Notícias / Mato Grosso

16/02/2021 - 08:42

Cientistas alertam para fim do Pantanal 'como o conhecemos', após pior seca em 50 anos

Por Claudio Angelo

Iberê Périssé/Projeto Solos

 (Crédito: Iberê Périssé/Projeto Solos)
A seca que castigou o Pantanal entre 2019 e 2020 e armou o cenário para a pior temporada de queimadas da história do bioma foi a mais grave em 50 anos. E o mês de abril do ano passado foi o mais seco desde que as medições começaram no local, há 120 anos. A constatação é de um estudo inédito liderado pelo Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e pela Unesp, que será publicado na revista Frontiers in Water.

Os pesquisadores José Marengo, Ana Paula Cunha e seus colegas fizeram um raio-X climatológico da seca, analisando índices de precipitação e nível dos rios. Descobriram que o nível do rio Paraguai foi o mais baixo desde 1971 e a região como um todo recebeu entre 50% e 60% menos chuva do que o normal. Um dos índices de precipitação analisados foi o mais baixo da história.

A seca anormal tornou a região pantaneira excepcionalmente sensível a queimadas possivelmente feitas por produtores rurais para abrir novas áreas de pastagem, segundo investigação da Polícia Federal. No ano passado, esses fogos saíram do controle e 30% do Pantanal ardeu em chamas. Mais de 22 mil focos de incêndio foram detectados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – um número 76% maior do que em 2005, ano até então recordista na série histórica iniciada em 1988.

Segundo Marengo, é possível atribuir a seca em parte ao aquecimento anormal do Atlântico tropical, que impediu que os chamados “rios voadores” – a umidade reciclada pela Amazônia que é exportada para o sul da América do Sul – irrigassem as bacias do Paraguai e do rio da Prata. O mesmo fenômeno está por trás da temporada de furacões de 2020 no Caribe, uma das mais ativas em registro, e da seca que fez o norte da Argentina ter uma das piores temporadas de incêndios de sua história.

Um bloqueio atmosférico – uma área de pressão do ar muito alta sobre o Pantanal, que repeliu a entrada da umidade – se formou. “Nem a umidade da Amazônia pelo norte nem as frentes frias do Sul conseguiram chegar, e essa estabilidade sobre a região foi favorecida por um Atlântico subtropical Sul mais quente que o normal”, afirmo. Marengo disse que não é possível cravar a impressão digital da mudança climática nesse extremo, “mas também não posso dizer que não é”.

Uma coisa, porém, os cientistas afirmam: não fossem as mudanças intensas de uso da terra no Pantanal nas últimas décadas, a seca dificilmente teria provocado incêndios como os de 2020. “Se as tendências climáticas e de manejo da terra atuais persistirem, o Pantanal como o conhecemos deixará de existir.”

Redação com Observatorio do Clima

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandra Furtado Fontes, em 16.02.2021 às 15:54

    Quando vejo o comentário de um Bolsonarista - antiambientalista -, que não sabe ler um texto e a realidade que ele está inserido, vejo que de fato estamos a beira do caos. É muita ignorância. É a barbárie... ter que lutar contra outros seres humanos retrógrados para garantir a existência da própria humanidade.

  • por TALITA, em 16.02.2021 às 12:30

    FIM DOS TEMPOS

  • por Servidor Público, em 16.02.2021 às 11:37

    Esses cientistas deixaram de fazer pesquisa científica e passaram a ser os alarmistas do futuro. Dá midia e esconde suas insignificâncias

  • por Joao anderson braga, em 16.02.2021 às 10:55

    E serto que os cientista estao prevendo mas nao fala o que aconteceu com o pantanal na seca de 120 anos nao deve ter acabado pois esta ai ate hoje e o episodio de 50 anos tambem foi igual o de 120 anos porem ai entro os cientista e ambientalista etc.ele acharao que estava tudo errado e mudou o pantanal nos ultimos 50 anos olha o que deu com a fauna e flora agora vem denovo vai acabar o pantanal.a 120 anos atraz ja existe fazendas e no pantanal assim tem nas estoria faz.descalvado.faz.barranco vermelho fora outraz e outra sesmarias que vem do tempo dos reinados emfim quero colocar a todos que o pantanal vivel e vive muito bem cada dia mais lindo e os pantaneiro viao avizando essa tragédia so nao pensava que seria dessa proporção que aconteçeu.fica o meu esclarecimento do meu ponto de ver

 
Sitevip Internet