Notícias / Cultura

02/02/2021 - 08:18

Cáceres será tema de exposição e livro digital

Por Ana Lucialdo

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O patrimônio histórico e cultural de um povo é formado pelo conjunto de monumentos, saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade de um povo.
 
Projeto intitulado Herança - histórias de Mato Grosso vai enaltecer o patrimônio material e imaterial da cidade de Cáceres em formato de exposição fotográfica e criação de um livro digital.

O patrimônio histórico e cultural de um povo é formado pelo conjunto de monumentos, saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade de um povo. Eles podem ser de natureza material ou imaterial.
A equipe do projeto contemplado no edital Aldir Blanc, do MT Nascentes – Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SecelMT) iniciou os trabalhos de pesquisa e reconhecimento da cidade, que fica a 291 km da capital.
As fotografias serão produzidas por Elisana Sartori e os textos por Mylena Petrucelli. Para auxiliar na elaboração do livro o projeto contará com a consultoria do professor doutor Marcos Amaral Mendes, historiador especialista em patrimônio histórico cultural.
 
Reprodução
elisana3.jpg

Para a proponente do projeto, a fotógrafa Elisana Sartori, a cidade de Cáceres releva uma história encantadora devido a riqueza histórica da cidade na formação de Mato Grosso.

“Este projeto vai mostrar muita história e uma grande quantidade e diversidade de patrimônios históricos e culturais, materiais e imateriais de Cáceres. O conjunto urbanístico e paisagístico da cidade, tombado pelo IPHAN em 2010, é riquíssimo e o Herança vai retratar e salvaguardar esse tesouro mato-grossense”, relatou Sartori.

O livro mostrará a riqueza cultural da cidade em textos e fotos e a exposição terá 15 (quinze) fotografias, ambos, com lançamento previsto para início de abril, em Cáceres. A produção e construção dos trabalhos serão mostrados nas redes sociais do projeto@herancamt.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet