Notícias / Cidade

03/12/2020 - 09:22

Diretor de pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal é recebido pelo ministro do Turismo em Brasília

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Dezembro de 2020 - Douglas Trent - ecólogo americano, mentor e diretor de pesquisas científicas do Projeto Bichos do Pantanal e primeiro operador de turismo de observação de vida silvestre no Brasil - viajou para Brasília na manhã de terça-feira (1), a convite do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Em reunião com grupo de trabalho formado por uma dezena pessoas de várias instituições do Brasil, Trent colaborou com orientações e ações focadas na ampliação do turismo de observação de vida silvestre, tema em destaque na agenda de reuniões que prosseguem durante o mês de dezembro.
 
Apesar de embrionário no Brasil, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo -segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação - é uma tendência de consumo que atrai cerca de um milhão de viajantes em alta temporada, gerando um faturamento de US﹩ 70 milhões para o país.
 
"O Brasil é o país mais competitivo do mundo na oferta de recursos naturais para a indústria de viagens", diz Trent. Durante a reunião, o ecólogo americano entregou ao ministro Marcelo Álvaro, seu livro pré-lançado que leva o título Ecoturismo Comunitário, como planejar, desenvolver e comerciar o ecoturismo. Na obra, o autor destaca a necessidade de conhecimentos técnicos e visão estratégica para formatar as particularidades do ecoturismo e prosperar neste setor.
 
É neste contexto que o Projeto Bichos do Pantanal - realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental - vem atuando incansavelmente, em virtude do desenvolvimento sustentável do ecoturismo, da preservação de diversas formas da natureza e do papel fundamental da educação ambiental para assegurá-la.
 
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal
 
Projeto Bichos do Pantanal - realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT). O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável.
 
Instituto Sustentar
 
O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
 
Saiba mais em: https://institutosustentar.net/
 
Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org e nas redes sociais:
 
Facebook: https://www.facebook.com/bichosdopantanal/
 
Instagram: https://www.instagram.com/bichosdopantanal/
 
Youtube: https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal
 
Twitter: https://twitter.com/BichosPantanal

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet