Notícias / Saúde

16/01/2021 - 07:41

Unemat disponibiliza estruturas dos 13 câmpus para Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Por Lygia Lima

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) vai disponibilizar toda a sua estrutura física nos seus 13 câmpus para apoiar a campanha de vacinação contra a Covid -19 que deve começar na próxima semana.

O reitor da Unemat professor Rodrigo Bruno Zanin afirmou que a Unemat tem compromisso com a sociedade de Mato Grosso. “De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, a responsabilidade de estrutura será dos municípios, poir isso a Unemat decidiu que vai disponibilizar toda a estrutura para imunização, sejam salas, freezers, limpeza, e quais outros insumos possíveis”, afirma o reitor.

Hoje (15) diversas instituições de ensino superior do Brasil aderiram à Campanha de vacinação contra a Covid-19,  cedendo suas estruturas físicas, entre elas a Unemat,  conforme matéria produzida pelas instituições.

Veja matéria na íntegra:
Universidades, Centros Universitários, Faculdades e instituições de ensino de todo o país aderem à campanha de vacinação contra a Covid-19

O Ministério da Saúde acaba de ganhar fortes aliados na campanha de vacinação contra a Covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar ainda este mês, terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o país. Universidades federais, omunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população. Essa iniciativa que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível.

“Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS, diz outro trecho do ofício.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom).

Até o momento, mais de 152 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos Gestores de Saúde, e, até o final de semana, poderão ser mais de 200 Instituições de Educação Superior. Elas estão disponibilizando freezers e geladeiras de alta potência, salas equipadas para as equipes do SUS (quando e onde for o caso), além de computadores e veículos para apoiar essa imunização em todos os Estados e no DF.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Éder, em 16.01.2021 às 10:16

    Olha aí, só a Unemat tem esses dispositivos de armazenamento. Antes de falarem mal da instituição, lavem a boca.

 
Sitevip Internet