo.  Ele também comemorou o apoio do senador Carlos Fávaro a causa. 


NOVO CBO - Ao mesmo tempo, o De. Leonardo também tem cobrado uma nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), específica para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias em nível técnico. Um acordo inicial garantiu a criação de uma especificação no CBO atual, garantindo o direito dos ACS e ACE serem reconhecidos como técnicos quando possuírem o curso e, quando aumentar o número de profissionais em nível técnico, criar um novo CBO exclusivo.
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Magalhães, em 24.02.2021 às 20:19

    Sinto vergonha alheia quando leio matéria das ações desse nobre Deputado. Tô até pensando em pedir pra ele agilizar mais chuvas no pantanal. Ou mais incidência de raios solares no cerrado.

 
Sitevip Internet