Notícias / Educação

20/01/2021 - 09:09

Em reunião online, Diretoria e Subseções da Adunemat debatem orçamento da Unemat para 2021

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Muita luta pela frente. Foi assim que a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) começou o ano.

Em reunião virtual promovida na manhã de ontem (18), a Diretoria Executiva junto aos representantes das Subseções da Adunemat debateram o orçamento da Universidade do Estado de Mato Grosso para 2021. Além do orçamento, o ensino remoto emergencial também foi pauta debatida entre os docentes.


Segundo o Sindicato, o orçamento previsto para 2021 é insuficiente para a manutenção das atividades de funcionamento da UNEMAT, mesmo considerando a grande redução de gastos com manutenção e custeio da Universidade em função da pandemia.

Como destacado pela Adunemat em Boletim publicado no último dia 07 de janeiro, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) original estava previsto um orçamento de R$ 420.551.957,00 (Quatrocentos e vinte milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, novecentos e cinquenta e sete mil reais) para a UNEMAT, sendo apenas 1,67 milhões a mais do que o orçamento de 2020.

Além do orçamento, o ensino remoto emergencial na Universidade Estadual também foi debatido pelos docentes durante a reunião. Para o Sindicato dos professores, não há como deixar de debater essa pauta frente aos casos crescentes de contaminação pela Covid-19 em todo o país. 

Após avaliação, ficou encaminhado uma reunião com a Reitoria da Unemat para discutir as possibilidades de efetivação dos semestres de 2021. Além disso, umas das preocupações do Sindicato é a alocação de professores para este ano, sobretudo dos professores interinos que são frequentemente afetados pelos ataques do governo Mauro Mendes.

Durante a reunião, uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria também foi aprovada  para o próximo dia 25 de janeiro, sendo esta em ambiente virtual. A Assembleia terá como ponto de pauta a mobilização da categoria em defesa da vacinação para todos e todas, além da continuidade da campanha que o Sindicato vem fazendo em defesa da vida e da democracia e pelo fim do governo Bolsonaro.

Mesmo com as férias docentes e discentes marcadas para fevereiro de 2021, os professores não irão parar as atividades de mobilização. Ainda segundo o Sindicato, é fundamental dar continuidade às atividades de luta, sobretudo em um momento delicado do desmonte da educação pública em nível nacional e estadual. 

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Manoel Ricardo, em 20.01.2021 às 13:49

    Imagino que essa reunião deva iniciar assim : cumpanhero e cumpanhera ,nois que somus de luta num devemos jamais esquecer dos nossos paradigma em favor dus cumpanheros. Bla ,Bla ,Bla. ....é isso aí. .A nossa luta será sempre em favor do intelectualmente despreparados ,pois eles serão os nossos futuros carregadores de bandeiras. E pra finalizar devemos continuar com os nossos ladrões e deixar os fascistas com seu palhaço Bozo. Fora Bozo. Fora Mendes ! Fora os capitalista. Viva o socialismo do século XXI. Veja oceis a maravilha de Cuba ,Venezuela. ...isso que nois queremos proceis .

  • por Rute Aguilera, em 20.01.2021 às 13:29

    Ficaram um ano recebendo sem ter a obrigação de comparecer no local de trabalho e ainda querem mais. Depois do lularapio livre mas condenado ,Mariele não morreu mais a viúva já arrumou outra e vidas negras importam e dos brancos que se danem-se. O quê falta pra esses povinho pautar. ...

  • por Joaquim Galard, em 20.01.2021 às 13:21

    Ofereça uma educação de qualidade que garanta aos formando da Unemat à passar no concurso e parem de abrir mestrado e doutorado sem nenhum retorno para a instituição que resolve os problemas dos interino.

  • por Servidor Público, em 20.01.2021 às 13:17

    Esses esquerdistas caviar é uma beleza. ...Quando não estão em greve estão lutando pra fazer greve. Ninguém dá um pio sobre os baixos índices avaliativo de Cáceres no IDEB mesmo com a Unemat sendo a formadora de noventa por centos dos profissionais que atua na área educacional da rede Estadual e Municipal.

 
Sitevip Internet