Notícias / Educação

21/01/2021 - 12:21

Unemat lamenta a morte de fundadora da Instituição e decreta luto oficial

Por Lygia Lima

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, lamenta profundamente a morte da professora Miriam Benedita Moreira Menezes, 80 anos, ocorrida na manhã desta quinta-feira (21) em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Ela deixa duas filhas. 

Em razão do falecimento a Unemat decretou luto de três dias e decidiu suspender todas as atividades administrativas e pedagógicas no âmbito da Universidade. 

A morte da professora Miriam deixa um vazio na história da Educação Superior de Mato Grosso. Ela foi uma das pioneiras na implantação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) em 1978 e foi a segunda diretora da instituição a partir de 1980, substituindo Edival dos Reis. Ela foi a primeira mulher a comandar a célula embrionária da Unemat, e está na galeria de ex-reitores.

Miriam atuou na Educação Básica de Mato Grosso e também tinha uma presença marcante em trabalhos humanitários. Visitava enfermos, aplicando Reiki e era uma estudiosa da espiritualidade.



A direção da Unemat e toda a comunidade acadêmica agradece aos serviços e desprendimento da professora Mirim em prol da educação pública e de qualidade. Ela foi uma incansável defensora do ensino público, lutou para que a Unemat se tornasse uma referência em educação e formação de profissionais sérios e comprometidos. “Deixa uma grande lição para todos que lutam por uma educação pública no interior de Mato Grosso e será sempre lembrada pelo seu desprendimento e determinação em defesa da implantação da nossa UNEMAT”, afirmam o reitor Rodrigo Zanin e a vice-reitora Nilce Maria da Silva.

A professora Miriam sentiu um mal estar na última sexta-feira (15/01) e no sábado (16) passou por uma intervenção cirúrgica por conta de uma obstrução intestinal mas não resistiu, vindo a óbito no dia de hoje.  O velório será realizado a partir das 12 horas na Capela Parque dos Ipês e o sepultamento está previsto para às 16 horas no Cemitério São João Batista.

Aos familiares e amigos, externamos nossos votos de pesar e desejamos que o legado da professora Miriam continue a reacender esperanças por uma educação para todos!

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Anna, em 21.01.2021 às 17:24

    D.Miriam sabia dizer *eu te amo* como o coração, sem abrir a boca. Com o olhar doce de que quem vê além da matéria. Uma espiritualidade ímpar. Uma perda INSUBSTITUÍVEL. Um amor incondicional.

  • por Dirceu Luiz da Silva Siqueira, em 21.01.2021 às 14:11

    É uma perda muito grande. Além de ser uma mulher guerreira, inteligente, é minha madrinha de batismo. Madrinha Miriam como eu a chamava era uma pessoa incrível e deixará muitas saudades.

  • por ROSINHA, em 21.01.2021 às 13:48

    DONA MIRIAM, MAS QUE UMA PROFESSORA, ERA UMA LIÇÃO DE VIDA ...PESSOA DE MUITOS PRÉSTIMOS ..CARATER ELIBADO ,ACOLHEDORA ,SEMPRE TINHA UMA PALAVRA AMIGA PARA OS QUE A BUSCAVA ..UMA ALEGRIA CONTAGIANTE,UMA PACIENCIA SEM FRONTEIRAS ...VOU LEVAR SEUS ENSINAMENTOS NA MINHA MENTE E UMA SAUDADE IMENSA NO MEU CORAÇÃO...SUAS SÁBIAS PALAVRAS ME ACOMPANHARA PARA SEMPRE E QUE DEUS LHE RECEBA EM SUA GLÓRIA ..NÃO DIGO ADEUS ..DIGO ATÉ LOGO MINHA AMIGA ...GRATIDÃO POR TUDO QUE ME ENSINOU ..POR TUDO QUE FEZ POR MIM E PELOS MEUS ...GRATIDÃO ETERNA.

 
Sitevip Internet