Notícias / Mato Grosso

14/02/2021 - 11:44

Dono de peixaria quer proibir a pesca do pacu e da piraputanga

Por Mídia News

Mídia News

 (Crédito: Mídia News)
O empresário Lélis Fonseca, dono da Lélis Peixaria em Cuiabá, defendeu modificações nas normas estabelecidas na pesca em Mato Grosso.
 
Uma delas é a flexibilização do período da Piracema, que vai de outubro ao fim de janeiro.
 
“Hoje está muito engessado. Todo ano começa em tal época e termina em tal época. Esse ano as águas mudaram um pouco, chegaram mais tarde. Com isso, a desova do peixe veio mais tarde. Agora, esses peixes que estão sendo capturados, a maioria está com ovas”, disse em entrevista à Rádio CBN Cuiabá.
 
A segunda alteração proposta é a respeito da pesca do Dourado, que, junto com a espécie Piraíba estão proibidas de serem capturadas e comercializadas desde 2012.
 
“O Dourado é um peixe extremamente predador. Quando ele bate em um cardume de ‘pêra’ [piraputanga], que é um peixe muito sensível, ele já boia. Eles deveriam proibir a pesca de outros peixes como pacu e da piraputanga. Vamos proibir peixes que estão beirando a extinção, como a ‘pêra’”, sugeriu.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por INDIGNADO, em 17.02.2021 às 09:16

    O que deveria era se criar uma Lei para que os donos de peixarias, restaurantes e qualquer comércio que vendem peixes fossem obrigados a soltar uma certa quantia de alevinos de todas a espécies, assim aumentaria a população dos peixes. Esses empresários são os grandes incentivadores da pesca predatória pois compram os peixes de redeiros pra abastecer seu comércio. A fiscalização tem que bater duro em cima desse povo e meter multas pesadas nos pescadores e em quem compra os peixes.

  • por Leonardo Silva, em 14.02.2021 às 21:19

    Porque que vcs empresários do setor de restaurantes e Turismo, ao invés de ficar falando em proibir a pesca de espécies de peixes, nao fazem o repovoamento nos rios? Vcs só sabem sugar, os peixes praticamente acabaram, não tem mais, e vcs tem culpa por isso também.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 14.02.2021 às 12:19

    Nao houve desova dos peixes, principalmente no Rio Paraguai, nao devriam abrir a pesca deviram ficar trancada por mais tempo. Um absurdo isso.

 
Sitevip Internet