Notícias / Saúde

17/02/2021 - 08:31

Bloquinho 'Mamãe, eu quero tetê' anima mães e recém-nascidos no Hospital São Luiz

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nem o cancelamento do Carnaval foi capaz de impedir o desfile do bloquinho "Mamãe, eu quero tetê", formado pelos recém-nascidos do Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT).

Na semana em que se  comemora a data, a brincadeira tomou conta da maternidade do hospital, liderada pelas mães e colaboradores.
  
  
A ação, idealizada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da unidade, celebrou as festividades de Carnaval com o objetivo de trazer conforto emocional para as puérperas que estão com os seus bebês internados no São Luiz. O momento de lazer e de acolhimento proporcionou até fantasias de super-heróis e máscaras carnavalescas confeccionadas especialmente para a ocasião. 
  
Para Arlete Santiago, enfermeira e integrante do GTH, a ação também proporcionou, de forma lúdica, a orientação sobre a amamentação nessa fase da vida em relação aos pequenos.

"O
 
Carnaval é considerado umas das festas mais animadas em todas as regiões Brasil. Por isso, reunimos as famílias e fizemos o nosso próprio bloquinho de Carnaval. Aproveitamos esse momento para fortalecer os vínculos entre as mães e os bebês e, principalmente, para falar sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida", comenta.  

  
Toda a ação contou com os devidos cuidados na segurança, garantindo a higienização de todos os itens utilizados. 
  
Aleitamento materno 
  
O leite materno é o alimento mais completo, tanto do ponto de vista nutricional como emocional. Ele é fundamental para prevenir alergias e doenças infecciosas no bebê.

Também pode prevenir o câncer de mama e ovário na mãe e diminuir os riscos de diabetes.
 

No Brasil, a média de amamentação é de apenas 54 dias, quando o recomendado é de pelo menos até os dois anos de vida do bebê – qualquer desmame que ocorra antes desta idade é considerado precoce.

Os principais organismos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além do próprio Ministério da Saúde, recomendam que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.
  

  
De acordo com a pediatra neonatologista do HSL, Patrícia Grassani, para garantir todos esses benefícios, a mãe deve contar com o apoio de toda sociedade, principalmente, durante o atual período de pandemia. 
  
"Não há indícios de que o coronavírus seja transmitido por meio do leite materno, portanto, não contraindicamos a amamentação em casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Conhecemos o vínculo mãe-bebê na amamentação e sabemos a diferença que ele faz nos primeiros anos de vida", ressalta a pediatra. 
  
Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade é referência no atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Ginecologia e Pediatria, para 22 municípios da região Oeste do estado, e alguns municípios do país vizinho, a Bolívia, atendendo gestantes de alto risco encaminhadas pelos serviços municipais. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet