Notícias / Economia

11/02/2021 - 11:05

Cáceres tem aumento exponencial e chega aos 65,1% de usuários de internet fibra óptica

Aumento foi maior no ano da pandemia, isolamento social fez a internet um dos serviços essenciais do cidadão

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O ano de 2020 começou com um vírus que acabou mudando a dinâmica de trabalho e de vida de diversas pessoas. Com a necessidade do distanciamento social entre todos, a opção utilizada pelas empresas e universidades foi mudar as atividades para as plataformas digitais, aumentando a necessidade de internet nas casas de Cáceres.
 
Um estudo feito pela Selectra analisa o crescimento e a evolução das modalidades de internet no município. O dado que mais chama atenção e que comprova a maior necessidade pelo uso de um serviço de qualidade, é o aumento do uso de internet fibra óptica. Em 2017, o município continha apenas 2,3% de instalações nas casas. No ano passado, esse número chegou aos 65,1% dentro da cidade, demonstrando a atualização no setor e a modernização chegando no município.
 
Outra análise importante é a decadência do uso de internet por cabos metálicos na cidade. Por que ocorreu esse fenômeno? Muitos fornecedores de internet não dão ao cliente final o que realmente foi contratado, sendo assim, muitas pessoas estão fugindo desse serviço. Para saber isso, é importante sempre fazer um teste de velocidade para assegurar qual a real velocidade contratada.
 
Por fim, as duas modalidades com menores contratações no município são por satélite e por rádio. As duas são de muita qualidade, no entanto, se necessita de um investimento alto no setor, fato que dificulta a entrada de novas empresas na cidade.
 
Forma de uso de internet em Cáceres
Modalidade 2020 2019 2018 2017
Fibra Óptica 65,1% 34,3% 2,5% 2,3%
Cabos Metálicos 30,7% 59,7% 91,7% 93,4%
Satélite 4,0% 5,8% 5,6% 4,0%
Rádio 0,2% 0,2% 0,2% 0,2%
 
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte: Anatel
 

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquim pé de pano, em 12.02.2021 às 08:48

    Nild na verdade precisa vir mais empresas para concorrer mesmo pois o preço da empresa maior da cidade é caro , pq o investimento para fibrar a cidade inteira é alto demais e eles fizeram do próprio bolso. Mais as grades empresas não tem interesse aqui infelizmente. A oi está falida

  • por DIEGO HENRIQUE, em 12.02.2021 às 07:32

    Falta só concorrência, por que essa que se diz a MAIOR da região em quesito "estabilidade" tá pior que a Oi... e com preço de internet do JAPÃO.

  • por nild, em 11.02.2021 às 17:02

    EITA NOTICIA TOSCA, A QUESTÃO NÃO É 100% FIBRA, A QUESTÃO E QUANTAS EMPRESAS ESTÃO FORNECENDO ESTE TIPO DE SERVIÇO, POIS MONOPÓLIO É CRIME!!!!!!

  • por pe de pano, em 11.02.2021 às 16:54

    Nenhuma empresa do brasil assegura a real velocidade contratada pode medir a da Seeg Fibras, Oi, GVT, Net e mostrar! A população é enganada, por isso que precisa prestar bastante atenção antes de assinar o contrato. Caso nele conste que a entrega é garantida o consumidor pode entrar judicialmente cobrando.

 
Sitevip Internet