Notícias / Cidade

26/01/2021 - 09:16 | Atualizado em 26/01/2021 - 09:22

Pacus ficam sem tucum por conta das queimadas no Pantanal

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Pescadores amadores e profissionais que forem para o rio Paraguai, em Cáceres, a partir desta segunda-feira, 1, para pescar, especialmente o pacu, vão testemunha um cenário incomum causado pelas queimadas do Pantanal.
 
Será raro encontrar Tucum, um coco nativo, alimento preferido do Pacu e muito usado para sua captura nas chamadas pescas de batida.
 
O biólogo Claumir Muniz, professor da Unemat e consultor do Projeto Bichos do Pantanal, que pesquisa o ambiente pantaneiro desde 2004, e é um dos maiores especialistas sobre o bioma, especialmente em peixes do Pantanal, afirma que a escassez do Tucum não afetará a pesca porque os pacus, por exemplo, são onívoros, e se alimentam também de peixes, caranguejos, folhas e outros frutos em época de rio cheio.
Sob um dado recentemente divulgado por pesquisadores do Mato Grosso do Sul afirmando que não haverá cheias este ano no Pantanal, o biólogo não discordou.
Ele explicou que nesse momento o rio próximo à Cáceres ainda está na calha, mas que mais abaixo na região da Fazenda Descalvados ele já está vazando para os campos.
Próximo à Cáceres, Claumir acredita que em uma semana, se continuar chovendo, ele já transbordará para as baias e corixos.
 
Hoje, 26, a régua que mede a altura do rio, instalada na Marinha, marcava 2,26 metros.
 
Sobre isso, Claumir afirmou que o nível está abaixo da média, porém normal.
 
Citou que em 2019, neste mesmo dia esteva com 3,56 m, e em 2020, com 2,26 m.
 
‘Não teremos um ciclo perfeito, mas teremos água graças a Deus’, previu.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet